Skip to content

Mafalda chega aos 60 anos inspirando artistas e ativistas

A personagem mais rebelde dos quadrinhos latino-americanos chega aos 60 anos ainda provocativa. Mafalda, do cartunista argentino Quino, tornou-se inspiração para novas gerações do seu país e do mundo. É como se a “criatura” tivesse ganhado vida própria, para além do seu “criador”, falecido em 2020.

Cartunista argentino Quino durante a cerimônia de abertura da exposição de suas obras no Museu do Humor de Buenos Aires – Foto: Arquivo/Reuters/Enrique Marcarian/Direitos reservados

As frases ácidas e veia crítica de Mafalda estimulam debates em salas de aula, escolas de arte e quadrinhos. Também é “presença” recorrente em camisetas e bandeiras de protestos políticos, especialmente quando o assunto é a própria Argentina.

Desde a posse de Javier Milei na presidência, o país vive uma onda de protestos, aumento da pobreza e restrições à liberdade de expressão. O sistema de comunicação pública foi completamente desestruturado.

“Creio que Mafalda deveria voltar com força total, já que, em tempos de Javier Milei na presidência, é mais que necessário uma voz crítica e contundente como a da personagem criada por Quino”, acredita o chargista brasileiro, Carlos Lattuf.

A artista plástica argentina Jorgela Argañaras lembra que passou a infância na Patagônia argentina lendo Mafalda, rindo e repetindo suas tiradas. O inconformismo da personagem com o mundo adulto ajudou Jorgela a não se sentir tão sozinha em sua pré-adolescência.

“Era muito bom vê-la no corpo de uma menina rebelde e confrontando com muito humor a atitude sexista de Susanita, a ingenuidade de Felipe, a falta de jeito de Manolo”, lembra Jorgela.

Brasília (DF), 29/09/2024 – Artista plástica argentina Jorgela Argañaras. Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

“Mafalda ficaria horrorizada com esse governo argentino. Imagino ela levantando bandeiras acompanhando os aposentados nas marchas, defendendo avós e mães. Imagino-a indignada com o ‘uso da palavra Liberdade’ num governo que não aceita a diferença.”

Agustín Lecchi, secretário-geral do Sindicato de Imprensa de Buenos Aires, considera que a Argentina vive hoje um dos piores momentos para a liberdade de expressão e para o exercício do jornalismo.  

Brasília (DF), 29/09/2024 – Agustín Lecchi, secretário-geral do Sindicato de Imprensa de Buenos Aires. Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

“Prova disso são os ataques aos meios comunicação e aos jornalistas, a censura aos meios públicos e o ataque aos meios comunitários, em particular ao seu financiamento”, cita Agustín.

“Não tenho dúvida que presidente Milei atacaria Mafalda e Quino como ataca a expressão popular, artística, jornalística. Recentemente, foi publicado, inclusive, um decreto contra a lei de acesso à informação pública, que afeta diretamente nosso trabalho e o direito da população.”

Inspiração

A personagem de Quino também é referência para artistas e educadoras brasileiras. A quadrinista May Solimar aprendeu com Mafalda que é possível expressar em linguagem simples e lúdica as reflexões mais complexas.

Brasília (DF), 29/09/2024 – Quadrinista May Solimar. Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

May lembra da personagem quando produz quadrinhos que tratam do combate ao machismo e do racismo, assim como quando ilustra as  vivências de mulheres pretas, mães solo.

“A Mafalda é uma inspiração incrível. Um símbolo de ativismo. Ela atinge vários públicos e fala como todo mundo entende. Mostra a arte como forma de ligação das pessoas com lutas importante”, destaca May.

A professora e agente de turismo Taina Gonçalves também tem Mafalda como referência. Atualmente morando em Buenos Aires, ela trabalha como guia e orientadora, especialmente de brasileiros que vão estudar medicina na Argentina.  

“Mafalda é sempre atual com seus questionamentos. Como educadora uso as tirinhas para ensinar meus alunos para além do idioma. Ela me ajuda a incentivá-los como seres humanos”, conta Taina.

Brasília (DF), 29/09/2024 – Taina Gonçalves, professora e guia de turismo. Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

“Mafalda nunca envelhece. Em meio a crises e mudanças é fundamental que continuemos defendendo o direito de questionar, expressar nossas opiniões e buscar um mundo mais justo. Não devemos perder a capacidade de nos indignar.”

 

 

 

 

Hoje é Dia: Mafalda, idosos e Outubro Rosa são destaques

A semana entre os dias 29/09 e 05/10 é marcada por centenários, lançamentos históricos e campanhas importantes. Hoje, 29 de setembro, a icônica personagem Mafalda, criada pelo cartunista argentino Quino (falecido em 2020), faz “aniversário”. Foi nesta data, em 1964, que a primeira história dela foi publicada no periódico argentino Primera Plana.

Nestes 60 anos, Mafalda atravessou ditaduras e sempre tratou de questões pesadas com ironia e humor. A contribuição dela para a reflexão de temas relacionados à paz, à democracia e aos direitos humanos já foi tema de matérias na Radioagência Nacional, TV Brasil e Agência Brasil.

Outra data a ser celebrada na semana é o centenário de nascimento do escritor e roteirista estadunidense Truman Capote, nascido em 30 de setembro de 1924. Reconhecido como um ícone de um gênero que misturava literatura e jornalismo, ele é o autor de obras como A Sangue Frio e Bonequinha de Luxo. A trajetória foi contada no Repórter Brasil e no História Hoje em 2014:

Nesta semana, outro marco na história do jornalismo (principalmente do Brasil) também completa 100 anos. Foi no dia 2 de outubro de 1924 que Assis Chateaubriand fundou o conglomerado de mídias Diários Associados, que se tornaria, em seu auge, o maior do Brasil. Episódios como a fundação da Rádio Tupi e da TV Tupi (um marco na história da TV no país) foram temas de conteúdos na Radioagência Nacional e Agência Brasil.

Para fechar a semana, temos o Dia Mundial dos Animais. A data é comemorada em 4 de outubro e foi homenageada por programas da TV Brasil como o Fique Ligado em 2018 e pelo Repórter Brasil em 2021.

29 de setembro a 5 de outubro de 2024

29

Nascimento do compositor Francisco Mário Flávio Salgado Sales, o Chiquinho Sales (naturalidade desconhecida) (115 anos) – compôs vários sucessos, e teve mais de vinte músicas gravadas, a maior parte delas pela dupla Alvarenga e Ranchinho

Primeira publicação da tira “Mafalda”, criação do cartunista argentino Quino, no semanal argentino Primera Plana (60 anos)

Criação da primeira biblioteca pública de São Luís, a Biblioteca Benedito Leite (195 anos)

30

Nascimento do escritor e roteirista estadunidense Truman Capote (100 anos)

Rede Pública de Comunicação britânica BBC realiza a primeira transmissão experimental de televisão (95 anos)

Dia Internacional do Podcast

Dia Internacional da Tradução – data reconhecida pela ONU

Dia Estadual da Velha Guarda das Escolas de Samba

1

Morte do jornalista, historiador, crítico, colecionador, expositor e negociador de obras de arte italiano radicado no Brasil Pietro Maria Bardi (25 anos) – criou, junto com Assis Chateubriand, o Museu de Arte de São Paulo, e foi seu diretor por 45 anos

Nascimento da atleta mineira Walewska Moreira de Oliveira (45 anos) – jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei que desempenhava a função de central. Em 2008, foi premiada como a melhor bloqueadora do mundo no Grand Prix e sagrou-se campeã olímpica

Nascimento da poetisa e professora maranhense Laura Rosa (140 anos) – usava o pseudônimo Violeta do Campo, foi a primeira mulher a ser eleita para o quadro de sócios efetivos da Academia Maranhense de Letras

Dia do Vereador

Dia Internacional das Pessoas Idosas – comemoração instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas na Resolução Nº de 14 de dezembro de 1990, que também é conhecida como “Dia Internacional do Idoso”, e que está oficializada no Brasil como “Dia Nacional do Idoso”

Dia Mundial da Música – comemoração internacional, que foi instituída por uma resolução de 1973 da 15ª Assembleia Geral do Conselho Internacional de Música

Dia Mundial do Vegetarianismo – comemoração internacional de vegetarianos que foi instituída em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte-Americana e aprovado em 1978 pela União Vegetariana Internacional

Início do Festival de Filmes de Ciência

Início do Outubro Rosa – Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama

2

Nascimento do compositor, pianista e produtor musical fluminense Alberto Rosenblit (70 anos)

Nascimento do líder político indiano Mahatma Gandhi (155 anos)

Criação do conglomerado de mídias Diários Associados (100 anos) – fundada por Assis Chateaubriand, a corporação já foi a maior da história da imprensa no Brasil, tendo cerca de 100 empresas em seu auge

Dia Internacional da Não-Violência – comemoração instituída pela ONU numa Resolução de 15 de Junho de 2007 para marcar a data do nascimento do líder pacifista hindu, Mahatma Gandhi

Dia Nacional do Pacifismo Ativo e pelo Desarmamento – comemoração conforme Lei Nº 11.619 de 19 de dezembro de 2007, que está relacionada com o “Dia Internacional da Não-Violência”

Criação do município de Porto Velho, capital do estado de Rondônia (110 anos)

3

Nascimento do educador, autor e tradutor francês Allan Kardec (220 anos) – notabilizou-se como o codificador do Espiritismo

Nascimento do cantor e compositor paraibano Zé Ramalho (75 anos)

Nascimento do guitarrista, cantor e compositor de blues elétrico estadunidense Stevie Ray Vaughan (70 anos)

Morte do compositor cearense Humberto Teixeira (45 anos) – nacionalmente conhecido como parceiro de Luiz Gonzaga. Um grande sucesso da dupla é a composição “Asa Branca”, lançada em 1947

4

Nascimento do botânico, naturalista e viajante francês Auguste de Saint-Hilaire (245 anos) – pertenceu aos primeiros grupos de cientistas vindos da Europa que realizaram pesquisas e explorações no Brasil

Nascimento do jurista, legislador, filósofo e historiador cearense Clóvis Beviláqua (165 anos) – autor do projeto do Código Civil brasileiro em 1901

Morte do ator e diretor fluminense Hugo Carvana (10 anos)

Nascimento do pintor francês Jean-François Millet (210 anos) – um dos principais representantes do realismo europeu surgido em meados do século XIX

Morte da cantora argentina Mercedes Sosa (15 anos)

O México se torna uma República Federal Representativa, após a promulgação da Constituição Federal dos Estados Unidos Mexicanos (200 anos)

Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e Dia Nacional dos Agentes de Combate às Endemias

Dia Mundial dos Animais – comemoração internacional, que teria sido criada em 1929 no “Congresso de Proteção Animal” realizado na cidade austríaca de Viena ou em 1931, durante um encontro de ecologistas realizado na cidade italiana de Florença

Início da Semana Mundial do Espaço – o evento acontece por conta do lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik I, em 4 de outubro de 1957, e do Tratado sobre princípios reguladores das atividades dos Estados na exploração e uso do espaço cósmico, inclusive a lua e demais corpos celestes, que entrou em vigor em 10 de outubro de 1967

Rinoceronte “Cacareco” recebe cerca de 100 mil votos para vereador nas eleições municipais (65 anos)

Início das transmissões do Projeto Minerva (54 anos)

5

Dia Mundial dos Professores – data da Unesco

Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

Dia Nacional da Cidadania

Dia do Empreendedor

Hoje é Dia: Dia da Democracia, da TV e Eloísa Mafalda são destaques

Hoje, 15 de setembro, é um dia para reverenciarmos algo essencial para a sociedade: a democracia. O Dia Internacional da Democracia, data instituída pela ONU em 1997, é necessário para valorizarmos a possibilidade de podermos escolher nossos governantes. A efeméride também chama atenção para locais onde populações não têm liberdade. No ano passado, o Nacional Jovem, da Rádio Nacional da Amazônia, tratou do tema: 

Outra celebração da semana é o Dia Nacional da Televisão. A data marca a inauguração da PFR-3 TV Difusora (posteriormente TV Tupi), a primeira emissora de televisão do Brasil e da América Latina. Em 2020, a Agência Brasil contou esta história. A data, claro, também foi tema de programas da TV Brasil como esta edição do Fique Ligado. 

No mesmo dia (18), se inicia a Semana Nacional de Trânsito. Criada pelo Contran em 1994, a semana terá como tema o slogan “Paz no trânsito começa por você” (que foi escolhido por meio de voto popular no ano passado). No ano passado, o Revista Brasil, da Rádio Nacional, tratou do tema: 

Em relação a datas comemorativas, o próximo sábado (21 de setembro) merece destaque. O dia será marcado pelo Dia Internacional da Paz, pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, pelo Dia da Árvore e, ainda, pelo Dia Mundial do Doente de Mal de Alzheimer. Todas as datas já foram lembradas por veículos da EBC. 

Em 2021, o Rádio Animada fez uma edição especial explicando a origem do Dia Internacional da Paz (criado pela ONU) e falando sobre a importância da data. O tema também foi tratado pelo Repórter Brasil em 2014. 

No ano passado, foi a Radioagência Nacional que tratou do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Em uma reportagem que pode ser ouvida abaixo, o veículo abordou a importância da inclusão deste grupo na sociedade. 

O Dia da Árvore foi lembrado em diversas matérias da Agência Brasil, que podem ser lidas aqui, aqui e aqui. Já quem tratou sobre o Mal de Alzheimer, lembrado pelo Dia Mundial do Doente de Mal de Alzheimer, foi esta edição do Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, de 2011. 

Atrizes marcantes

A semana é marcada, ainda, pelo aniversário de nascimento de atrizes marcantes. No dia 17 de setembro, a atriz Sandra Pêra completa 70 anos. Integrante do grupo “As Frenéticas” e irmã da também atriz Marília Pêra (falecida em 2015), ela já participou de programas da EBC. Em junho, ela deu uma entrevista ao Sem Censura: 

No dia 18, o destaque é o centenário de nascimento da atriz paulista Eloísa Mafalda. Famosa por atuações icônicas em novelas televisivas e falecida em 2018, ela teve a biografia contada pelo Repórter Brasil na ocasião: 

Para fechar a semana, temos os 90 anos da atriz italiana Sophia Loren. Musa de uma geração e uma das poucas atrizes a ter conquistado um Oscar em uma produção de língua estrangeira (que não seja a língua inglesa) pelo filme Duas Mulheres, ela teve a história contada há 10 anos pelo Repórter Brasil. O História Hoje, em 2022, contou um episódio controverso de sua vida: o dia em que ela foi presa por evasão de divisas:

Confira a relação de datas do Hoje é Dia de 15 a 21 de setembro de 2024:

Setembro de 2024

15

Nascimento do cineasta, escritor, argumentista, encenador e ator francês Jean Renoir (130 anos) – incompreendidos e subestimados no seu tempo, os seus filmes são hoje considerados entre as obras máximas do realismo poético francês

Morte do guitarrista estadunidense John William Cummings, o Johnny Ramone (20 anos) – um dos mais influentes guitarristas de punk rock da história, integrante da banda Ramones

Dia Internacional da Democracia – data reconhecida pela ONU

16

Nascimento do cantor e compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues (110 anos)

Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio – data reconhecida pela ONU

17

Morte do médico, escritor e político angolano Agostinho Neto (45 anos) – líder da Independência e primeiro presidente de seu país

Nascimento da atriz, cantora e diretora de cinema fluminense Sandra Pêra (70 anos)

Morte do filósofo austro-britânico Karl Popper (30 anos)

Inauguração do Instituto Benjamin Constant, primeira instituição brasileira dedicada à educação de deficientes visuais (170 anos)

Inauguração da Confeitaria Colombo, ponto de encontro de artistas e intelectuais (130 anos)

18

Nascimento do físico e astrônomo francês Jean Bernard Léon Foucault (205 anos) – conhecido pela invenção do pêndulo de Foucault, um dispositivo que demonstra o efeito da rotação da Terra

Nascimento da atriz paulista Mafalda Theotto, a Eloísa Mafalda (100 anos)

Navegador Amyr Klink finaliza travessia do Atlântico Sul, realizada em um barco a remo durante cem dias (40 anos)

Estreia do filme “O Mágico de Oz” (85 anos)

Dia Nacional da Televisão – comemoração que foi instituída pela Lei 10.255 de 9 de julho de 2001; tem por fim marcar a data da inauguração da PFR-3 TV Difusora (mais tarde TV Tupi), como a 1ª emissora de televisão do Brasil e da América Latina, e a 4ª do mundo, integrada então ao império jornalístico Diários e Emissoras Associados

Dia do Início da Semana Nacional de Trânsito – a semana foi instituída pela Resolução Nº 420 de 31 de julho de 1969 do Conselho Nacional de Trânsito do Brasil, e que está ratificada no Artigo Nº 326º da Lei Nº 9.503 de 23 de setembro de 1997, pela qual também se instituiu o Código Nacional de Trânsito no Brasil

Por meio de uma petição pública, o relógio da Praça do Relógio, em Taguatinga, é tombado como patrimônio cultural do DF, pois havia ameaça de derrubada para revitalização da praça (35 anos)

Fundação do America Football Club, com sede na cidade do Rio de Janeiro (120 anos)

19

Morte do médico e político maranhense Antônio Eusébio da Costa Rodrigues (35 anos) – especialista em leprologia e psiquiatria, fez parte da Sociedade de Medicina do Maranhão, foi prefeito de São Luís e eleito deputado estadual e federal

Nascimento da empresária e consultora de moda italiana radicada no Brasil Constanza Pascolato (85 anos)

Realização da primeira corrida automobilística do Brasil, o circuito de São Gonçalo-Rio de Janeiro (110 anos) – cujo vencedor foi Gastão de Almeida, com seu carro Berliet, que percorreu 42 Km em 1 hora e 05 minutos, com média de 38,8 km/h

20

Nascimento do cantor e compositor gaúcho Wander Wildner (65 anos) – participou em dois períodos de uma das mais influentes bandas de Punk Rock do Rio Grande do Sul, Os Replicantes

Nascimento da atriz italiana Sophia Loren (90 anos)

Morte do cantor juvenil fluminense Floriano Belham (25 anos) – muito popular nos anos 1920 e 1930, tendo sido a primeira “criança” no mundo a gravar um disco profissional, em 1929

Brasil e Argentina se enfrentam no futebol pela primeira vez, em amistoso em Buenos Aires (110 anos) – vitória de 3 x 0 para a Argentina

Tropas de paz da Força Internacional para Timor-Leste (InterFET) são implantadas em Timor-Leste para pacificar e assegurar a independência do país (25 anos)

21

Nascimento do cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler (60 anos)

Nascimento do cantor, compositor, poeta e escritor canadense Leonard Cohen (90 anos)

Dia Internacional da Paz – data reconhecida pela ONU

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Dia da Árvore

Dia Mundial do Doente de Mal de Alzheimer – comemoração que foi instituída em 1994 e que está oficializada no Brasil como “Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer”; tem por fim marcar a data da fundação da “Doente de Mal de Alzheimer Internacional”, que foi criada com apoio da Organização Mundial da Saúde