Skip to content

Dólar sobe para R$ 5,15 após sinalizações de BC norte-americano

Em um dia de nervosismo no mercado internacional, o dólar teve forte alta e atingiu o maior valor em nove dias. A bolsa de valores caiu mais de 1% e chegou ao menor nível em quase um mês.

O dólar comercial encerrou esta quarta-feira (22) vendido a R$ 5,156, com alta de R$ 0,04 (+0,78%). Na máxima do dia, por volta das 11h45, a moeda norte-americana chegou a R$ 5,16. A cotação chegou a arrefecer no início da tarde, mas voltou a operar acima de R$ 5,15 após a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano).

Com o desempenho desta quarta, o dólar atingiu o maior valor desde o último dia 13. Apesar da alta de hoje, a divisa acumula queda de 0,71% em maio e alta de 6,24% em 2024.

No mercado de ações, o dia também foi tenso. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 125.650 pontos, com queda de 1,38%. O indicador atingiu o menor patamar desde 25 de abril.

Após dias de tranquilidade no mercado financeiro internacional, a ata da última reunião do Fed trouxe turbulências. No documento, o Banco Central norte-americano informou que vários diretores podem aumentar os juros na maior economia do planeta caso a inflação piore nos Estados Unidos. Além disso, repetiu mensagens como a de que levará tempo para que a inflação volte ao nível de 2% ao ano.

Taxas mais altas em economias avançadas provocam a fuga de recursos de países emergentes, como o Brasil. Isso porque os grandes investidores preferem aplicar o dinheiro em títulos do Tesouro norte-americano, considerados os investimentos mais seguros do planeta. O dólar também subiu fortemente em relação a moedas de outras economias emergentes.

*Com informações da Reuters

Mostra no CCBB-Rio exibe 24 filmes do ator norte-americano Al Pacino

Começa nesta quarta-feira (3), no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB-RJ), a mostra inédita Pacino, que leva ao público 24 filmes mais marcantes da carreira do ator Al Pacino, que completará 84 anos no próximo dia 25.

Os ingressos para as sessões regulares no cinema do CCBB-RJ custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada) e podem ser adquiridos a partir das 9h do dia da sessão, na bilheteria física ou pela internet. A mostra ficará em cartaz até 6 de maio, e a programação pode ser conferida aqui.

Além dos filmes, haverá um debate no dia 11 de abril (às 18h) com o curador da mostra Paulo Santos Lima, com a atriz Karine Teles e com o professor e diretor de cinema Pedro Henrique Ferreira.

Al Pacino interpreta Sonny Wortzik em Um dia de cão, de 1975 – Divulgação CCBB-RJ

No dia seguinte (12), terá início um curso de três aulas que se estenderá até o domingo (14), das 12h às 14h, com Paulo Santos Lima. O curso abordará a história da atuação no cinema e, em especial, o método moderno de atuação nos Estados Unidos, onde se formou Al Pacino. As inscrições para o curso devem ser feitas pelo e-mail cursopacinorj@fumacafilmes.com.br.

A mostra terá também uma sessão com recursos de acessibilidade (legendagem descritiva, audiodescrição e LIBRAS) do filme Um Dia de Cão (1975), de Sidney Lumet, no dia 19 de abril, às 15h30. O debate, o curso e a sessão inclusiva são gratuitos.

Continuidade

Falando à Agência Brasil, o curador Paulo Santos Lima explicou que, de certo modo, a mostra Pacino é uma continuação da mostra De Niro, realizada em 2019. “Daí, como se fosse uma continuação, a ideia de trazer Al Pacino que assim também é uma forma de voltar aos filmes, à história do cinema e, também, a essa referência enorme que é o Al Pacino”.

Serão exibidos filmes protagonizados pelo ator entre 1971 e 2019. “pegando um arco longo que também dá para a gente ver as mudanças que Al Pacino, ao longo da carreira dele, foi tendo, como atuação”.

Pacino interpreta Frank Serpico, no filme Serpico (1973) – Divulgação CCBB-RJ

Segundo Santos Lima, a trilogia O Poderoso Chefão, que está na mostra, foi responsável por inserir o ator em um certo imaginário coletivo. “Em qualquer lugar do mundo, alguém olha a imagem de Michael Corleone e remete a Al Pacino ou Al Pacino a Michael Corleone e ao Poderoso Chefão. Em Scarface isso também é bem marcante”, destacou o curador.

Paulo Santos Lima também destacou o período que considera ser o mais rico de Pacino, os anos da década de 1970, com Um Dia de Cão e Serpico, por exemplo, e 1990, com Perfume de Mulher, que deu a Pacino seu único Oscar.

O filme Advogado do Diabo também compõe a mostra Al Pacino – Divulgação CCBB-RJ

O curador observou que enquanto Robert de Niro se caracteriza por transformações extremas do corpo, Al Pacino é marcado pelo semblante, gestual e por uma atuação que mescla contenção e explosão.

Na avaliação de Santos Lima, a característica mais marcante de Al Pacino é no seu modo de atuar, influenciado pelo método do Actors Studio, como quase todos os de sua geração, a chamada Nova Hollywood, que tem um registro mais realista na atuação.

“Acho que Al Pacino é o grande ator a trazer no corpo, na expressão, uma certa condição de mundo. Ele, às vezes, parece extremamente abatido. Tem vários papéis dramáticos e, quando é comédia, é mais leve. Está ali Al Pacino sempre com uma respiração, uma lida com o estado das coisas. Isso é muito marcante no olhar e no trabalho dele, no geral”.

Homenagem

Essa é a maior mostra já realizada em homenagem a Al Pacino, com obras que vão desde o início de sua carreira no cinema, como Os Viciados (1971), seu primeiro trabalho como protagonista, passando pela trilogia de O Poderoso Chefão (1972, 1974, 1990), até filmes mais recentes como Era uma Vez em… Hollywood (2019).

Al Pacino é Don Corleone na trilogia Poderoso Chefão – Divulgação CCBB-RJ

O estilo de Al Pacino apresenta modulações desde o início da sua carreira, indo do naturalismo do cinema mais realista dos anos 1970 – em filmes como Serpico (1973), pelo qual ganhou seu primeiro prêmio Globo de Ouro e indicação ao Oscar de Melhor Ator, e Um Dia de Cão (1975), ambos de Sidney Lumet –; a algo mais expressivo nos anos 1980, como Scarface, de Brian De Palma, e, a partir dos anos 1990, a marca Al Pacino, que ia de uma atuação quase exagerada em Perfume de Mulher (1992), de Martin Brest, premiado com o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Ator, e Advogado do Diabo (1997), de Taylor Hackford, à precisão de obras-primas como O Pagamento Final (1993), de Brian De Palma, e Fogo contra Fogo (1995), de Michael Mann.

A mostra Al Pacino tem patrocínio do Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Do Rio de Janeiro, ela seguirá para o CCBB Brasília, de 2 de julho a 4 de agosto e, simultaneamente, no CCBB São Paulo, de 6 de julho a 18 de agosto.

Tribunal russo prorroga detenção de jornalista norte-americano

27 de janeiro de 2024

 

Um tribunal russo prorrogou na sexta-feira a detenção do repórter do Wall Street Journal, Evan Gershkovich, por dois meses.

Um tribunal de Moscou decidiu que Gershkovich permanecerá atrás das grades sob a acusação de espionagem até ao final de março, elevando a sua detenção para um ano.

Gershkovich e o The Wall Street Journal negaram as acusações contra ele. O cônsul-geral dos EUA, Stuart Wilson, participou da audiência de sexta-feira, de acordo com a Associated Press.

Gershkovich, de 32 anos, foi preso durante uma viagem na cidade russa de Yekaterinburg. Ele está detido na famosa prisão de Lefortovo, em Moscou.

Lynne Tracy, embaixadora dos EUA na Rússia, visitou Gershkovich na semana passada na prisão. Posteriormente, a Embaixada dos EUA em Moscou emitiu um comunicado apelando à libertação imediata do repórter, acrescentando que ele “permanece resiliente e está grato pelo apoio de amigos, familiares e apoiantes”.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse recentemente que os EUA estão a trabalhar para a libertação.

 

Rússia prorroga detenção de jornalista norte-americano

28 de novembro de 2023

 

Um tribunal russo prorrogou a detenção do jornalista norte-americano Evan Gershkovich até 30 de janeiro de 2024.

A prorrogação de dois meses foi anunciada após uma audiência a portas fechadas na terça-feira.

Gershkovich, repórter do The Wall Street Journal, foi preso sob acusação de espionagem em março, durante uma viagem a Yekaterinburg.

Gershkovich e o jornal negaram as acusações e o governo dos EUA afirmou que ele foi detido injustamente.

“Estamos profundamente preocupados com a decisão do tribunal de prolongar a sua prisão preventiva por mais 2 meses. Reiteramos o nosso apelo à sua libertação imediata”, publicou a embaixada dos EUA no X, anteriormente conhecido como Twitter.

O Wall Street Journal disse que Gershkovich está “preso injustamente há quase 250 dias” e pediu sua libertação imediata.

“As acusações contra ele são categoricamente falsas e a continuação da sua prisão é um ataque descarado e ultrajante a uma imprensa livre, o que é fundamental para uma sociedade livre”, afirmou o jornal.

Notícias relacionadas
“Tribunal de Moscou mantém prisão de repórter estadunidense”, Wikinotícias, 10 de outubro de 2023.
“Rússia prorroga prisão preventiva para jornalista estadunidense preso”, Wikinotícias, 24 de agosto de 2023.
“Embaixadora dos EUA se reúne com jornalista americano detido pela Rússia”, Wikinotícias, 4 de julho de 2023.
“Tribunal russo nega recurso do repórter do Wall Street Journal”, Wikinotícias, 22 de junho de 2023.
“Embaixadora dos EUA visita jornalista detido em prisão russa”, Wikinotícias, 17 de abril de 2023.