Skip to content

Zelenskyy e príncipe herdeiro saudita se reúnem

27 de fevereiro de 2024

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, viajou para a Arábia Saudita na terça-feira para discutir a libertação de prisioneiros de guerra da Rússia e avançar com um plano de paz.

O encontro de Zelenskyy com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman ocorre um dia depois de o príncipe ter recebido Vyacheslav Volodin, presidente da câmara baixa do parlamento russo, a Duma, entre outras autoridades russas.

O príncipe herdeiro Mohammed procura posicionar-se como intermediário nas conversações de paz entre a Ucrânia e a Rússia e já mediou negociações de troca de prisioneiros.

Zelenskyy escreveu na plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, que a Ucrânia continua a “contar com o apoio ativo contínuo da Arábia Saudita” para levar adiante a sua “fórmula de paz”.

A fórmula de paz é um plano de 10 pontos que visa expulsar todas as forças russas do território ucraniano e responsabilizar a Rússia por crimes de guerra, entre outras coisas.

Moscou rejeita estas ideias.

Zelenskyy escreveu ainda: “A liderança do reino já contribuiu para a libertação do nosso povo. Estou confiante de que esta reunião também produzirá resultados”.

 ‎‎‎

Viúva de jornalista morto pela Arábia Saudita recebe asilo nos EUA

22 de dezembro de 2023

 

A viúva de Jamal Khashoggi, colunista do Washington Post assassinado em 2018 por agentes sauditas na Turquia, recebeu asilo político nos Estados Unidos, informou o jornal quinta-feira.

Hanan Elatr escondeu-se em Washington depois de o seu marido ter sido morto num incidente que as autoridades de inteligência dos EUA concluíram ter sido ordenado pelo príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman.

“Eu realmente não conseguia acreditar”, disse Elatr sobre a leitura da carta notificando-a de que havia recebido asilo, informou o Post.

Khashoggi, um crítico proeminente do governo saudita, mudou-se para o norte da Virgínia em 2018. Em junho daquele ano, ele e Elatr casaram-se numa cerimónia religiosa na Virgínia, mas Elatr continuou a viver no Dubai, onde trabalhou como comissária de bordo.

Mais tarde, Khashoggi mudou-se para a Turquia e estava a planear casar com outra mulher lá em Outubro de 2018. Foi morto quando se dirigiu ao Consulado Saudita em Istambul para obter um documento para o pai daquela mulher comprovando que ele não era casado na Arábia Saudita.

Mais de um ano após a morte de Khashoggi, Elatr perdeu seu antigo emprego de comissária de bordo em julho de 2020. Isso significava que ela não poderia mais morar em Dubai. Então ela se mudou para Washington e se escondeu no apartamento de seu advogado por 18 meses.

Elatr disse às autoridades dos EUA em seu pedido de asilo que o Egito, de onde ela é originária, deteve sua família e confiscou seus passaportes por causa de seu relacionamento com Khashoggi, disse o Post. Em 2018, poucos meses antes de Khashoggi ser morto, os Emirados Árabes Unidos detiveram e interrogaram Elatr e instalaram spyware nos seus telefones confiscados.

 

Luft Logistics firma acordo com Ministério de Investimento da Arábia Saudita

Como logtech que desevolve soluções inovadoras de Logística e Tecnologia, empresa brasileira irá ajudar no estabelecimento de um centro de desenvolvimento, no país árabe, para distribuidores, e-commerces e varejistas

Apresentando-se como logtech que desenvolve soluções inovadoras de Logística e Tecnologia, a Luft Logistics assinou um memorando de entendimento de transferência de tecnologia com o Ministério de Desenvolvimento da Arábia Saudita (MISA). A parceria prevê o estabelecimento, na Arábia Saudita, de um centro de desenvolvimento para distribuidores, e-commerces e varejistas, envolvendo sistemas e soluções criadas pela empresa brasileira. A formalização da parceria aconteceu em 31 de julho, no Fórum de Investimentos Brasil – Arábia Saudita, na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

“Nos últimos quatro a cinco anos, nossos investimentos em tecnologia e sistemas têm sido até maiores do que em ativos como frota, por exemplo. Com este acordo com o MISA, estamos levando nossa tecnologia em operações voltadas à logística e e-commerce para o mundo árabe”, declara Luciano Luft, Fundador e CEO da Luft Logistics. 

Parceiro comercial brasileiro

As relações diplomáticas entre a Arábia Saudita e o Brasil foram estabelecidas em 1968. Desde então, os países têm mantido relações bilaterais estreitas, com a Arábia Saudita sendo o principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio.

A Luft desenvolve soluções inovadoras de Logística e Tecnologia nos setores do Agronegócio, Saúde, E-Commerce e Varejo. São aproximadamente 300 milhões de pedidos expedidos por ano por meio de suas operações. A companhia conta com mais de 30 bases operacionais no Brasil.

Sobre a Luft Logistics — Desde sua fundação, em 1975, a Luft Logistics implementa soluções para problemas logísticos. A visão integrada da Logística enquanto parte do sistema de supply ou vendas dos seus Clientes sempre foi um forte diferencial da Companhia, que investe continuamente em tecnologias que integram os ecossistemas das companhias atendidas com o mercado. Essa integração de toda a cadeia é fundamental para a digitalização e saltos de crescimento, vendas, competitividade aos Clientes. Hoje, os serviços da Luft vão muito além da Logística. Eles também incluem sistemas, operações de full service e de fullcommerce, em modelos operacionais que a destacam como parceira por excelência na expansão dos negócios. Mais informações podem ser encontradas no Site, Instagram e LinkedIn.