Skip to content

Anvisa proíbe uso de termômetros com coluna de mercúrio

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, em todo o território brasileiro, a fabricação, importação, comercialização e o uso em serviços de saúde de termômetros e esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial) com coluna de mercúrio. A resolução foi publicada nesta terça-feira (24) no Diário Oficial da União.

Brasília-DF, 10.11.2023, Fachada do Prédio da Agência de Vigilância Sanitária ANVISA, em Brasília. Foto:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Os equipamentos abrangidos pela resolução têm uma coluna transparente contendo mercúrio e finalidade de aferir valores de temperatura corporal e pressão arterial, indicados para uso em diagnóstico em saúde. A proibição não se aplica a produtos para pesquisa, calibração de instrumentos ou uso como padrão de referência.

Ainda de acordo com a resolução, termômetros e esfigmomanômetros com coluna de mercúrio que forem retirados de uso devem seguir as Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, fixadas pela Anvisa em 2018.

O descumprimento da resolução, segundo a agência, constitui infração sanitária, sem prejuízo das responsabilidades civil, administrativa e penal cabíveis.

Entenda

Em 2022, a diretoria colegiada da Anvisa aprovou, em reunião pública, iniciativa regulatória sobre o tema, atendendo a uma demanda da Convenção de Minamata, ocorrida no Japão em 2013 e da qual o Brasil é signatário. Pela convenção, o mercúrio deveria ter seu uso reduzido em todo o mundo até 2020.

O metal pesado, segundo a agência, não representa perigo direto para usuários de termômetros ou de medidores de pressão, mas configura perigoso agente tóxico no meio ambiente quando descartado. A Anvisa destaca ainda que esses equipamentos já contam com alternativas de mercado que não utilizam coluna de mercúrio.

“Termômetros e esfigmomanômetros digitais são produtos para a saúde de uso difundido no Brasil e possuem as mesmas indicações clínicas que os que contém mercúrio. Esses dispositivos também possuem a sua precisão avaliada compulsoriamente pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade e são ambientalmente mais sustentáveis.”

Com termômetros marcando 10,3ºC Rio tem menor temperatura do ano

A cidade do Rio de Janeiro registrou a menor temperatura de 2024 na manhã deste domingo (11). De acordo com o Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio, os termômetros registraram 10,3 graus Celsius (°C) às 5h45, na estação Alto da Boa Vista, na Zona Norte da cidade.

De acordo com o órgão municipal, a passagem de uma massa polar foi responsável pelos baixos registros desta madrugada. Estes fenômenos, segundo o Alerta Rio, são típicos da estação de inverno, quando as temperaturas são mais amenas.

As menores temperaturas da rede do Sistema Alerta Rio geralmente são registradas na estação do Alto da Boa Vista, devido à sua localização e as características físicas da região, como a altitude, que contribuem para a ocorrência das menores temperaturas nesta localidade.

Para este domingo, a previsão é de que tempo fique estável na cidade do Rio de Janeiro, com a temperatura máxima prevista de 25°C e ventos fracos a moderados. Não há previsão de chuva.

Até o momento, as menores temperaturas registradas em 2024 foram:

10,3°C, no dia 11/8
14°C, nos dias 13/6 e 16/7
15,7°C, nos dias 20 e 21/4
16,2°C, nos dias 22 e 26/05
17,1°C, no dia 23/01