Skip to content

Sequelas pulmonares pós-covid podem progredir dois anos após a alta hospitalar

0Comments

Sequelas pulmonares pós-covid podem progredir dois anos após a alta hospitalar

☉ May 01, 2024
0 views
Spread the love

Covid -19

1 de maio de 2024

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o fim da emergência sanitária da covid-19, mas muitos pacientes ainda convivem com as consequências pulmonares da doença. É o que aponta o artigo Sequelas Respiratórias Pós-Covid-19 Dois Anos Após Hospitalização: Um Estudo Ambidirecional, publicado na renomada revista científica The Lancet Regional Health Americas.

O conteúdo é baseado na pesquisa coordenada pelo professor Carlos Carvalho, titular da disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina (FM) da USP. O estudo, inédito na América do Sul, acompanha pacientes de covid grave que foram internados no HCFMUSP no período da pandemia, com o objetivo de entender os impactos da doença em longo prazo.

Os resultados revelaram que, mesmo após dois anos, mais de 90% dos participantes apresentaram alguma alteração respiratória, muitas delas graves, como sinais de inflamações pulmonares e possíveis progressões para fibrose. Apenas uma pequena porcentagem (2%) teve melhora em comparação com a avaliação de seis a 12 meses, e uma parte significativa (25%) dos pacientes com lesões semelhantes a fibrose experimentou piora nas anormalidades pulmonares.

O levantamento também apontou que o tempo de internação, a ventilação mecânica invasiva e a idade do paciente influenciam o desenvolvimento de lesões pulmonares semelhantes à fibrose em pacientes pós-covid-19.

O professor Carvalho destaca a relevância do estudo para a comunidade científica. “A área do pós-covid é uma incógnita e ainda estamos aprendendo sobre a fase crônica. Este é o trabalho mais robusto sobre o assunto e os resultados vão contribuir para a construção da literatura sobre a doença”, enfatiza.

“Devido à evolução não homogênea dos pacientes crônicos pós-covid-19 é essencial manter o monitoramento de longo prazo da sua saúde pulmonar”, escrevem os autores.

Para o professor, entender as consequências da doença ao longo do tempo é fundamental para prever os possíveis impactos para a saúde pública nos próximos anos.

Fonte
 
 
 

news-wiki
https://news.wiki.br/

Ruanda destaca mais soldados para ajudar Moçambique a combater insurgência em Cabo Delgado

Após comentário de Milei, Espanha fecha embaixada na Argentina

Vigilância em morcegos da Mata Atlântica vai monitorar vírus que podem ameaçar saúde humana

Os subsídios ao parto podem resolver a baixa taxa de natalidade da Coreia do Sul?

Erva-mate: o chá indígena da América do Sul, do Paraguai à Síria

Procurador do TPI solicita mandados de captura para líderes israelitas e do Hamas, incluindo Netanyahu

Tribunal na África do Sul exclui Jacob Zuma das listas eleitorais


Wall