Skip to content

Chile se despede de Sebastián Piñera após velório massivo

0Comments

Chile se despede de Sebastián Piñera após velório massivo

☉ Feb 10, 2024
0 views
Spread the love

10 de fevereiro de 2024

 

Na sexta-feira, o Chile deu sua última despedida ao ex-presidente Sebastián Piñera no terceiro dia de luto nacional, no qual ocorreu uma missa e um funeral de Estado repleto de homenagens institucionais, familiares e populares.

O caixão chegou com todas as honras à catedral de Santiago depois que o mundo político o homenageou no antigo Congresso Nacional com um discurso encabeçada pelo presidente Gabriel Boric e discursos de representantes dos três poderes do Estado.

“Ele foi o protagonista da nossa transição para a democracia e também da sua consolidação”, disse Boric. “Ele abriu caminho para uma direita moderna, democrática, liberal, aberta ao diálogo”.

O Chile se despede “de um dos seus mais destacados protagonistas. A construção coletiva do nosso presente não seria o que conhecemos sem a sua destacada participação”, declarou a ex-presidente do país, Michele Bachelet.

“Ele foi um democrata exemplar”, disse o ex-presidente Eduardo Frei, um dos presentes na homenagem, que também fez um discurso.

Os presentes aplaudiram a presença da família e sua menção durante os discursos, bem como a chegada de Boric, cuja gestão do funeral foi elogiada por todo o espectro político chileno.

O ex-presidente chileno Sebastián Piñera morreu esta semana aos 74 anos num acidente de avião no sul do país, e na sexta-feira recebeu as honras de um funeral de Estado após dois dias de vigília no centro da capital, onde milhares de pessoas pessoas chegaram para homenagear o líder conservador.

Milhares de chilenos passaram pelo antigo Congresso na tarde de quarta e quinta-feira, às vezes enfrentando dias muito quentes e esperando até quatro horas para prestar homenagem ao ex-presidente.

Do Congresso, o caixão foi transferido para a vizinha Catedral de Santiago, onde foi celebrada uma missa com a participação de autoridades, ex-presidentes e pessoas vindas do exterior para esta ocasião.

Posteriormente, o caixão passou pelo palácio presidencial La Moneda. De lá, agora os restos mortais seguirão para o Parque Memorial para um sepultamento íntimo do ex-presidente com seu pai, segundo divulgou a imprensa chilena.

Notícia relacionada
“Ex-presidente do Chile Sebastián Piñera morre em acidente de helicóptero”, Wikinotícias, 7 de fevereiro de 2024.
 

news-wiki
https://news.wiki.br/

A primeira-dama queniana tenta abafar o escândalo dos falsos fertilizantes alegando que as orações são os melhores fertilizantes

Aumento do desemprego atinge duramente os estudantes internacionais do Canadá

Criança italiana nascida no Reino Unido com doença grave é transferida para a Itália

Criança italiana nascida no Reino Unido com doença grave é tranferida para a Itália

Uruguai inicia campanha de vacinação contra gripe

Uruguai inica campanha de vacinação contra gripe

Brasil: No Dia da Trabalhadora Doméstica, Ipea promove pesquisa para conhecer melhor quem realiza esse serviço


Wall