Skip to content

Brasil condena ato de Israel que considerou Guterres persona non grata

Brasil condena ato de Israel que considerou Guterres persona non grata

☉ Oct 03, 2024
0 views
Spread the love

O governo brasileiro lamentou e condenou a decisão do governo de Israel, de declarar o secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, como persona non grata.

Segundo nota divulgada nesta quinta-feira (4) pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro, o ato “prejudica fortemente os esforços da Organização das Nações Unidas em favor de um cessar-fogo imediato no Oriente Médio, da libertação imediata e incondicional de todos os reféns e de um processo que permita a concretização da solução de dois Estados, com um Estado da Palestina independente e viável convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança”.

Ontem (2), o ministro israelense dos Negócios Estrangeiros, Israel Katz, anunciou que, além de persona non grata, Guterres não pode entrar em Israel. Segundo Katz, o secretário-geral da ONU será lembrado “como uma mancha na história da ONU”.

“O ataque do governo de Israel a uma organização que foi constituída para salvar a humanidade do flagelo e atrocidades da II Guerra Mundial e para proteger os direitos humanos fundamentais e a dignidade da pessoa humana não contribui para a paz e o bem-estar das populações israelense e palestina e afasta a região de uma solução pacífica”, diz a nota do Itamaraty.

“O Brasil reafirma a importância das Nações Unidas, notadamente de sua Assembleia Geral e de seu Conselho de Segurança, nos esforços pelo cessar-fogo e por uma solução de dois Estados”, conclui a publicação.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Eleições 2024: TSE aprova tropas federais para novos municípios

Incêndio no Copan assusta moradores e atinge dois andares do prédio

Dino diz que Congresso não enviou ao STF todos documentos sobre emenda

Primeiro voo de repatriação deve trazer 220 brasileiros de Beirute

Pesquisa mostra capitais na contramão de meta para redução de emissões

Flamengo recebe posse de terreno para novo estádio

Presidente do TSE conclama eleitores a comparecem às urnas


Internacional