Skip to content

Principal central sindical da Argentina convoca greve geral em janeiro

Principal central sindical da Argentina convoca greve geral em janeiro

☉ Dec 29, 2023
2 views
Spread the love

O mais importante grupo sindical da Argentina convocou nesta quinta-feira (28) greve geral para o dia 24 de janeiro, com uma manifestação no Congresso Nacional argentino em repúdio a uma série de medidas promovidas pelo governo do presidente ultraliberal Javier Milei.

A Confederação Geral do Trabalho (CGT), que reúne diversos sindicatos do país sul-americano, divulgou em comunicado um “plano de luta” que inclui também apresentação judicial contra um decreto anunciado na semana passada por Milei e um projeto de lei enviado na quarta-feira ao Congresso para discuti-lo em sessões extraordinárias antes de 31 de janeiro.

A CGT também prevê solicitar reuniões com todos os blocos de deputados e senadores e reuniões com outras confederações trabalhistas para articular mais medidas.

As iniciativas do governo, que no caso do decreto podem ser revogadas pelo Congresso e no caso do projeto de lei devem ser aprovadas por deputados e senadores, incluem a eliminação de regras trabalhistas, a privatização de empresas estatais e a modificação do Código Civil e Comercial.

O projeto de lei apresentado na quarta-feira inclui ainda a declaração da emergência econômica e a delegação de parte dos poderes legislativos ao Executivo até o final de 2025, com a opção de prorrogação por mais dois anos.

O presidente libertário diz que pretende reduzir o Estado e eliminar o déficit fiscal para que a economia volte a crescer, mas milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra as medidas desde que ele as anunciou.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Justiça suspende Operação Verão na orla do Rio de Janeiro

Jerusa Geber brilha nos 200 metros classe T11 para ficar com o ouro

Paris 2024: equipe de judô do Brasil tem sábado com três ouros

Paris 2024: equipe de judô do Brasil tem sábado com três ouros no judô

Ato em SP pede impeachment de Moraes e anistia a 8 de janeiro

Krenak: literatura pode ajudar a propor novas formas de viver na Terra

Em SP, Grito dos Excluídos questiona invisibilidade dos vulneráveis


Internacional