Skip to content

Região espanhola da Catalunha declara emergência de seca

0Comments

Região espanhola da Catalunha declara emergência de seca

☉ Feb 04, 2024
2 views
Spread the love

3 de fevereiro de 2024

 

A populosa região da Catalunha, no nordeste da Espanha, declarou emergência de seca, enquanto as pessoas em Barcelona e arredores lutam com restrições de água devido à seca.

Os reservatórios dos rios Ter e Llobregat, que servem 6 milhões de pessoas no norte da Catalunha, estão com menos de 16% da sua capacidade. Trata-se de um mínimo histórico numa região que registou três anos de temperaturas elevadas e pouca precipitação, um padrão que deverá piorar com as alterações climáticas. Um estudo de 2022 mostrou que a Península Ibérica é a mais seca dos últimos 1.200 anos.

“Estamos a entrar numa nova realidade climática”, disse o presidente regional catalão, Pere Aragonés, ao anunciar a emergência. “É mais do que provável que vejamos mais secas, que serão mais intensas e mais frequentes”.

A emergência da seca afeta principalmente as comunidades da zona rural que já lutam para encontrar água para beber e para o gado. As limitações reduziram o acesso à água para animais de rebanho em 50% e para irrigação de culturas em 80%.

“É revelador que esta seca chegue às manchetes simplesmente porque afeta Barcelona… quando temos aldeias nos Pirenéus que sofreram com a escassez de água e que durante vários meses precisaram de água transportada por caminhão”, disse Dante Maschio, porta-voz da organização sem fins lucrativos Aigua Es Vida.

“Se a seca não for gerida corretamente, pode levar a uma maior desigualdade e tensão entre as cidades e as zonas rurais”, disse Maschio.

A declaração de emergência de seca põe em prática restrições, incluindo limites ao uso diário de água para fins residenciais e municipais, que são suscetíveis de aumentos se a seca persistir. Além disso, os moradores serão proibidos de lavar carros e encher piscinas vazias, com algumas exceções.

Residentes e empresas que não cumprirem as restrições poderão enfrentar multas, segundo as autoridades catalãs em Barcelona.

 

news-wiki
https://news.wiki.br/

Pescadores avistam barco com 20 cadáveres flutuando na costa do Brasil

O prolongado festival Songkran da Tailândia vê milhões de pessoas comemorando

Piratas que desviaram navio proveniente de Moçambique foram capturados

Milhares de pessoas pedem saída imediata das tropas americanas no Níger

Iphan reconhece único sítio do mundo com pegadas de dinossauro em associação com arte rupestre

Israel diz que defesas aéreas bloquearam com sucesso ataques iranianos

Elon Musk e o presidente da Argentina se reúnem e concordam em ‘defender a liberdade’


Wall