Skip to content

Luft Healthcare transforma uniformes em cobertores

0Comments

Luft Healthcare transforma uniformes em cobertores

☉ Aug 07, 2023
2 views
Spread the love

Fruto de parceria com a Retalhar, empresa especializada na reciclagem de tecidos, os cobertores populares produzidos a partir de uniformes usados na Luft Healthcare chegam a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social

A Luft Logistics, por meio da Luft Healthcare, operadora logística especializada na área da Saúde, dá novos passos em seu programa de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança). Com o apoio da Retalhar, especializada na reciclagem de tecidos, a empresa está transformando uniformes usados dos colaboradores em cobertores e os entregando a diferentes instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Desde março, já foram encaminhados 258 kg de uniformes profissionais em desuso, gerando a confecção de 200 cobertores populares.

“Em julho, parte dos cobertores foi destinada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura de Itapevi (SP) e a outra parte foi entregue à instituição SOS Brasil Melhor, localizada em Carapicuíba (SP). Com isso, esperamos ajudar as pessoas que precisam a se aquecer neste inverno”, declara Angélica Nogueira, Diretora de Serviços da Luft Healthcare.

Reciclagem e reaproveitamento

A reciclagem de têxteis inclui diversas etapas, como descaracterização, desmontagem de peças e refibragem. Trata-se de um processo que traz impactos positivos para o meio ambiente, ao dar uma nova utilidade a resíduos que seriam anteriormente descartados. 

Certificação e geração de empregos 

A confecção dos cobertores é certificada pela Retalhar em três aspectos: quanto ao volume que deixou de ser destinado ao aterro, quanto à segurança na descaracterização das peças e quanto à mão de obra utilizada. O documento atesta que os uniformes descartados pela Luft Healthcare deixaram de ocupar 1,93 m3 de aterro, e que passaram pela manufatura reversa e posterior reciclagem ou reaproveitamento, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305 de 2010), inclusive na destinação final ambientalmente adequada da fração considerada como rejeito ao final do processo. Ele também garante que todas as peças foram inutilizadas. 

Além disso, a certificação confirma que as 200 unidades de cobertores populares foram confeccionadas e que parte dos recursos gerados com este serviço foram alocados na geração de empregos para comunidades de baixa renda, já que a Retalhar, que é certificada como uma Empresa B, tem o propósito e o compromisso de adotar as melhores práticas ambientais e também sociais, o que inclui a promoção de mão de obra inclusiva.   

“Os uniformes são resíduos têxteis, fruto de uma indústria altamente poluente, e que levam muito tempo para se degradar, ocupando grandes volumes nos aterros. A sociedade é positivamente impactada por meio desta ação, pois os cobertores produzidos são doados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o trabalho de manufatura reversa dos uniformes gera emprego para comunidades de baixa renda por meio de suas atividades”, afirma Lucas Corvacho, da Retalhar.

A Luft Healthcare atende mais de 100 clientes do setor de saúde, operando mais de 200 mil posições de paletes e prestando serviços para toda a cadeia integrada. De sua expedição, saem anualmente milhões de medicamentos, vacinas, produtos para saúde e bem-estar pessoal, além de matérias-primas e outros insumos do processo produtivo. Com matriz em Itapevi (SP) e filiais no Rio de Janeiro (RJ) e Itajaí (SC), a operadora soma 180 mil m2 de área total e mais de 100 mil m2 de área construída. A empresa mantém cross docking em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES).

Sobre a Retalhar – A Retalhar é uma empresa localizada em Barueri, que atua no mercado há 9 anos viabilizando a gestão responsável, inovadora e inclusiva de resíduos têxteis, reduzindo desperdícios e reinserindo-os na indústria para promover a economia circular. A empresa já desviou mais de 350.000 quilos de resíduos dos aterros por meio de parceria com mais de 100 clientes empresariais. Mais informações podem ser encontradas no Site, Instagram e LinkedIn.

Sobre a Luft Logistics – Desde sua fundação, em 1975, a Luft Logistics implementa soluções para problemas logísticos. A visão integrada da Logística enquanto parte do sistema de supply ou vendas dos seus Clientes sempre foi um forte diferencial da Companhia, que investe continuamente em tecnologias que integram os ecossistemas das companhias atendidas com o mercado. Essa integração de toda a cadeia é fundamental para a digitalização e saltos de crescimento, vendas, competitividade aos Clientes. Hoje, os serviços da Luft vão muito além da Logística. Eles também incluem sistemas, operações de full service e de fullcommerce, em modelos operacionais que a destacam como parceira por excelência na expansão dos negócios. Mais informações podem ser encontradas no Site, Instagram e LinkedIn.

Avatar
https://agcomunicado.com.br

@agcomunicado joined zipcms.com

Alta no e-commerce nos próximos anos traz oportunidades para novos lojistas

Transporte de produtos para a Saúde: o desafio da cadeia fria – Agência Comunicado

A Liga Digital leva aulas gratuitas de Marketing Digital e E-commerce à Heliópolis

Brasil tem previsão de destaque no social commerce em 2024

A Liga Digital oferece 50 bolsas de estudo gratuitas para jovens na Brasilândia, em São Paulo

Como melhorar a Última Milha diante dos desafios e oportunidades?


Saúde