Skip to content

Oppenheimer conquista Oscar de Melhor Filme

Oppenheimer, de Christopher Nolan, conquistou o Oscar de Melhor Filme, somando um total de sete estatuetas na 96ª edição do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

O filme, que também ganhou o Oscar de Melhor Realização, competia, na categoria Melhor Filme, com American Fiction, Anatomia de uma queda, Barbie, Os excluídos, Assassinos da lua das flores, Maestro, Vidas passadas, Pobres criaturas e Zona de interesse.

O Oscar celebrou na noite dessa segunda-feira sua 96.ª edição, em cerimônia no Dolby Theatre, em Los Angeles. Oppenheimer tinha 13 indicações aos prêmios.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Robert Downey Jr diz que Oppenheimer “salvou” sua credibilidade

19 de fevereiro de 2024

 

O ator norte-americano Robert Downey Jr. relembrou sua carreira na premiação BAFTA e afirmou que seu personagem em Oppenheimer “salvou” sua credibilidade, após mais de uma década atuando como Tony Stark, o Homem de Ferro, da Marvel.

“Eu interpretei um cara chamado Tony no MCU por mais ou menos 12 anos. Recentemente, esse cara chamado Chris Nolan sugeriu que eu deveria tentar uma atuação mais sutil em um esforço desesperado para salvar minha credibilidade. Eu divido esse prêmio com os outros indicados. Tem sido um ano excepcional”, afirmou Downey Jr.

Kevin Feige, um dos principais diretores dos filmes de super-heróis da Marvel, credita Downey como um dos precursores da franquia. Apesar disso, ele não era sua primeira opção para interpretação do personagem.

“E essa é a regra não escrita da vida: Não conseguir sua primeira escolha pode ser a melhor coisa que pode acontecer com você. Sabe o que é melhor do que conseguir sua primeira escolha? Fazer a escolha certa. E no nosso caso, é claro, essa escolha foi Robert Downey Jr., e o primeiro filme que fizemos como estúdio acabou sendo um dos filmes mais aclamados e de maior bilheteria do ano”, disse Feige

 

‘Oppenheimer’, de Christopher Nolan, lidera indicações ao Oscar

Cillian Murphy

23 de janeiro de 2024

 

Depois de um ano cinematográfico tumultuado marcado por greves e paralisações de trabalho, o Oscar concedeu na terça-feira uma enxurrada de indicações ao filme biográfico de sucesso de Christopher Nolan, Oppenheimer, que competirá em 13 categorias.

O trabalho de três horas de Nolan, considerado o favorito para melhor filme, recebeu indicações para melhor filme; direção; pela atuação do protagonista Cillian Murphy, além de Robert Downey Jr. e Emily Blunt.

Barbie, de Greta Gerwig, não ficou muito atrás, com oito indicações, incluindo melhor filme; Ryan Gosling como melhor ator coadjuvante; America Ferrera como melhor atriz coadjuvante; e dois candidatos para melhor música em “What Was I Made For” e “I’m Just Ken”.

Tanto o épico Killers of the Flower Moon de Martin Scorsese quanto a obra de Yorgos Lanthimos Poor Things também foram amplamente celebrados. Poor Things recebeu 11 indicações, enquanto Killers of the Moon foi indicado a 10 Oscars.

Lily Gladstone, estrela de Killers of the Flower Moon, tornou-se a primeira nativa americana a ser indicada para melhor atriz. Pela décima vez, Scorsese foi indicado para melhor diretor. Leonardo DiCaprio, porém, ficou de fora do prêmio de melhor ator.

Os indicados para melhor atriz e melhor ator são, respectivamente: Annete Bening, Lily Gladstone, Sandra Huller, Carey Mulligan, Emma Stone; Bradley Cooper, Colman Domingo, Paul Giamati, Cillian Murphy e Jeffrey Wright.

A 96ª edição do Oscar acontecerá no dia 10 de março de 2024 em Los Angeles, Califórnia, e será transmitida nos Estados Unidos pela rede ABC.

 

Oppenheimer se destaca na premiação do Globo de Ouro 2023

Cillian Murphy

8 de janeiro de 2024

 

A noite de domingo (8) foi marcada pela premiação do Globo de Ouro. Entre diversas celebridades que concorreram ao prêmio de 2023, estavam Margot Robbie que interpretou a personagem Barbie, um sucesso de bilheterias do ano.

No entanto, outro filme lançado na mesma data se destacou: Oppenheimer. Venceu as categorias direção, elenco e filme dramático do ano. Cillian Murphy, que interpreta o cientista J. Robert Oppenheimer, venceu como melhor ator, além de Robert Downey Jr. como melhor ator coadjuvante.

Oppenheimer, do diretor Christopher Nolan, aborda o desenvolvimento da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. O filme narra a corrida do Projeto Manhattan dos Estados Unidos contra a Alemanha Nazista e conflitos pessoais de Oppenheimer ao criar uma arma tão legal.

Todos os premiados no Globo de Ouro estão na lista abaixo:

Melhor filme drama: “Oppenheimer”
Melhor filme musical ou comédia: “Poor Things”
Série de comédia de televisão: “The Bear”
Série de drama de televisão: “Succession”
Série de antologia ou filme feito para televisão: “Beef”
Realização cinemática e de bilhetria: “Barbie”
Ator em filme musical ou comédia: Paul Giamatti, “The Holdovers”
Atriz em filme musical ou comédia: Emma Stone, “Poor Things”
Ator em filme dramático: Cillian Murphy, “Oppenheimer”
Atriz em filme dramático: Lily Gladstone, “Killers of the Flower Moon”
Atriz coadjuvante em filme: Da’Vine Joy Randolph, “The Holdovers”
Ator coadjuvante em filme: Robert Downey Jr., “Oppenheimer”
Atriz em série de antologia ou filme feito para televisão: Ali Wong, “Beef”
Ator em série de antologia ou filme feito para televisão: Steven Yeun, “Beef”
Atriz coadjuvante em uma série de televisão: Elizabeth Debicki, “The Crown”
Ator coadjuvante em série de televisão: Matthew Macfadyen, “Succession”
Melhor roteiro: “Anatomy of a Fall,” Justine Triet e Arthur Harari
Atriz em um drama de televisão: Sarah Snook, “Succession”
Ator em comédia de televisão: Jeremy Allen White, “The Bear”
Especial de televisão de stand-up comedy: Ricky Gervais, “Armageddon”
Melhor filme, não inglês: “Anatomy of a Fall” (França)
Atriz em uma comédia de televisão: Ayo Edebiri, “The Bear”
Ator em um drama de televisão: Kieran Culkin, “Succession”
Filme animado: “The Boy and the Heron”
Diretor: Christopher Nolan, “Oppenheimer”
Elenco: “Oppenheimer,” Ludwig Göransson
Música original: “What Was I Made For?” de “Barbie,” melodia e letra de Billie Eilish O’Connell e Finneas O’Connell