Skip to content

O derretimento das geleiras e a secagem do Mar de Aral destacam os problemas hídricos da Ásia Central

0Comments

O derretimento das geleiras e a secagem do Mar de Aral destacam os problemas hídricos da Ásia Central

☉ Apr 07, 2024
0 views
Spread the love

Mar de Aral, em 1989 e 2014

7 de abril de 2024

 

As alterações climáticas e a escassez de água são duras realidades que a Ásia Central enfrenta. Os glaciares no leste, nas montanhas do Quirguistão e do Tajiquistão, estão a derreter rapidamente, enquanto no oeste, no Uzbequistão e no Cazaquistão, o Mar de Aral se transformou num deserto.

De acordo com o Banco Mundial, quase um terço dos 80 milhões de pessoas da região não têm acesso a água potável, realçando a necessidade urgente de modernizar infra-estruturas obsoletas. O Afeganistão está a construir um canal que poderá agravar a crise.

No verão e outono passado, no Uzbequistão e no Tajiquistão, as pessoas que vivem ao longo dos rios Syr Darya e Amu Darya descreveram à VOA condições climáticas extremas – secas e inundações que representam perigos existenciais.

“É tudo uma questão de água, a nossa preocupação constante”, disse Ganikhan Salimov, um produtor de algodão na região de Ferghana, no Uzbequistão, na fronteira com o Quirguistão e o Tajiquistão.

“Esta água não é apenas para nós, mas uma fonte de vida para toda a região”, disse ele, apontando para um canal lamacento perto das suas plantações.

Navio abandonado perto de Aral, Cazaquistão

Os rios Amu Darya e Syr Darya encolheram um terço em pouco mais de 70 anos. O Mar de Aral, outrora um vasto mar interior, diminuiu 90% desde a década de 1960, como apontado num relatório recente da ONU. O extremo norte do mar, na fronteira com o Cazaquistão, é mais vibrante, mas a vida tornou-se quase impossível em todas as suas margens.

As autoridades insistem que estão a trabalhar com instituições internacionais para revitalizar o ecossistema local, mas a VOA ouviu principalmente histórias de desilusão por parte dos residentes.

Num fórum recente no Wilson Center, em Washington, responsáveis ​​dos EUA e diplomatas da Ásia Central destacaram a crescente procura de água e o agravamento das condições ambientais.

O embaixador do Tajiquistão, Farrukh Hamralizoda, disse que “mais de 1.000 dos 30.000 glaciares” no seu país já derreteram.

“Todos os anos, sofremos inundações, deslizamentos de terra, avalanches e outros desastres naturais relacionados com a água”, disse Hamralizoda, acrescentando que o seu país montanhoso gera 98% da sua electricidade a partir de energia hidroeléctrica.

O embaixador do Quirguistão, Baktybek Amanbaev, disse que os glaciares também têm desaparecido no seu país igualmente montanhoso, que, segundo ele, alberga 30% da água potável das cinco antigas repúblicas soviéticas que compõem a Ásia Central.

“Precisamos de uma gestão eficaz da água para podermos estimar as reservas e fluxos de água”, disse Amanbaev.

Fonte
 

news-wiki
https://news.wiki.br/

Promotores alemães: mortes por esfaqueamento de soldados ucranianos podem ser políticas

Brasil: pulverização de lavouras vai ganhar aeronave especializada

Europa não está preparada para os riscos climáticos crescentes

A primeira-dama queniana tenta abafar o escândalo dos falsos fertilizantes alegando que as orações são os melhores fertilizantes

Aumento do desemprego atinge duramente os estudantes internacionais do Canadá

Criança italiana nascida no Reino Unido com doença grave é transferida para a Itália

Criança italiana nascida no Reino Unido com doença grave é tranferida para a Itália


Wall