Skip to content

TV Brasil exibe três jogos da Série B do Brasileirão no meio da semana

A TV Brasil transmite, ao vivo, três partidas da quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B no meio desta semana. As atrações da jornada esportiva do canal público são os confrontos Vila Nova (GO) x Novorizontino (SP) nesta terça (14), às 19h; Botafogo (SP) x Chapecoense (SC), no mesmo dia, na sequência, às 21h30; e Ponte Preta (SP) x Santos (SP), nesta quarta (15), também às 21h30.

A emissora faz um pré-jogo de 15 minutos antes de cada disputa da faixa que vai ao ar às 21h30. Durante esse aquecimento, a equipe de transmissão da TV Brasil apresenta notícias sobre os times, detalhes sobre as escalações e a tabela atualizada da competição.

Saiba como assistir aos jogos da Série B na TV Brasil

Pela abertura da quinta rodada, a TV Brasil acompanha amanhã o jogo entre Vila Nova  e Novorizontino. O clube goiano recebe o paulista no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, conhecido como OBA, em Goiânia. A partida tem narração de André Marques e comentários de Waldir Luiz e Brenda Balbi. As reportagens no local são de Daniel Ito.

Os adversários estão empatados na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Vila Nova e Novorizontino tem 6 pontos e ocupam, respectivamente, a oitava e a nona posições na tabela da competição. Ambos venceram dois jogos e perderam dois e tem, até agora, 50% de aproveitamento.

Ainda na terça, logo depois do primeiro confronto, a TV Brasil transmite o segundo jogo da noite: Botafogo de São Paulo x Chapecoense, que deve começar às 21h30. A partir das 21h15, a equipe de transmissão apresenta os destaques sobre o duelo.

Luciana Zogaib narra a peleja, que será no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Os comentaristas escalados pela emissora para analisar a partida são Rodrigo Campos e Brenda Balbi. O repórter Juliano Justo traz as informações mais importantes do campo de jogo.

Mandante, o Botafogo está na zona de rebaixamento para a Série C, em décimo oitavo lugar. Com apenas 3 pontos, o clube ainda não venceu na competição. O time empatou os três primeiros embates e foi derrotado na última partida. Já o time catarinense ocupa a sexta colocação, com 7 pontos. A equipe venceu duas vezes, empatou uma e perdeu outra.

No dia seguinte, a TV Brasil começa a transmissão da Série B do Brasileirão com o pré-jogo do confronto entre dois times paulistas: Ponte Preta e Santos, que entram em campo às 21h30.

A transmissão da partida, a ser disputada no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, terá narração de Rodrigo Campos e participação de dois convidados: JP Scofano e Fabio Augusto. O repórter Lincoln Chaves traz as notícias do gramado.

A Ponte Preta está em décimo segundo lugar na classificação, 5 pontos. O time da casa obteve uma vitória, dois empates e sofreu uma derrota. Já o visitante está na terceira posição do campeonato. O Santos tem 9 pontos na tabela. A equipe do litoral venceu três confrontos e perdeu um.

Série B

Neste ano, 20 clubes disputam o campeonato, que vai até novembro e vale vaga na Série A e na Copa do Brasil. Dos 380 jogos da competição, a TV Brasil selecionará três por rodada, totalizando 114 partidas transmitidas. 

A chegada da Série B faz parte da estratégia da emissora de ampliar a presença do esporte na sua programação. A TV Brasil também exibe atualmente o Brasileirão Feminino e a Liga de Basquete Feminino (LBF). 

Por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que reúne 98 emissoras afiliadas da TV Brasil, os torcedores de todo o país poderão assistir às partidas e acompanhar seus times na disputa pelo título.

Competição

Neste ano, a disputa na Série B somará 380 jogos e será disputada no sistema de pontos corridos, em turno e returno, com 19 jogos de ida e 19 de volta. Disputam a competição os seguintes clubes: Amazonas, do Amazonas; América, de Minas Gerais; Avaí, Brusque e Chapecoense, de Santa Catarina; Botafogo, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorozontino, Ponte Preta e Santos, de São Paulo; Ceará, do Ceará; Coritiba e Operário, do Paraná; CRB, de Alagoas; Goiás e Vila Nova, de Goiás; Paysandu, do Pará; e Sport, de Pernambuco.

Os quatro primeiros conquistam uma vaga na Série A em 2025.

Serviço

Brasileirão Série B 2024 na TV Brasil
Terça-feira, dia 14, às 19h – Vila Nova x Novorizontino
Terça-feira, dia 14, às 21h15 – Botafogo x Chapecoense
Quarta-feira, dia 15, às 21h15 – Ponte Preta x Santos

Equipe de natação para os Jogos de Paris contará com 18 atletas

A equipe de natação do Brasil para a próxima edição dos Jogos Olímpicos, que serão disputados em Paris (França), foi definida no último final de semana com o final da disputa da Seletiva Olímpica – Troféu Brasil de Natação na piscina da Comissão de Desportos da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.

Com o encerramento da competição, ficou definido que o Brasil será representado nos Jogos de Paris por 18 atletas: Guilherme Costa, Maria Fernanda Costa, Gabrielle Roncatto, Beatriz Dizotti, Guilherme Caribé, Kayky Mota, Nicolas Albiero, Stephanie Balduccini, Maria Paula Heitmann, Marcelo Chierighini, Gabriel Santos, Breno Correia, Murilo Sartori, Fernando Scheffer, Eduardo Moraes, Ana Carolina Vieira, Giovana Reis e Guilherme Basseto.

Dos 18 atletas classificados para Paris, 11 estiveram nos Jogos de Tóquio. Além disso, a equipe brasileira contará com sete novatos: Maria Fernanda Costa, Guilherme Caribé, Kayky Mota, Nicolas Albiero, Maria Paula Heitmann, Eduardo Moraes e Giovana Reis.

Unisanta campeã

A competição também definiu o campeão do Troféu Brasil. Pela primeira vez na história a conquista foi alcançada pela Unisanta, que somou 1.385 pontos durante a competição. Maior campeão da história do evento, o Pinheiros terminou na segunda colocação com 1,176,50 pontos. Já o Minas Tênis Clube completou o pódio com 969 pontos.

CPI ouve ex-árbitro suspeito de interferir em resultados de jogos

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investiga manipulação de resultados do futebol e fraudes de apostas esportivas terá nesta segunda-feira (13) uma sessão secreta para ouvir o ex-árbitro de futebol Glauber do Amaral Cunha.

Há suspeitas de que o ex-árbitro tenha cobrado propina após interferência no resultado de um jogo do campeonato carioca. As suspeitas ganharam força com depoimento (também em sessão secreta) do dono do Botafogo, o empresário John Textor, em abril.

“A convocação de uma sessão secreta se faz necessária para proporcionar um ambiente no qual o depoente se sinta confortável para compartilhar detalhes cruciais sem receio de represálias ou comprometimento de sua segurança pessoal ou profissional. A confidencialidade é fundamental para garantir a cooperação total do depoente e para preservar a integridade do processo de investigação”, justificou o senador Carlos Portinho (PL-RJ), autor do requerimento em que é pedida a reunião secreta para ouvir o ex-árbitro.

Manipulação

Em depoimento, Textor reiterou aos parlamentares que tem provas sobre manipulação de partidas do Campeonato Brasileiro de futebol de 2022 e 2023. As denúncias constam, segundo ele, em análises de jogos da Good Game!, empresa francesa que avalia arbitragem com ajuda de inteligência artificial.

Durante a sessão secreta, o dono do Botafogo teria apresentado nomes de possíveis envolvidos, entre jogadores, árbitros e dirigentes. “Não venho com evidências de pagamentos em dinheiro. A nossa evidência diz como os jogos são manipulados e não o porquê, a motivação”, afirmou Textor sobre o tipo de denúncia.

“Não venho aqui para ganhar um troféu ou ser congratulado. O que nós descobrimos não é nada diferente do restante do mundo, Bélgica, França, toda a Europa. A manipulação de resultados [no esporte] é uma realidade, e devemos deixar nossa paixão de lado e o que ocorreu no ano passado pode ter ocorrido outras vezes”, acrescentou.

Textor também falou sobre a existência de um áudio que comprometeria um árbitro. O dono do Botafogo já havia declarado que clubes como São Paulo e Palmeiras teriam sido beneficiados, mas reforçou que não fazia acusação aos times nem aos seus dirigentes.

*Com informações da Agência Senado

TV Brasil tem sábado com jogos do Brasileiro Feminino e da Série B

Neste sábado (11) a TV Brasil transmitirá três partidas de futebol ao vivo. O primeiro confronto, válido pela Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino, colocará frente a frente Palmeiras e Santos a partir das 15h (horário de Brasília) no estádio Jayme Cintra, em Jundiaí.

Tá chegando a hora! ⏳

Na manhã de hoje, finalizamos os preparativos para o duelo deste sábado. AVANTI, PALESTRINAS! ✅🐷#AvantiPalestrinas pic.twitter.com/31GHZaDNYd

— Palmeiras Feminino (@Palmeiras_FEM) May 10, 2024

Ocupando a vice-liderança da competição com 19 pontos, as Palestrinas buscam uma vitória para se aproximarem do líder Corinthians (que tem 25 pontos). Já as Sereias da Vila têm a missão de somar pontos para se afastarem da zona do rebaixamento, pois estão na 12ª posição com sete pontos.

Série B

Logo depois, a partir das 17h, a emissora pública abre espaço para a Série B do Brasileiro, com o confronto entre Sport e Brusque. O Leão chega em bom momento na partida disputada na Arena Pernambuco, com 100% de aproveitamento nas três rodadas iniciais da competição. Já o Quadricolor tenta retomar o caminho das vitórias, após duas derrotas consecutivas.

😁 pic.twitter.com/xjkg0QyT1A

— Sport Club do Recife (@sportrecife) May 10, 2024

Brasileiro Feminino

O sábado de futebol na TV Brasil termina com Cruzeiro e Botafogo, a partir das 21h. Para sair com os três pontos do Estádio Municipal Castor Cifuentes, a equipe mineira confia demais no faro de gol da atacante Byanca Brasil, uma das artilheiras da competição. Já as Gloriosas tentam retomar o caminho das vitórias para deixarem a zona do rebaixamento.

BYANCA BRASIL É SELEÇÃO! 🇧🇷🦊

Nossa camisa 10 foi convocada pelo técnico Arthur Elias para a disputa dos amistosos de junho!

Mais que merecido, craque! Estamos na torcida 💙 pic.twitter.com/BrowOyPRGe

— Cruzeiro Feminino 🦊 (@CruzeiroFem) May 10, 2024

TV Brasil transmite dois jogos da LBF neste final de semana

A TV Brasil exibe, ao vivo, duas partidas da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa) neste final de semana: Corinthians x Sesi Araraquara nesta sexta-feira (10), às 21h; e Corinthians x AD Santo André, neste domingo (12), às 11h. Os confrontos entre as equipes paulistas valem pelo 2° turno da competição e serão disputados no ginásio poliesportivo Wlamir Marques, no Parque São Jorge, em São Paulo.

Participam da LBF neste ano 11 clubes e a TV Brasil é a única emissora em sinal aberto que transmite o campeonato. 

Na primeira fase, todos os times já tiveram confrontos diretos. Nos duelos anteriores, as meninas do Corinthians entraram em quadra como visitantes e foram derrotadas. O Sesi Araraquara venceu as alvinegras por 81 a 60, enquanto a AD Santo André ganhou das rivais pelo placar de 86 a 81.

A transmissão da Liga faz parte da estratégia da TV Brasil de intensificar a presença do esporte na sua programação. Além da LBF, o canal público também transmite a Série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino e a Série B do Campeonato Brasileiro.

Sobre a competição

Essa é a 13ª edição do torneio, criado em 2010. A LBF Caixa 2024 conta com um número recorde de clubes participantes. Os times são AD Santo André-SP, Bax Catanduva-SP, Corinthians-SP, Ituano-SP, Ponta Grossa Basquete/Curso ASB-PR, Sampaio Basquete-MA, Pontz São José Basketball-SP, SESI Araraquara-SP, Sodiê Mesquita-RJ, Unimed Campinas Basquete-SP e Unisociesc Blumenau-SC.

Na LBF, todos os times jogam entre si em turno e returno, totalizando 110 partidas na primeira fase. Os oito melhores colocados classificam-se aos playoffs, com séries melhores de três jogos nas quartas de final e semifinais, subindo para até cinco partidas na série final e decisiva. Em 2023, o campeão foi o Sesi Araraquara.

Ao vivo e on demand   

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. 

Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.   

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.   

Serviço

Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa) 2024 na TV Brasil
Sexta-feira, dia 10/5, às 21h – Corinthians x Sesi Araraquara 
Domingo, dia 12/5, 11h – Corinthians x AD Santo André

Wrestling: Giullia Penalber conquista vaga nos Jogos de Paris

A brasileira Giullia Penalber conquistou nesta sexta-feira (10) a classificação para o torneio de wrestling da próxima edição dos Jogos Olímpicos, que serão disputados em Paris (França). A vaga da carioca de 32 anos de idade, na categoria estilo livre feminino 57 quilos, foi alcançada no pré-olímpico da modalidade, que é disputado em Istambul (Turquia).

O SONHO FOI REALIZADO! ✅💪

Após tantas conquistas, incluindo o ouro no Pan-Americano de Santiago, a vaga para os Jogos Olímpicos é oficial! 🤩

Parabéns, Giullia!👏

Que felicidade ver você fazendo parte do #TimeBrasil em Paris! 💛#Wrestling #Medley pic.twitter.com/VTQCH1c1xZ

— Time Brasil (@timebrasil) May 10, 2024

Esta será a primeira participação de Giullia em uma edição dos Jogos Olímpicos. Na seletiva para Tóquio 2020, a atleta brasileira ficou a apenas uma vitória da classificação, mas acabou sendo derrotada na semifinal da competição.

Agora, no pré-olímpicos disputado em Istambul, a carioca de 32 anos começou superando a italiana Aurora Belo, depois bateu Sezim Zhumanazarov, do Quirguistão. Por fim, na semifinal, que valia a classificação para Paris, a brasileira venceu Laylokhon Sobirova, do Uzbequistão. Como havia três vagas em disputa no pré-olímpico, as duas finalistas, Giullia e a russa Olga Khoroshavtseva, se garantiram nos Jogos Olímpicos sem a necessidade de um confronto final.

Nadadores brasileiros se garantem nos Jogos Olímpicos de Paris

O Brasil conheceu, na noite desta segunda-feira (6), os seus primeiros representantes nas provas de natação na próxima edição dos Jogos Olímpicos, que serão disputados em Paris (França). Guilherme Costa, Gabrielle Roncatto e Maria Fernanda Costa carimbaram o passaporte no primeiro dia de disputa da Seletiva Olímpica – Troféu Brasil de Natação, que está sendo disputada no CDA da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.

PODE AVISAR QUE A NATAÇÃO BRASILEIRA VAI FORTE PRA 🇫🇷! 💪🏊🫶🏻

Os nossos atletas Guilherme Costa, Gabi Roncatto e Mafe Costa brilharam e carimbaram os seus passaportes nos Jogos Olímpicos #Paris2024 👏🤩🇧🇷

Estamos prontos pra ver vocês arrebentarem MUITO nas piscinas francesas!… pic.twitter.com/aKkLi1wwlF

— Time Brasil (@timebrasil) May 6, 2024

Guilherme Costa, que já tinha o índice da prova dos 400 metros livre masculino pela salvaguarda da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) nadou nesta segunda em 3min46s90 para ficar novamente abaixo da marca para estar nos Jogos de Paris. “Gostaria de ter nadado um pouco melhor. De manhã, me senti bem. Preciso ver quanto passei, mas sei que estou em uma fase de treino bastante forte para os Jogos Olímpicos. É lá que tenho que nadar rápido e certamente estarei bem”, declarou.

Já na versão feminina da prova Maria Fernanda Costa e Gabrielle Roncatto também se garantiram. As duas já possuíam índice feito nas competições em salvaguarda e nesta segunda confirmaram presença em Paris.

“Eu me senti bem. Não é o meu melhor, mas estou muito feliz de ter feito o índice novamente. É uma prova que estamos botando no nível muito competitivo mundialmente. Então isso significa que a natação feminina tem evoluído muito e isso me deixa muito feliz”, declarou Maria Fernanda.

TV Brasil transmite jogos da nona rodada do Brasileirão Feminino

A TV Brasil transmite dois jogos válidos pela nona rodada do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1, disputa que envolve os melhores times da modalidade. A emissora pública faz um aquecimento com as principais notícias sobre as equipes 15 minutos antes de cada transmissão.

O canal exibe a partida São Paulo x Atlético neste domingo (5), ao vivo, a partir das 14h45. No dia seguinte, a TV Brasil acompanha as emoções do confronto América x Flamengo. O embate vai ao ar nesta segunda (6), a partir das 20h45.

Saiba como assistir aos jogos do Brasileirão Feminino Série A1 na TV Brasil

O duelo São Paulo x Atlético é o destaque da programação deste domingo (5). O jogo começa às 15h no Estádio Marcelo Portugal Gouvêa, em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, mas a transmissão ao vivo tem início às 14h45, com o pré-jogo. A narração é de Luciana Jogaib e os comentários são da jornalista Brenda Balbi e da ex-jogadora Natalie Wippel.

O clube paulista está em quarto lugar no Brasileirão, com 14 pontos, quatro vitórias, dois empates e uma derrota. O Atlético mineiro é o lanterna do campeonato: não conseguiu vencer nenhuma partida, empatou uma vez e foi derrotado em sete oportunidades.

O confronto entre o América mineiro e o Flamengo ganha transmissão na telinha da TV Brasil nesta segunda (6), às 21h, com aquecimento, ao vivo, a partir das 20h45. A partida será no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Atração da jornada esportiva do canal, o jogo narrado por Luciana Zogaib terá comentários de Brenda Balbi e da jornalista convidada Fernanda Pizzotti.

A equipe mandante está na quinta colocação da tabela do Brasileirão: fez 14 pontos até agora, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Já as meninas do rubro-negro carioca estão em nono lugar com 11 pontos. O time da Gávea ganhou três partidas, empatou duas e perdeu três.

Sobre a competição

Com 16 clubes, a edição de 2024 da Série A 1 reúne a elite do futebol feminino brasileiro e terá seis meses de disputa. A final está programada para o dia 22 de setembro.

Os times que participam são América, Cruzeiro e Atlético, de Minas Gerais; Avaí-Kindermann, de Santa Catarina; Botafogo, Flamengo e Fluminense, do Rio de Janeiro; Corinthians, Ferroviária, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Palmeiras, de São Paulo;  Grêmio e Internacional, do  Rio Grande do Sul; e Real Brasília, do Distrito Federal.

Ao vivo e on demand 

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.   

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O App pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Lula sanciona marco legal dos jogos eletrônicos no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (3), o marco legal para a indústria de jogos eletrônicos. O chamado Marco Legal dos Games regulamenta a fabricação, importação, comercialização, o desenvolvimento de jogos eletrônicos e seu uso comercial no Brasil. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, a sanção será publicada em edição regular do Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (6).

“Sancionei o projeto de lei que cria o marco legal para a indústria dos jogos eletrônicos. Com isso, serão fixados princípios e diretrizes para a sustentabilidade econômica do setor, inclusive de interação dos jogos eletrônicos com legislações específicas do setor cultural, os incentivos fiscais estendidos ao segmento e diretrizes para proteção de crianças e adolescentes”, destacou o presidente Lula em postagem nas redes sociais. 

A nova legislação foi aprovada pelo Congresso Nacional no mês passado. 

Na definição de jogos eletrônicos, segundo a lei, entram os softwares (programas para computador), as imagens geradas a partir da conexão com o jogador, conhecido como gamer; os jogos de console de videogames e de realidade virtual (RV), realidade aumentada (RA), realidade mista (RM) e realidade estendida ou imersiva, tanto quando gamer faz o download do jogo (baixa o jogo e salva o arquivo naquele dispositivo eletrônico, como smartphone ou compactador) ou por streaming, que permite a reprodução do jogo sem necessidade de baixar um arquivo. Não entram nesta categoria de gamer os jogos de azar eletrônicos, apostas do tipo bet, poker on-line e outros que envolvam prêmios em dinheiro.

“A expectativa do setor com a sanção é que possamos ver os investimentos e as oportunidades na área multiplicadas. É estimado que, no intervalo dos próximos três anos, vamos ver a entrada de R$ 200 milhões a R$ 300 milhões anuais em investimentos privados no setor, a multiplicação na base de duas a três vezes do volume total de empregados no setor na próxima década, e, portanto, a criação de oportunidades que colocam o Brasil num patamar mais destacado no ciclo produtivo global”, afirmou Márcio Filho, presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Estado do Rio de Janeiro e especialista em games e sociedade.

Crianças e adolescentes

Pelo texto, a indústria do setor, por meio dos desenvolvedores de games, deve proteger crianças e adolescentes da exposição a jogos violentos ou abusos. Além disso, o marco prevê a criação de canais de reclamações e denúncias de abusos para assegurar os direitos deste público no mundo digital, e as ferramentas de compras deverão buscar o consentimento dos responsáveis pelos usuários infantojuvenis.

Outro ponto levantado pelo texto substitutivo é a possibilidade de jogos eletrônicos serem implantados na Política Nacional de Educação Digital, sendo usados nas escolas como forma de ensino, com a criação de um repositório de uso livre, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Incentivos ao setor

O projeto de lei sancionado pelo presidente Lula busca regular todos os aspectos relevantes da produção. De acordo com o texto, a indústria de jogos eletrônicos contará com incentivos à economia do setor e renúncia fiscal semelhantes aos previstos para o setor cultural na Lei Rouanet e na Lei do Audiovisual para estimular a produção de conteúdo, com redução de tributos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de equipamentos necessários ao desenvolvimento de jogos.

O novo marco legal também regulamenta as atividades dos profissionais de tecnologia. Todos os envolvidos no desenvolvimento de jogos eletrônicos serão incluídos em categorias como microempreendedor individual e na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego.

Além disso, as empresas de jogos eletrônicos no país serão reconhecidas formalmente, por meio da determinação da criação do Código Nacional de Atividade Econômica, relativo às atividades relacionadas aos jogos.

As empresas, o empresário individual ou o microempreendedor poderão ainda receber tratamento especial no âmbito do regime Inova Simples, do Simples Nacional, bem como em parcerias com instituições científicas, tecnológicas e de inovação.

CBF adia jogos por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul levaram a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a decidir adiar todas as partidas de futebol marcadas para serem realizadas no estado e envolvendo equipes gaúchas na condição de visitante até a próxima segunda-feira (6).

Segundo nota emitida pela entidade máxima do futebol brasileiro, no final da noite da última quarta-feira (1), a decisão envolve equipes de todas as competições e divisões do futebol brasileiro que se encaixem nos critérios descritos anteriormente.

Antes do anúncio do adiamento geral, a partida entre Internacional e Juventude, pela Copa do Brasil, que estava programada para ser realizada a partir das 21h30 da última quarta no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, já havia sido postergada.

O balanço mais recente da Defesa Civil do Rio Grande do Sul informa que as fortes chuvas que castigam o estado desde a última sexta-feira (24) já deixaram um rastro de ao menos 13 mortes e 12 feridos.

Além disso, há 21 desaparecidos e mais de 67.860 mil pessoas já foram de alguma forma afetadas por alagamentos, inundações, enxurradas e vendavais. O número de desalojados, ou seja, de pessoas forçadas a deixar suas casas e buscar abrigo na casa de parentes, amigos ou em hospedagens pagas, já chega a 9.993, enquanto os que tiveram que buscar abrigos públicos ou de entidades assistenciais totalizam 4.599.