Skip to content

FMI e Argentina chegam acordo de dívida de 44 bilhões de dólares

0Comments

FMI e Argentina chegam acordo de dívida de 44 bilhões de dólares

☉ Jan 11, 2024
0 views
Spread the love

11 de janeiro de 2024

 

A Argentina e o Fundo Monetário Internacional (FMI) chegaram a um acordo para o refinanciamento do empréstimo de 44 bilhões de dólares concedido em 2018 e que havia sido suspenso devido ao incumprimento do país sul-americano.

No futuro imediato, isto poderá desbloquear um desembolso de cerca de 4,7 bilhões de dólares, afirmou a agência num comunicado.

“Foram alcançados entendimentos sobre um conjunto reforçado de políticas para restaurar a estabilidade macroeconômica e colocar o atual programa de volta nos trilhos”, disse o FMI na quarta-feira.

A Argentina, lutando com a inflação caminhando para 200% e com reservas cambiais líquidas negativas, precisou renovar seu acordo com o FMI depois que o governo não conseguiu cumprir vários objetivos econômicos contemplados no acordo.

“O programa desviou-se seriamente”, afirmou o FMI no comunicado. “As metas do défice fiscal primário para o final de setembro não foram cumpridas (…) e os dados preliminares sugerem que as metas para o final do ano não foram cumpridas por uma margem ainda maior”.

“Os objetivos de reservas internacionais líquidas também não foram cumpridos, com desvios do objetivo de final de ano de cerca de 15 bilhões de dólares antes do início da nova administração [de Javier Milei]”, acrescentou a organização.

 

news-wiki
https://news.wiki.br/

“Garanto uma alternância pacífica”: Edmundo González, candidato da oposição venezuelana em seu primeiro discurso público

Milei visita Espanha para encontros com empresários e evento Vox

Gaza: 800 mil pessoas fogem de Rafah

Ossufo Momade reeleito presidente da Renamo

PFAS “ubíquo” na água, atmosfera na bacia dos Grandes Lagos

Ajuda humanitária chega a Gaza através do cais flutuante recém-montado

Fortes chuvas causam estragos na Argentina


Wall