Skip to content

RJ: carro de comitiva ministerial no G20 Social é roubado e recuperado

Um carro que pertence à comitiva ministerial do G20 Social, no Rio de Janeiro, foi roubado na madrugada desta quinta-feira (14), na região central da cidade, e recuperado no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar, o motorista do veículo foi abordado por dois homens em uma moto enquanto aguardava o embarque de um passageiro na Rua do Riachuelo, na Lapa. 

Policiais militares do 5° BPM (Praça da Harmonia) foram acionados, mas os suspeitos fugiram antes da chegada da guarnição. 

“Após o crime, informações levantadas pelo Setor de Inteligência da Corporação revelaram que o automóvel havia sido levado para a região do Complexo da Maré. De imediato, o Comando do 22° BPM (Maré) realizou uma ação com o objetivo de recuperar o automóvel”.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, durante buscas no interior da localidade, houve um confronto entre os policiais do 22° BPM e os traficantes, mas os agentes conseguiram recuperar o veículo e não houve registro de feridos. 

A Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro informou que o caso está em investigação pela 5ª DP (Mem de Sá). O veículo passará por perícia, e os policiais civis buscam imagens de câmeras de segurança e realizam outras diligências a fim de identificar os autores do crime.

A Agência Brasil pediu posicionamento à Secretaria-Geral da Presidência da República, e atualizará esta reportagem quando tiver retorno.

Veículo com carga radioativa é roubado em São Paulo

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) informou, nesta quinta-feira (4), que um veículo transportando material radioativo foi roubado na cidade de São Paulo no último dia 1º, segunda-feira. 

“Esclarecemos que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde”, disse o CNEN, em nota.

Radiação

No momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo tinham o símbolo internacional de radiação ionizante. 

“Alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contacte imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a polícia”, diz.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado de São Paulo afirma que não tem informações sobre a ocorrência.

 

Aparelho de ultrassonografia é roubado na Cidade de Deus, no Rio

A polícia do Rio investiga o roubo de um aparelho de ultrassonografia do Centro Médico Social Hamilton Land, da prefeitura, na Cidade de Deus, zona oeste da capital, na madrugada de sábado (17). Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que já enviou outro equipamento para que o atendimento à população na unidade não seja interrompido.

O secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, disse que esse é um prejuízo que não tem tamanho para toda a população da Cidade de Deus, a comunidade, para as pessoas que mais precisam do exame.

De acordo com ele, a polícia do Rio investiga o caso e há possibilidade de que o roubo tenha sido encomendado por um receptador que venderia o equipamento.

“É uma situação lamentável e inacreditável alguém roubar uma unidade pública de saúde. Neste momento, a polícia investiga o caso e a gente acredita que o roubo foi premeditado e que já há um receptador ou alguém para comprar o aparelho roubado. Espero que a polícia encontre não só o ladrão, mas também o receptador, a pessoa que encomendou o roubo para comprar o aparelho”, afirmou em áudio encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria de Estado de Polícia Civil informou que as investigações estão sendo feitas pela delegacia da Taquara, em Jacarepaguá, também na zona oeste. “A32ª DP (Taquara) realiza diligências em busca de informações para identificar a autoria do furto e o esclarecimento dos fatos”. Segundo a secretaria, “a direção da unidade está colaborando com os trabalhos”.

No sábado, Daniel Soranz chegou a avisar, em seu perfil na rede social X, o roubo, com fotos de um modelo do aparelho e do local onde ele estava, além do registro de ocorrência na 32ªDP.

“Hoje, o @CMSHAMILTONLAND, na Cidade de Deus, teve o seu aparelho de ultrassonografia roubado, coisa rara de acontecer, pois todos sabem o quanto isso prejudica a população que mais precisa. Tenho certeza de que a polícia, com a ajuda de todos, encontrará o bandido”, diz a mensagem.

Aplicativo do governo vai agilizar bloqueio de celular roubado

O governo federal vai lançar, nesta terça-feira (19), o aplicativo Celular Seguro, que permitirá o bloqueio imediato de linhas telefônicas e do próprio aparelho de telefone móvel em casos de roubo e furto.

Para utilizar o aplicativo, a pessoa deverá cadastrar os dados em uma página na internet a ser divulgada pelo governo federal. “Caso você seja roubado, é só acionar o sistema por um computador que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos”, explicou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, em postagem nas redes sociais.

“Uma medida importante para diminuir a dor de cabeça e as perdas financeiras de quem passa por furto ou roubo. Amanhã já estará disponível nas lojas de aplicativos”, completou o ministro.

A nova plataforma foi desenhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, os celulares roubados serão transformados “num pedaço de metal inútil” após o bloqueio.

“Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, anunciou.