Skip to content

Grande São Paulo: Barueri registra tremor de terra de baixa magnitude

Um tremor de terra de baixa magnitude (2,4 mR) foi registrado na tarde desta segunda-feira (29) na cidade de Barueri, na Grande São Paulo. O abalo sísmico foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo.

O evento ocorreu por volta das 13h41 (horário de Brasília) e foi sentido por moradores das cidades de Osasco, Carapicuíba e Barueri e no bairro de Pinheiros, na capital paulista. 

De acordo com o Centro de Sismologia, tudo indica que o sismo teve origem natural, provocado por grandes pressões geológicas atuando na crosta terrestre. Mas o centro não descartou que o tremor possa ter sido causado pela atividade de mineração de pedreiras ou indústrias de cimento na região.

O centro informou ainda que eventos de magnitude 2 a 3 ocorrem todas as semanas em alguma parte do Brasil e a maioria deles não é sentida pelas pessoas. Mas que, no caso deste tremor, que foi sentido por algumas pessoas, é muito pouco provável que ele tenha causado problemas maiores.

Terremoto de magnitude 4,8 em Nova York causou grande pânico

Nova Iorque

6 de abril de 2024

 

De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, o sismo de magnitude 4,8 centrado em Nova Jersey, ocorrido às 10h23, também foi sentido em grandes cidades como Nova Iorque, Boston, Filadélfia e Baltimore. O terremoto, que durou cerca de 20 segundos, causou grande pânico, principalmente em Nova York.

Após o terremoto de magnitude 4,8, foram detectados tremores secundários de aproximadamente magnitude 2. Foi anunciado que o terremoto, cujo centro estava a cerca de 80 quilômetros a oeste de Nova York, ocorreu a uma profundidade de 4,7 km no subsolo.

Foi afirmado que não houve perda de vidas em Nova York. Os aeroportos JFK e LaGuardia, em Nova York, ficaram fechados ao tráfego por um longo período para avaliar os danos às pistas. Houve interrupções no metrô da cidade e nos trens suburbanos. Algumas pontes e túneis foram temporariamente fechados ao tráfego.

No comunicado da Casa Branca, referiu-se que o Presidente Joe Biden e a sua administração estão em contacto com as autoridades locais e prestarão assistência se necessário.

Fonte