Eleições de Taiwan: Lai Ching-te do Partido Democrático Progressista vence
☉ Jan 13, 2024
2 views13 de janeiro de 2024
Nas eleições presidenciais de Taiwan realizadas no dia 13, o candidato do Partido Democrático Progressista, no poder, Lai Ching-te, venceu.
De acordo com a Comissão Eleitoral Nacional de Taiwan, com a contagem dos votos concluída por volta das 22h00 do dia 13, o candidato Lai venceu com 40,5% dos votos, batendo o candidato Hou Yu-ih do Partido Kuomintang, por cerca de 6,5% pontos.
“Como presidente, tenho uma importante responsabilidade de manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”, disse o presidente eleito, Lai, numa conferência de imprensa no seu campo eleitoral em Taipei.
Antes disso, o candidato do Kuomintang, Hou, apareceu diante dos apoiadores e reconheceu oficialmente a derrota enquanto cerca de 94% dos votos haviam sido contados.
Como resultado, o Partido Democrático Progressista fez história ao estar no poder durante 12 anos consecutivos pela primeira vez em 38 anos desde a sua fundação.
O Partido Democrático Progressista, orientado para a independência, obteve uma vitória esmagadora sobre o então governante Kuomintang nas eleições de 2016.
A presidente Tsai Ing-wen, a primeira mulher presidente na história de Taiwan, foi reeleita para um mandato de quatro anos nas eleições de 2020.
Durante o mandato de oito anos de Tsai, as relações entre Taiwan e a China transformaram-se em conflitos e as tensões militares aumentaram no Estreito de Taiwan. Por outro lado, Taiwan e os Estados Unidos desenvolveram relações mais estreitas.
Assim, estas eleições presidenciais de Taiwan, que foram realizadas como as primeiras eleições do mundo em 2024, atraíram a atenção da comunidade internacional.
O governo chinês minimizou os resultados das eleições presidenciais de Taiwan, dizendo que não representam a opinião pública dominante em Taiwan.
O Conselho de Estado da China enfatizou: “Nossa posição sobre a resolução da questão de Taiwan e a realização da unificação não mudou, e nossa determinação é firme”.
https://news.wiki.br/