Skip to content

Ciclone Belal deixa ilhas Reunião e Maurício em alerta

0Comments

Ciclone Belal deixa ilhas Reunião e Maurício em alerta

☉ Jan 14, 2024
0 views
Spread the love

14 de janeiro de 2023

 

Belal em 13 de janeiro

O ciclone tropical Belal (fenômeno conhecido como furacão nos Estados Unidos e tufão na Ásia quando os ventos sustentados passam de 120 km/h) está deixando as ilhas Reunião e Maurício em alerta, enquanto se aproxima pelo noroeste. Este é o segundo ciclone da temporada de ciclones no Índico Sudoeste de 2023-2024 a chegar ao sudeste da África este ano, após Álvaro se formar no Canal de Moçambique e rumar para leste, atingindo Madagascar em 1º de janeiro passado como uma tempestade tropical.

O sistema deve passar entre as duas ilhas nas próximas 24-48 horas com ventos sustentados que podem chegar a 200 km/h e rajadas de cerca de cerca de 250. Os ventos equivalem a um furacão de categoria 3, mas devem alcançar a costa dos dois países com intensidade bem menor, com rajadas de 90-110 km/h.

Além de ventos fortes, como é comum com estes sistemas, também haverá agitação marítima e chuvas fortes. “Os acumulados serão muito significativos, pelo menos 100 a 200 mm em 24 horas nas zonas baixas e até 500 a 1000 mm em 24 horas nas zonas altas”, avisa o Meteo France Reunião.

Alerta máximo em Reunião

“Devemos preparar-nos seriamente para a possibilidade de o ciclone passar o mais próximo possível e o alerta vermelho ser acionado”, anunciou o prefeito de Reunião. Não está totalmente descartado que o sistema toque terra no norte-nordeste do pequeno território francês.

Por ora um alerta laranja está em vigor. Segundo este aviso, é necessário preparar a casa, protegendo janelas e guardando objetos que possam voar com o vento. Também é necessário fazer um estoque de comida e água e carregar baterias para caso de falta de energia, além de preparar o cômodo mais seguro da casa. As pessoas estão sendo incentivadas a ficar em casa. “A partir deste fim de semana o tempo irá piorar, assim evite sair se as condições climáticas piorarem”, diz o comunicado, ainda enfatizando que “o nível de alerta vermelho ‘ficar confinado’ será acionado consoante a evolução da situação”.

Um ciclone tropical de categoria 3, 4 ou 5 é considerado um superciclone (superfuracão).

 
 
 

news-wiki
https://news.wiki.br/

Biden apela à rápida aprovação da ajuda à Ucrânia e Israel pelo Congresso

Argentina compra 24 caças F-16 “modernizados” da Dinamarca

Gallup: A confiança nas instituições dos EUA continua a diminuir

Artigo em destaque: mulheres cambojanas enfrentam julgamento social e depressão após o divórcio

Fortes chuvas e inundações matam mais de 100 pessoas no Paquistão e no Afeganistão

Tinubu da Nigéria diz que país não pagará mais resgate a gangues armadas

Escritora presa no Vietnã será homenageada com prêmio internacional


Wall