Novos membros da NATO realizam exercícios nórdicos massivos
☉ Mar 10, 2024
5 viewsPal Jonson
10 de março de 2024
Poucas horas depois de aderirem oficialmente à aliança, esta semana, os militares suecos juntaram-se ao outro mais recente membro da NATO, a Finlândia, na componente nórdica dos maiores exercícios do grupo desde o fim da Guerra Fria.
Chamados de Resposta Nórdica, os exercícios começaram quinta-feira na Finlândia e na Noruega e incluíram 20 mil participantes de 13 países.
O ministro da Defesa sueco, Pal Jonson – numa publicação na plataforma de redes sociais X, antigo Twitter – disse que a Suécia contribuiu com cerca de 4.500 homens.
Jonson disse que eles se juntaram ao pessoal finlandês e norueguês durante três dias de exercícios de guerra de alta intensidade num clima subártico.
“É importante poder contribuir com esta capacidade especial sueco-norueguesa-finlandesa para a NATO”, disse Jonson no seu post.
Falando no sábado em Troms, na Noruega, ao lado de seus homólogos da Finlândia, Antti Häkkänen, e da Noruega, Bjørn Arild Gram, Jonson disse que as unidades nórdicas mostraram que podem trabalhar juntas num ambiente desafiador. “Juntos, tornamos o norte da Europa mais seguro e o atual flanco norte da NATO é mais completo.”
A Resposta Nórdica faz parte da série de exercícios Steadfast Defender da NATO, que inclui aproximadamente 90.000 efetivos de países aliados.
Os exercícios começaram em Janeiro e continuam até Maio, abrangendo todas as partes da Europa.
Tanto a Finlândia como a Suécia candidataram-se à adesão à NATO em 2022, não muito depois da invasão da Ucrânia pela Rússia. Ambos abandonaram a neutralidade militar de longa data que foi uma marca registrada da política externa dos estados nórdicos na Guerra Fria.
A adesão da Finlândia foi aprovada no ano passado, mas a da Suécia foi retardada por objecções dos membros Turquia e Hungria e só foi finalizada esta semana. Ambos os países acrescentam forças militares significativas à aliança e a fronteira de 1.336 km (cerca de 830,15 milhas) da Finlândia com a Rússia é agora a mais longa de qualquer aliado da NATO.
https://news.wiki.br/