Skip to content

PGR recorre de decisão que anulou condenações de Dirceu

PGR recorre de decisão que anulou condenações de Dirceu

☉ Nov 06, 2024
2 views
Spread the love

A Procuradoria-Geral da República (PGR) recorreu nesta terça-feira (5) da decisão do ministro Gilmar Mendes que anulou as condenações do ex-ministro José Dirceu na Operação Lava Jato. No dia 28 de outubro deste ano, Mendes atendeu ao pedido de anulação feito pela defesa de Dirceu. 

Para os advogados de Dirceu, a Segunda Turma da Corte considerou em 2021 que o ex-juiz Sergio Moro foi parcial ao julgar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e determinou a anulação da sentença envolvendo o caso do triplex do Guarujá. Dessa forma, a defesa do ex-ministro pediu a extensão dos efeitos da decisão. 

Ao defender a suspensão da liminar de Gilmar Mendes, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, disse que as situações jurídicas de ambos os casos são diferentes. “Não houve, tampouco, com relação ao requerente, a lembrada sequência de atos processualmente desvirtuados, que foram praticados pelo magistrado contra o réu do feito apontado como paradigma”, disse Gonet. 

Em 2016, Moro, então responsável pela 13ª Vara Federal em Curitiba e principal juiz que atuou na Lava Jato, condenou Dirceu a 23 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e pertinência à organização criminosa. A condenação tinha sido solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF).

 

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Bota supera o Vasco e amplia a vantagem na liderança do Brasileiro

Botafogo-SP arranca vitória de 1 a 0 sobre o Brusque na Série B

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 140 milhões

Mais de 13 mi usam ferramenta de segurança em contas gov.br

Taxa de juros elevada segura consumidores em inadimplência, diz CNC

Itamaraty nega suspensão de voos de repatriação do Líbano

Calderano vence estreia e vai às oitavas do WTT Champions na Alemanha


Justiça