Skip to content

Rótulo de medicamento tem que alertar presença de doping

0Comments

Rótulo de medicamento tem que alertar presença de doping

☉ Jan 12, 2024
0 views
Spread the love

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (12) a lei que obriga laboratórios farmacêuticos a indicarem nos rótulos, bulas e em todo o material de publicidade um aviso que indique quando um medicamento tiver substâncias proibidas pelo Código Mundial Antidopagem. O projeto de lei foi aprovado em dezembro do ano passado pelo Congresso Nacional e, agora, com a lei em vigor, a exigência começa a valer em 180 dias, período necessário para a edição de regulamentação da medida e para que as farmacêuticas possam se adaptar às exigências.

O principal objetivo da nova lei é evitar o chamado doping acidental, quando atletas acabam ingerindo substâncias proibidas de forma inadvertida ao tomarem um medicamento com outra finalidade.

Segundo a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), o doping, ou dopagem, é popularmente conhecido como a utilização de substâncias ou métodos proibidos, capazes de promover alterações físicas ou psíquicas que melhoram artificialmente o desempenho esportivo do atleta.

Entre as substâncias proibidas pelo Código Mundial Antidopagem estão anabolizantes, estimulantes, hormônios e diuréticos. Mas há itens proibidos que aparecem em alguns tipos de remédios com efeito analgésico, usados para diminuir a dor.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Campanha busca mobilizar população contra violência sexual infantil

Nível das águas do Guaíba continuam baixando

MPT recebe denúncias de violações trabalhistas envolvendo enchentes

Disque 100 recebe duas denúncias por hora de estupro de vulneráveis

Rio Grande do Sul tem 82 trechos de estradas liberados

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

Virada Cultural acontece neste final de semana em São Paulo


Saúde