Skip to content

Série B: Paysandu supera Ponte Preta de virada por 2 a 1

O Paysandu derrotou a Ponte Preta por 2 a 1 de virada, na noite desta segunda-feira (4) no estádio Moisés Lucarelli, e assumiu a 13ª posição da classificação da Série B do Campeonato Brasileiro com 43 pontos.

FIIIIIIIIIM DE PAAAAAAAPO! VEEEEEEEEENCE O LOBO NO MOISÉS LUCARELLI! ✅⚪️🔵

🏆 #SérieB2024 – 35ª rodada
🆚 Ponte Preta 1×2 Paysandu
⚽️ Benjamin Borasi
⚽️ Esli García #OMaiorCampeãodaAmazônia #ÉoLoBo #PONxPAY pic.twitter.com/Xvdw27LE4m

— Paysandu Sport Club (@Paysandu) November 5, 2024

Já a Macaca permaneceu com 38 pontos após o revés, no jogo que contou com a transmissão ao vivo da TV Brasil, ocupando a 16ª colocação, muito perto do Z4 (zona do rebaixamento).

Jogando em casa, a Ponte Preta abriu o marcador aos 32 minutos do primeiro tempo, com o zagueiro Mateus Silva de cabeça. Mas, ainda na etapa inicial (aos 37), o Paysandu igualou, quando Bryan Borges chutou de fora da área e Borasi deu um carrinho para tirar do goleiro Pedro Rocha qualquer chance de defesa.

Porém, a vitória do Papão só foi confirmada aos 35 minutos da etapa final. Borasi fez grande jogada individual e cruzou para Esli García, que, com muita categoria, bateu de primeira para marcar um golaço.

Série B: Ituano goleia Ponte Preta para deixar a zona do rebaixamento

O Ituano goleou a Ponte Preta por 4 a 1, na noite desta sexta-feira (13) em pleno estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, para deixar a zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. Com a vitória na partida válida pela 26ª rodada da competição e que foi transmitida ao vivo pela TV Brasil, o Galo de Itu subiu para a 15ª posição com 28 pontos.

Com o resultado desta sexta-feira a equipe comandada por Alberto Valentim chega à segunda vitória consecutiva no torneio, com a melhor campanha do returno (conquistando 15 dos 21 pontos possíveis).

Mesmo fora de casa, o Ituano adotou desde o início uma postura ofensiva, abrindo o placar logo aos 3 minutos, com o atacante Bruno Xavier aproveitando bola defendida parcialmente pelo goleiro Pedro Rocha após finalização de Thonny Anderson. Na etapa inicial, a Ponte chegou a igualar, com Iago Dias aos 14 minutos. Porém, após o intervalo, o Galo tomou conta do jogo.

Logo aos 10 minutos a dupla Bruno Xavier e Thonny Anderson voltou a funcionar, mas desta vez com o primeiro cruzando para gol de cabeça do segundo. Mas o artilheiro da noite foi mesmo Bruno Xavier, que venceu o goleiro Pedro Rocha em mais duas oportunidades (aos 23 e aos 28 minutos) para dar números finais ao placar.

Região Sul poderá ter chuva preta nos próximos dias

A chegada de uma nova frente fria na Região Sul, associada à presença em larga escala de fuligem na atmosfera, pode ocasionar um fenômeno conhecido como “chuva preta” em algumas localidades do sul e sudeste do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que essa água pode apresentar contaminantes, não sendo, portanto, adequada ao consumo e prejudicial ao meio ambiente.

Segundo o Inmet, a chuva preta deve atingir principalmente Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, mas pode se estender a outras áreas, na medida em que vá avançando para o sul de Mato Grosso do Sul e para o Sudeste.

Os meteorologistas explicam que a mistura da fuligem causada pelas queimadas no Brasil, com a umidade oriunda da frente fria vinda da Argentina e do Paraguai, tende a causar o fenômeno – uma espécie de lavagem das sujeiras que subiram à atmosfera, despejando todo esse material na superfície, afetando solo, rios e vegetações.

Previsão do tempo

Os próximos dias serão de chuvas na Região Sul, deslocando-se para áreas de São Paulo e do extremo sul da Região Centro-Oeste. A área central do país, no entanto, permanecerá apresentando altas temperaturas e clima seco, informou o Inmet.

“Duas regiões apresentarão mudanças nos próximos dias no Sul e em áreas do Sudeste. No Sul, serão observadas áreas de instabilidades relacionadas ao ar quente e úmido com origem na Argentina e no Paraguai. Em um primeiro momento, essa nova formação afetará Rio Grande do Sul e Santa Catarina, intensificando chuvas já durante a noite”, explicou à Agência Brasil o meteorologista do Inmet, Heráclio Alves.

Na sequência, essa nova frente fria ficará mais intensa e se estenderá ao Paraná e ao sul de Mato Grosso do Sul. “Em Santa Catarina, esse aumento de intensidade ocorrerá a partir de sábado, e no domingo ela afetará o sul do Paraná e de Mato Grosso do Sul”, acrescentou o meteorologista.

Na Região Sul, a chuva só começará a diminuir entre sábado (14) e domingo (15), quando a frente se deslocará para o estado de São Paulo e para outras áreas do Sudeste. A expectativa é de que, entre domingo e segunda-feira (16), a frente se concentre mais no leste de São Paulo e no Atlântico, pegando tanto a capital como o litoral paulista, já na segunda-feira.

Miolo central

Nas demais regiões do país, predominará a massa de ar quente e seco. O céu terá poucas nuvens. “Essa nebulosidade reduzida representa muito pouca chance de chuvas no miolo central do país, que terá temperaturas elevadas de 41 graus Celsius (ºC) em algumas áreas do Centro-Oeste e do norte brasileiro”, disse Alves.

De acordo com o meteorologista, as temperaturas mais altas serão observadas no sul do Maranhão e do Pará, bem como em Mato Grosso, no Tocantins e nesse miolo, onde a seca já vem ocorrendo.

“Teremos, além de temperaturas altas, índices muito baixos de umidade, podendo chegar a menos de 15% em algumas localidades. Esse ar seco e quente no miolo central se manterá durante a semana”, complementou o meteorologista.

Série B: Ponte Preta e Ituano jogam para fugir do Z4 da competição

Lutando para se afastar do Z4 (zona do rebaixamento) da Série B do Campeonato Brasileiro, Ponte Preta e Ituano medem forças a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira (13) no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. A partida terá transmissão ao vivo da TV Brasil.

Atualmente ocupando a 14ª posição com 29 pontos, a Ponte Preta vive uma fase negativa na competição, com seis jogos sem vitórias. Desta forma a Macaca está a apenas quatro pontos da zona de rebaixamento.

“Nossa meta era atingir pelo menos nove pontos nos seis primeiros jogos do returno. Fizemos apenas três pontos. É preocupante”, declarou, em coletiva, o técnico Nelsinho Baptista sobre o atual momento de sua equipe.

Para esta partida a Ponte Preta tem alguns problemas, começando pelo volante Ramon Carvalho e o atacante Jeh, que são dúvidas por questões físicas, além das ausências dos zagueiros Mateus Silva e Sérgio Raphael por questão de suspensão.

Já o Ituano, apesar de ocupar a 17ª posição com 25 pontos, chega em um momento de crescente na competição, com a melhor campanha do returno, tendo conquistado 12 dos 18 pontos possíveis.

“Estamos focados no nosso objetivo e só vamos ficar tranquilos lá no final do campeonato, quando estaremos de fato fora desta situação. Falamos alguns jogos atrás que a confiança está aumentando. Precisávamos muito desse resultado para que a confiança viesse [afirmou em referência à vitória sobre o Mirassol na última rodada], precisamos muito desse lado mental também. Aumentando a confiança individual, o coletivo fica muito forte também”, afirmou o técnico Alberto Valentim.

Para o duelo com a Ponte Preta o Galo de Itu poderá contar com os retornos do zagueiro Gui Mariano, do meia José Aldo e do atacante Vinícius Paiva, que estavam suspensos na última rodada.

* Colaboração de Pedro Amorim (estagiário) sob supervisão de Paulo Garritano.

Amazonas derrota Ponte Preta para se aproximar do G4 da Série B

Em partida transmitida pela TV Brasil, o Amazonas derrotou a Ponte Preta por 2 a 1, na noite desta terça-feira (20) na Arena da Amazônia, em Manaus, em partida válida pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e se aproxima do G4 (zona de classificação para o acesso à Série A).

VITÓÓÓÓÓÓRIA DA ONÇAAAAAAAAAA!!! 🐆🟡⚫

🏆 @BrasileiraoB | rodada 22
🆚 Amazonas 2-1 Ponte Preta
@LuanL9Oficial 🅰️ Erick Varão
⚽ Matheus Serafim 🅰️ Diego Torres#AvanteOnçaPintada pic.twitter.com/Zd7mRPlsDr

— Amazonas FC (@oficialamfc) August 21, 2024

Com este resultado a Onça assumiu a 9ª posição da classificação com 30 pontos. Já a Macaca permanece com 28 pontos após o revés, na 12ª colocação.

Atuando dentro de sua casa o Amazonas precisou de apenas 7 minutos para abrir o marcador. O volante Erick Varão fez boa jogada pela ponta direita e cruzou na medida para o atacante Luan Silva, que teve apenas o trabalho de escorar para o fundo da rede.

Em desvantagem no marcador a Ponte Preta passou a oferecer espaços para a equipe da casa contra-atacar com mais liberdade. E foi assim que a Onça marcou pela segunda vez no confronto, já aos 2 minutos do segundo tempo, quando Diego Torres acertou um lançamento de três dedos para Matheus Serafim, que precisou apenas bater na saída do goleiro Pedro Rocha.

Aos 10 da etapa final a Macaca conseguiu descontar com o lateral Igor Inocêncio com um chute da entrada da área, mas a vitória final ficou mesmo com o Amazonas.

Guarani e Ponte Preta não passam do 1 a 1 no dérbi de número 207

O dérbi de número 207 entre Guarani e Ponte Preta terminou em empate de 1 a 1, neste domingo (30) no estádio Brinco de Ouro, em Campinas. O clássico campineiro, válido pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, contou com a transmissão ao vivo da TV Brasil.

Empate no Dérbi 207 🔥❎

No Brinco de Ouro, o @guaranifc abriu o placar no primeiro tempo e na segunda etapa a @aapp_oficial deixou tudo igual. UFA! QUE JOGO!👏#BrasileirãoBetNacional pic.twitter.com/fO9ZjTdAgu

— Brasileirão Betnacional – Série B (@BrasileiraoB) June 30, 2024

Este resultado acabou sendo principalmente prejudicial para o Bugre, que permanece na lanterna da competição, agora com seis pontos. Já a Macaca chegou aos 16 pontos, na 13ª colocação.

Jogando em casa, o Guarani abriu o marcador aos 23 minutos do primeiro tempo. Em rápida jogada de contra-ataque, Matheus Bueno avançou em velocidade pela direita e cruzou na área, onde Luan Dias encontrou liberdade para marcar. Porém, aos sete do segundo tempo a Ponte Preta conseguiu igualar com Jeh de cabeça após cobrança de escanteio de Élvis.

Série B: Ponte Preta supera Ceará por 3 a 1 no Moisés Lucarelli

Em partida transmitida pela TV Brasil, a Ponte Preta derrotou o Ceará por 3 a 1, na noite desta terça-feira (25) no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

MACACA QUERIDA⚽️🦍🔥

Ponte Preta supera o Ceará no Majestoso por 3 a 1, pela 12ª rodada da Série B

⚽️ Castro
⚽ Jeh
⚽ Dodô #VamosPonte #PontePreta #JogamosJuntos pic.twitter.com/VMOSIQdrh8

— Ponte Preta Oficial (@aapp_oficial) June 26, 2024

Com o resultado a Macaca assumiu a 13ª posição da classificação com 15 pontos. Já o Vozão permanece com 16 pontos na 11ª colocação.

Jogando em casa, a Ponte Preta não demorou a abrir o marcador. Logo aos nove minutos do primeiro tempo Igor Inocêncio levantou a bola na área em cobrança de escanteio para Castro, que, com liberdade, finalizou de cabeça.

A Macaca continuou melhor no confronto e ampliou sua vantagem aos 33 minutos, novamente a partir de boa jogada de Igor Inocêncio, que cruzou para Jeh finalizar de primeira e superar o goleiro Richard. Aos 14 da etapa final a equipe da casa chegou ao terceiro, com o meio-campista Dodô em cobrança de pênalti.

Já o Ceará conseguiu o gol de honra aos 22 minutos, com o atacante Kaique Barbosa, que aproveitou rebote dado pelo goleiro Emerson.

Botafogo-SP supera Ponte Preta por 2 a 0 na Série B

Em partida que contou com a transmissão da TV Brasil, o Botafogo-SP derrotou a Ponte Preta por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (19) no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

FIM DE JOGO🔴⚪⚫🔥

Com gols de Matheus Barbosa e Patrick Brey, o Botafogo venceu a Ponte Preta por 2 a 0, nesta quarta-feira (19), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. pic.twitter.com/YRaqGIGCda

— Botafogo Futebol S/A (@botafogofsa) June 20, 2024

Com o triunfo, a Pantera chegou aos 13 pontos, alcançando a 13ª posição da classificação da competição nacional. Já a Macaca permanece com 12 pontos, agora na 12ª colocação.

Após um primeiro tempo muito disputado, no qual a Ponte Preta chegou a ter um gol anulado, o Botafogo-SP abriu o placar aos nove minutos da etapa final com o volante Matheus Barbosa, que aproveitou rebote dado pelo goleiro Pedro Rocha. O segundo da Pantera saiu dos pés do lateral Patrick Brey, já aos 47.

TV Brasil transmite nesta quarta Botafogo x Ponte Preta pela Série B

A TV Brasil acompanha ao vivo, nesta quarta (19) e quinta-feira (20), duas partidas válidas pela 11a rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A jornada esportiva da emissora pública com o pré-jogo começa antes do início dos confrontos e traz notícias sobre as equipes, detalhes da escalação dos times e a tabela atualizada dos clubes na competição.

Na quarta-feira, Botafogo (SP) e Ponte Preta (SP) se enfrentam no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, às 21h. A transmissão da TV Brasil, com início às 20h45, conta com a narração de Rodrigo Campos e comentários de Brenda Balbi e Marcelo Xavier.

Os times do Ceará (CE) e do Sport (PE) jogam na quinta, às 21h30, na Arena Castelão, em Fortaleza. Para esta cobertura, que começa 30 minutos antes da partida, a TV Brasil escalou Rodrigo Campos na locução, e Brenda Balbi e Alexandre Vasconcellos nos comentários.

>>Saiba como assistir aos jogos da Série B na TV Brasil

Até agora, o Sport soma 18 pontos e está em terceiro lugar na tabela da competição. O time do Ceará ocupa a nona posição com 15 pontos conquistados. Em 13ª lugar está o Ponte Preta, somando 12 pontos. A equipe do Botafogo tem 10 pontos e está na 16ª posição do torneio.

Série B

Neste ano, 20 clubes disputam o campeonato que vai até novembro e vale vaga na Série A e na Copa do Brasil. Dos 380 jogos da competição, a TV Brasil selecionará três por rodada, totalizando 114 partidas transmitidas.

A chegada da Série B faz parte da estratégia da emissora de ampliar a presença do esporte na programação. A TV Brasil também exibe atualmente o Brasileirão Feminino e a Liga de Basquete Feminino (LBF).

Por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que reúne 98 emissoras afiliadas da TV Brasil, os torcedores de todo o país poderão assistir às partidas e acompanhar seus times na disputa pelo título. Saiba como sintonizar a TV Brasil na sua cidade.

Sobre a competição

Em 2024, a Série B terá 380 jogos e será disputada no sistema de pontos corridos, em turno e returno, com 19 jogos de ida e 19 jogos de volta. Disputam a competição os seguintes clubes: Amazonas (AM), América (MG), Avaí (SC), Botafogo (SP), Brusque (SC), Ceará (CE), Chapecoense (SC), Coritiba (PR), CRB (AL), Goiás (GO), Guarani (SP), Ituano (SP), Mirassol (SP), Novorizontino (SP), Operário (PR), Paysandu (PA), Ponte Preta (SP), Santos (SP), Sport (PE) e Vila Nova (GO). Os quatro primeiros conquistam uma vaga na Série A em 2025.

América-MG derrota Ponte Preta e assume liderança da Série B

Em partida que contou com a transmissão da TV Brasil, o América-MG derrotou a Ponte Preta por 2 a 0, na noite deste domingo (9) na Arena Independência, em Belo Horizonte. Com este triunfo, em partida válida pela 9ª rodada da competição, o Coelho chegou aos 18 pontos. Já a Macaca permanece com nove pontos, na 14ª colocação, após o revés.

VITÓRIA DO COELHÃO, MEU FILHO!🐰💚

Invicto na @ArenaIndepa, o América venceu a Ponte Preta, por 2 a 0, e conquistou +3 pontos no Brasileirão! 💪🏿

VAMOS, COELHÃO! 🐰👊🏿💚

⚽️ Gol contra
⚽️ Fabinho

📸 Mourão Panda / América #PraCimaDelesCoelho#AméricaDoBrasil pic.twitter.com/lOV8TKlP14

— América FC (@AmericaFC1912) June 9, 2024

O América-MG abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo, quando o lateral Dudu Vieira marcou contra após boa trama envolvendo o volante Felipe Amaral e o lateral Daniel Borges. O segundo saiu aos cinco minutos da etapa final, quando o argentino Benitez tocou para o atacante Fabinho.

Empate sem gols

Também com transmissão da emissora pública, Avaí e Chapecoense não saíram do 0 a 0 em jogo que teve como palco o estádio da Ressacada, em Florianópolis. O resultado deixou o Leão da Ilha na 3ª posição da classificação com 17 pontos. Já o Verdão do Oeste é o 13º com 11 pontos.

VITÓRIA DO COELHÃO, MEU FILHO!🐰💚

Invicto na @ArenaIndepa, o América venceu a Ponte Preta, por 2 a 0, e conquistou +3 pontos no Brasileirão! 💪🏿

VAMOS, COELHÃO! 🐰👊🏿💚

⚽️ Gol contra
⚽️ Fabinho

📸 Mourão Panda / América #PraCimaDelesCoelho#AméricaDoBrasil pic.twitter.com/lOV8TKlP14

— América FC (@AmericaFC1912) June 9, 2024