Skip to content

Vela: Brasil se garante nas medal races das classes Nacra e 470

Na classe 470 da vela, Isabel Swan e Henrique Haddad tiveram uma terça-feira (6) de altos e baixos. Na primeira regata do dia eles terminaram apenas na 13ª colocação. Porém, se recuperam na corrida seguinte, quando foram os primeiros colocados.

Outras duas regatas inicialmente programadas para esta terça foram canceladas por causa das condições meteorológicas. Assim, o barco do Brasil está na 10ª posição geral e se classificou para a medal race (regata da medalha, que conta com os 10 barcos mais bem colocados ao fim da primeira fase). A prova final da categoria está prevista para a próxima quarta-feira (7), a partir das 10h43 (horário de Brasília). As competições da vela são disputadas na baía de Marselha, no litoral sul francês.

Estamos na reta final dos Jogos! João Siemsen/Marina Arndt (Nacra 17) e Henrique Haddad/Isabel Swan (470) estão na medal race amanhã, ambos em 10º lugar. Bruno Lobo (Kitesurf) está em 7º, com medal race na quinta! ⛵🇧🇷🇫🇷#vempravela @timebrasil 📷@worldsailing / Lloyd Images pic.twitter.com/fBx7rSDvxj

— Confederação Brasileira de Vela (@cbvela) August 6, 2024

Na classe Nacra 17 também haverá regata da medalha com a participação brasileira, os velejadores João Siemsen e Marina Arndt. Ao fim das 12 primeiras corridas da categoria, eles terminaram na 10ª posição geral, dentro da zona de classificação para a medal race. Nas três regatas disputadas nesta terça eles terminaram na 8ª, na 13ª e na 14ª posições. A corrida final desta classe está programada para as 9h43 de quarta.

Apesar de marcarem presença na medal race tanto na classe 470 quanto na Nacra 17, os barcos do Brasil não têm mais chances matemáticas de alcançarem o pódio.

Fórmula Kite

O brasileiro Bruno Lobo permanece na 7ª posição na Fórmula Kite (kitesurfe). Nesta terça, das quatro regatas inicialmente programadas, apenas duas foram disputadas. Na primeira o atleta do Maranhão terminou na 9ª colocação. Ele se recuperou e melhorou na segunda corrida do dia, cruzando a linha final em 5º lugar. As próximas regatas da categoria estão previstas para a manhã de quarta-feira.

Vela: Bruno Lobo estreia em quarto lugar na Fórmula Kite

Neste domingo (4) começaram as disputas da Fórmula Kite (kitesurfe), prova da vela que faz a estreia no programa olímpico neste Jogos de Paris. Natural do Maranhão, Bruno Lobo é o representante do Brasil na categoria. As regatas são disputadas na Baía de Marselha, no litoral sul da França. Ao todo serão 16 corridas e neste domingo aconteceram as quatro primeiras.

Na corrida 1, Bruno terminou na 3ª posição. Na segunda regata do dia, teve um desempenho inferior, cruzando a linha de chegada em 7º lugar. A corrida de número três também não foi boa para o brasileiro, que ficou na 10ª posição. Mas Bruno Lobo se recuperou na regata seguinte, e fechou o dia com uma 4ª colocação. Na classificação, os atletas podem descartar o pior resultado. Assim, ao fim das quatro primeiras regatas, o kitesurfista maranhense ocupa a 4ª posição geral.

Na segunda-feira (5) estão previstas mais quatro regatas da fórmula kite na Baía de Marselha. As provas acontecem a partir das 7h23, no horário de Brasília.

Outros brasileiros 

Na classe Nacra 17 foram disputadas três regatas neste domingo, com a participação da dupla brasileira João Bulhões e Marina Arndt. Na primeira corrida, eles terminaram na 11ª posição. A dupla conseguiu um desempenho melhor na segunda regata, ao cruzar a linha de chegada na 5ª posição. E fecharam as disputas com um novo 11º lugar. Na classificação geral eles ocupam a 11ª posição. Faltam ainda seis corridas, além da regata da medalha.

Na classe 470, Isabel Swan e Henrique Haddad passaram da 17ª para a 13ª posição geral após seis regatas já disputadas. Duas corridas foram realizadas neste domingo e eles obtiveram um 9º e um 8º lugares.

Faltando duas provas para o fim das regatas regulares, Gabriela Kidd é apenas a 27ª colocada na classe Ilca 6. Ela precisa terminar entre as dez primeiras para participar da regata da medalha. Na Ilca 7, Bruno Fontes foi o 25º na primeira regata deste domingo. Na sequência, se recuperou e chegou em 6º lugar na segunda corrida do dia. Ele é o atual 28º colocado, faltando duas provas para a regata da medalha.

Vela: Martine e Kahena adiam sonho do tricampeonato olímpico em Paris

O sonho do tricampeonato olímpico na vela para dupla Martine Grael e Kahena Kunze foi ficando cada vez mais distante ao longo das competições da classe 49er FX. No fim das disputas, as brasileiras terminaram na oitava colocação no geral. Esta é a primeira vez que elas ficam de fora do pódio em Jogos Olímpicos.

Nesta sexta (2) o barco do Brasil foi um dos 10 que participaram da corrida da medalha, a medal race, a regata final que define os medalhistas na vela. Mas, por conta das atuações irregulares nas regatas anteriores, mesmo que vencesse a medal race, a dupla já não tinha chances de alcançar o pódio. Martine e Kahena até tiveram um bom desempenho, terminando a regata em quinto lugar, e terminaram a competição com 112 pontos perdidos. Na vela, o vencedor é o time que perder menos pontos ao longo das regatas. O ouro ficou com a dupla da Holanda, formada por Odile Van Aanholt e Annette Duetz, que perderam um total de 76 pontos. A prata foi para Suécia, com Vilma Bobeck e Rebecca Netzler. A parceria da França, composta por Sarah Steyaert e Charline Picon, conquistou a medalha de bronze.

Desde o início das competições, no último domingo (28), até a regata de medalha desta sexta (2), Martine e Kahena participaram de um total de 13 provas. E sofreram com um desempenho irregular, especialmente nas primeiras regatas. A dupla, inclusive, foi desclassificada na quarta corrida. Na reta final, ensaiou uma recuperação, e conquistou um segundo lugar na regata anterior à medal race. Mas nem essa boa colocação foi suficiente para recolocar as brasileiras na briga pelo pódio.

Martine Grael e Kahena Kunze competem juntas desde 2013 e formam uma das parcerias de maior sucesso na história da classe 49er FX da vela. Elas conquistaram o bicampeonato olímpico nas edições do Rio (2016) e de Tóquio (2021). Elas colecionam ainda um ouro (2014) e outras cinco medalhas na classe 49er FX.em campeonatos mundiais.

A velejadora brasileira atleta Gabriella Kidd entrou em ação nesta sexta-feira (2) na classe ILCA feminino – Wander Roberto/COB/Direitos Reservados

Outros brasileiros 

Hoje (2) foi dia da estreia da classe 470. A dupla Isabel Swan e Henrique Haddad ocupa a 15ª posição após duas regatas. Na classe ILCA 6, Gabriela Kidd é a 15ª colocada após duas regatas. No windsurf masculino, Mateus Isaac é o 16º colocado faltando quatro regatas para o fim da primeira fase. Na categoria ILCA 7, Bruno Fontes é apenas o 29º colocado após quatro regatas.

No sabado (3) tem a estreia da classe NACRA 17, com João Bulhões e Marina Arndt. No domingo (4), é a vez de Bruno Lobo estrear na fórmula kite (kitesurfe) masculina. E na classe 49er para homens, a dupla Marco Grael e Gabriel Simões terminou na 19ª posição geral e não participou da regata da medalha.