Skip to content

Banco central do Zimbabué afirma ter ativos no valor de 2,5 toneladas de ouro

0Comments

Banco central do Zimbabué afirma ter ativos no valor de 2,5 toneladas de ouro

☉ Apr 06, 2024
0 views
Spread the love

5 de abril de 2024

 

Na véspera do lançamento de uma nova moeda, o banco central do Zimbabué anunciou na quinta-feira que possui o equivalente a 2,5 toneladas de reservas de ouro.

Falando em Harare depois de ver os ativos do Banco Central do Zimbabué, John Mushayavanhu, o governador do novo banco, disse ao Presidente Emmerson Mnangagwa que o balanço do banco era saudável, com reservas de ouro e outros minerais no valor de US$ 175 milhões.

“Assumi o controle do banco central”, disse Mushayavanhu, “e uma das coisas que tive de fazer ao assumir foi verificar os ativos que o banco central detém. E esta manhã mostrei a [Mnangagwa] o ouro que está nos cofres, e posso confirmar que temos nos cofres do banco central 1,1 toneladas de ouro”.

“Também temos outros minerais — diamantes e assim por diante. Se convertidos em ouro, [eles seriam] iguais a 0,4 tonelada de ouro. Temos outro ouro que é mantido no exterior. Vale 1 tonelada de ouro”.

Na sexta-feira, uma moeda apoiada em ouro deve substituir o inútil dólar local, que é atualmente negociado a cerca de 30.000 por um dólar americano e, ao contrário do rand sul-africano, não circula nos países vizinhos.

Esta foi a primeira vez na memória recente que o banco central prestou contas dos seus ativos de ouro e minerais.

Respondendo a uma pergunta dos jornalistas sobre se o país tinha ouro suficiente para apoiar a sua nova moeda, Mnangagwa disse: “Deixem-me assegurar-vos que o meu governo não trabalha com base em rumores. Trabalhamos com fatos. Os rumores podem continuar a voar, mas vocês puderam vir aqui e ver os fatos por si próprios. Então você deveria comparar os fatos que vê hoje e os rumores que você ouve nas ruas.”

O Zimbabué introduziu e abandonou pelo menos cinco moedas desde a independência em 1980, todas elas perdendo valor e tornando-se quase inúteis.

 

news-wiki
https://news.wiki.br/

A primeira-dama queniana tenta abafar o escândalo dos falsos fertilizantes alegando que as orações são os melhores fertilizantes

Aumento do desemprego atinge duramente os estudantes internacionais do Canadá

Criança italiana nascida no Reino Unido com doença grave é transferida para a Itália

Criança italiana nascida no Reino Unido com doença grave é tranferida para a Itália

Uruguai inicia campanha de vacinação contra gripe

Uruguai inica campanha de vacinação contra gripe

Brasil: No Dia da Trabalhadora Doméstica, Ipea promove pesquisa para conhecer melhor quem realiza esse serviço


Wall