López Obrador ataca YouTube após alteração em vídeo com críticas ao New York Times
☉ Feb 27, 2024
10 views27 de fevereiro de 2024
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, criticou o YouTube depois de a plataforma ter editado um vídeo da sua conferência de imprensa onde revelou o número de telefone de um correspondente do New York Times.
A plataforma retirou o vídeo da página do presidente, alegando que violava suas políticas de assédio, antes de republicar uma versão editada sem os dados do jornalista.
López Obrador acusou a plataforma de censura e disse que a medida era “arrogante e autoritária”.
Na quinta-feira, o presidente mexicano leu em voz alta uma carta de jornalistas do New York Times pedindo comentários sobre uma matéria que estavam preparando sobre uma investigação arquivada do governo dos EUA sobre alegações de que seus aliados se reuniram com cartéis de drogas.
López Obrador leu então o número de telefone do chefe do jornal no México. No mesmo dia, o órgão de proteção de dados do México, INAI, iniciou uma investigação sobre o caso.
“Devido à censura, o YouTube baixou o vídeo da coletiva de imprensa de quinta-feira, 22 de fevereiro, porque, segundo eles, viola os padrões da comunidade”, disse López Obrador em mensagem postada na plataforma. “Eles estão em completo declínio. A Estátua da Liberdade tornou-se um símbolo vazio”, acrescentou.
O New York Times emitiu um comunicado após a coletiva de imprensa acusando o governo de usar uma “tática perturbadora e inaceitável”.
https://news.wiki.br/