Skip to content

Com 250 desabrigados, Peruíbe tem previsão de chuva moderada

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que, no período da tarde, haverá condições para pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade no município de Peruíbe, litoral paulista. Há possibilidade ainda de raios e ventos na cidade. Após tempestades nesta madrugada, 250 pessoas ficaram desabrigadas.

As equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental estão retirando as famílias presas nas áreas alagadas da cidade. O resgate inclui idosos, crianças e animais domésticos. Os desabrigados estão sendo encaminhados ao abrigo emergencial, onde poderão ficar até a situação se normalizar, com alimentação, banho e local para dormir.

Segundo o órgão, os atuais modelos meteorológicos não indicam condições para acumulados significativos, mas recomenda atenção em áreas mais vulneráveis já que o solo está encharcado. 

Para sábado (11) e domingo (12), os dias serão marcados por sol entre nuvens e são previstas chuvas isoladas no período da tarde, de curta e fraca intensidade. Até o momento, não há previsão para acumulados significativos no período.

Peruíbe tem 230 desabrigados por conta das chuvas no litoral paulista

O município de Peruíbe, no litoral paulista, tem ao menos 230 desabrigados, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo. A remoção das pessoas de áreas de risco começou nesta quarta-feira (8) e seguiu durante a madrugada desta quinta-feira (9). Equipes da Polícia Ambiental auxiliaram na remoção das famílias.

Por volta das 6h30 de hoje, a Defesa Civil informou que voltou a chover de forma consistente com intensidade moderada no município e que na hora anterior já havia registrado 33 milímetros (mm) de chuva. Os acumulados nas 24h anteriores já somavam 244 mm.

No bairro Caraguava, por conta dos pontos de alagamentos, 17 pessoas chegaram a ficar isoladas, mas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Os bairros Vila Erminda, Araminguava, Venessa, Ribamar, Jardim das Flores e Nova Itariri também registraram alagamentos, atingindo moradias. Os desabrigados foram encaminhados para o abrigo temporário localizado na Vila Romar.

Ubatuba

De acordo com a Defesa Civil Municipal, chuva de alta intensidade acompanhada por rajadas de vento atingiu o município de Ubatuba.

Houve o extravasamento do Rio Angelin e Ubatumirim, diversos pontos de alagamentos, inundações e quedas de árvores nos bairros Perequê-Açu, Centro, Camburi e  Ubatumirim. Até o momento, não há registro de pessoas feridas, desabrigadas ou desalojadas.

Famílias ficam desabrigadas em Peruíbe (SP) após temporal

Um forte temporal que atingiu a cidade de Peruíbe, no litoral sul paulista, inundou ruas e deixou famílias desabrigadas nesta quarta-feira (8). Por causa disso, equipes da Defesa Civil do estado de São Paulo se deslocaram para a cidade para apoiar na estruturação de um abrigo, que receberá a população de Peruíbe e de Itariri. Até este momento, não há informações sobre feridos.

O número total de famílias desalojadas não foi informado, mas segundo a Defesa Civil estadual, a quantidade de pessoas está aumentando significativamente, devido à elevação das marés, que devem continuar subindo até à noite.

Só na manhã de hoje, em um período de três horas, choveu em torno de 115 milímetros na cidade. A média histórica para todo o mês de janeiro em Peruíbe costuma ficar em torno de 236 milímetros.

Além de diversas ruas alagadas no bairro Caraguava, também foi registrada uma erosão na Rua Tenente José Ignácio Monte Oliva, no bairro Residencial Park D´Avielle.

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia previsto perigo potencial para acumulado de chuvas no litoral sul paulista e região metropolitana de São Paulo entre às 9h da manhã de hoje até às 08h de amanhã (9).