Skip to content

Os altos preços do arroz em todo o mundo provavelmente continuarão em 2024

0Comments

Os altos preços do arroz em todo o mundo provavelmente continuarão em 2024

☉ Dec 27, 2023
0 views
Spread the love

27 de dezembro de 2023

 

Em 2023, os preços do trigo e dos cereais, como a aveia e o milho, diminuíram entre 20% e 30% à medida que as reservas eram repostas, de acordo com um relatório anual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Mas, de acordo com o relatório da FAO, os preços do arroz permaneceram elevados ao longo do ano devido a um persistente La Niña em Março, seguido por uma anomalia El Niño em Junho e pela Índia impondo restrições ao arroz não-basmati em Julho, devido a uma monção tardia que levantou receios de um déficit de produção.

O controlo das exportações da Índia retirou 9 milhões de toneladas métricas de cereais do mercado internacional e acendeu os preços globais. A Índia é responsável por 40% do abastecimento global de arroz depois de ultrapassar a Tailândia como o maior exportador mundial de arroz em 2011.

Os países mais dependentes do arroz da Índia incluem as Filipinas, a Malásia e o Vietname, no Sudeste Asiático, e a Nigéria, a Costa do Marfim e o Senegal, na África Ocidental.

“O arroz é difícil, porque simplesmente não há muitos outros fornecedores”, disse Joseph Glauber, pesquisador sênior do Instituto Internacional de Pesquisa de Política Alimentar em Washington, à Bloomberg em novembro, acrescentando que a política de controle de exportações da Índia deixa “um grande buraco preencher.”

O Banco Mundial previu: “Os preços do arroz permanecerão elevados em 2024, assumindo que a Índia mantenha as suas restrições à exportação. A perspectiva pressupõe um El Niño moderado a forte.”

O relatório de commodities do banco publicado em 30 de outubro dizia que os preços do arroz atingiram o ponto mais alto no terceiro trimestre de 2023 desde as crises alimentares de 2007-2008 devido ao conflito Hamas-Israel e ao El Niño.

Embora os contrelos da Índia beneficiem os seus próprios consumidores, para os milhares de milhões de outros países da Ásia e de África que dependem de um abastecimento estável de arroz, a continuação dos preços elevados poderá aumentar a insegurança alimentar.

Na Nigéria, o custo do arroz aumentou 61% entre Setembro e Novembro. O Departamento de Agricultura dos EUA previu que o país importaria 2,1 milhões de toneladas métricas de arroz em 2024.

Nas Filipinas, o presidente Ferdinand Marcos Jr. impôs um limite de preço em 5 de setembro, depois que o custo do arroz atingiu o maior nível em 14 anos em setembro. Marcos, que atribuiu a alta dos preços aos “contrabandistas, acumuladores e manipuladores de preços”, retirou o limite em 13 de outubro, à medida que as preocupações com a oferta restrita diminuíam.

 

news-wiki
https://news.wiki.br/

Brasil: pulverização de lavouras vai ganhar aeronave especializada

Europa não está preparada para os riscos climáticos crescentes

A primeira-dama queniana tenta abafar o escândalo dos falsos fertilizantes alegando que as orações são os melhores fertilizantes

Aumento do desemprego atinge duramente os estudantes internacionais do Canadá

Criança italiana nascida no Reino Unido com doença grave é transferida para a Itália

Criança italiana nascida no Reino Unido com doença grave é tranferida para a Itália

Uruguai inicia campanha de vacinação contra gripe


Wall