Skip to content

Tênis de mesa: final de duplas mistas do Pan-Americano só terá Brasil

O Brasil já tem garantidas, antecipadamente, um ouro e um prata nas duplas mistas no Pan-Americano de Tênis de Mesa, em El Salvador, antes mesmo da primeira final nesta quarta-feira (16), a partir das 22h30 (horário de Brasília). De um lado da mesa estará Hugo Calderano e Bruna Takahashi e do outro a irmã dela, Giulia, em parceria com Guilherme Teodoro. Eles avançaram à finalíssima do Pan após vencerem as semifinais na noite de terça (15), na capital São Salvador. O Pan de El Salvador tem transmissão ao vivo no canal da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, na sigla em inglês). Principal competição continental da temporada 2024, o Pan vai até domingo (20). 

O TÊNIS DE MESA BRILHA NO PAN-AMERICANO! 🏓🤩

As nossas duplas mistas, Hugo Calderano / Bruna Takahashi e Guilherme Teodoro / Giulia Takahashi garantiram o ouro e a prata para o #TimeBrasil! 🥇🥈

A final brasileira acontece nesta quarta-feira, (16), às 22h, com transmissão do… pic.twitter.com/kK6O6gtLiT

— Time Brasil (@timebrasil) October 16, 2024

Em sua primeira competição continental como dupla, o casal de namorados Calderano e Bruna Takahashi (cabeça de chave 18) levaram apenas 17 minutos para despacharem os norte-americanos Jishan Liang e Amy Wang (cabeças de chave 6) por 3 sets a 0 (11/7, 11/6 e 11/3).   

Antes, os compatriotas Guilherme e Giulia já haviam superado na semi os chilenos Nicolas Burgos e Paulina Veja, que iniciaram o Pan como terceira melhor dupla (cabeça de chave 3). Após uma batalha equilibrada, os brasileiros ganharam por 3 sets a 2 ( 11/7, 11/4, 7/11. 9/11 e 11/8).

Demais disputas

Antes da final de mistas, às 19h30, tem semifinais de duplas masculinas. Guilherme Teodoro em parceria com Vitor Ishiy enfrentam os argentinos Horácio Cifuentes e Santiago Lorenzo.

A partir das 20h10, tem semi feminina na duplas. As brasileiras Giulia Takahashi e Laura Watanabe (cabeças de chave número 1), encaram as mexicanas Cilo Barcenas e Arantxa Cossio Aceves (cabeças de chave 3).

Chave de simples

Guilherme Teodoro e Calderano compete nas competições individuais (simples), assim como Leonardo Iizuka e Vitor Ishiy, demais integração da equipe masculina. A competição de simples feminina conta com Na simples feminina, delegação brasileira conta com as imãs Bruna e Giorgia Takahashi e Laura Watanabe. Todos avançaram às quartas de final, cujas partidam estão em andamento nesta tarde.  

Tiro com arco: Brasil fatura vaga de duplas mistas na estreia em Paris

Primeiros atletas brasileiros a estrear na Olimpíada de Paris, os arqueiros Marcus Vinícius Almeida e Ana Luiza Caetano somaram pontos suficientes na fase classificatória (ranqueamento) para assegurarem presença do país na disputa de duplas mistas do tiro com arco. Número 1 do ranking mundial, Marcus somou 673 pontos no arco individual (17º lugar) e Ana Luíza 660 pontos (19º ) nas provas realizadas na Esplanada des Invalides A dupla nacional ficou na 10ª posição entre as 16 que disputarão as mistas.

Início positivo! 🤩

Na estreia em #Paris2024, Marcus D’Almeida terminou o ranqueamento do tiro com arco na 17ª posição, com 673 pontos. Com esse resultado, o Brasil se classificou para a disputa de duplas mistas!

Vamos com tudo para as eliminatórias! 🇧🇷🔥#TimeBrasil pic.twitter.com/b4FjZdRI2x

— Time Brasil (@timebrasil) July 25, 2024

“O principal era classificar a equipe mista, que foi o que a gente fez. Agora é seguir o plano, intensificar os treinamentos também para o misto. Estamos prontos, sabemos o que precisamos fazer na hora. Agora é ter calma e trabalhar bem até o dia da prova”, projetou Marcus, que competiu à tarde quando os termômetros em Paris mostravam 35 graus.

No início deste ano, Marcus D’Almeida, nascido em Maricá (RJ), foi eleito o melhor arqueiro do mundo de 2023,  pela World Archery, a federação internacional da modalidade. Nesta quinta (25) em Paris, além do calor, Marcus driblar também a instabilidade do vento, que variou de forma lateral e frontal, segundo ele. Das 72 flechas que disparou , sete foram direto ao alvo e 28 na área dos 10 pontos. Também acertou 34 vezes na zona dos nove pontos e só três na de oito pontos. Em primeiro lugar no ranqueamento ficou o sul-coreano Kim Woojin, com 686 pontos.

 Ana Luiza Caetano disputará as eliminatórias das duplas mistas ao lado de Marcus D’Almeida no próximo dia 2 de agosto, a partir das 5h46 (horário de Brasília – Miriam Jeske/COB/Direitos Reservados

Na próxima terça (30), Ana Luíza competirá na disputa individual feminina a partir das 7h (horário de Brasília) e Marcus na masculina com início às 8h (horário de Brasília). As eliminatórias das duplas mistas ocorrerão a partir das 5h46 de 2 de agosto.