Skip to content

Polícia do Rio prende suspeito de incendiar área ambiental em Valença

O suspeito do incêndio criminoso que devastou a área de proteção ambiental (APA) da Serra da Beleza, em Valença, no sul fluminense, foi preso por policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, em ação conjunta com agentes da 91ª Delegacia Policial e apoio de policiais militares. A ação é parte da Operação Curupira, trabalho integrado da Polícia Civil do Rio de Janeiro para investigar e responsabilizar os envolvidos nos incêndios criminosos praticados no estado.

“Após amplo esforço de investigação e levantamento de dados de inteligência, foi possível identificar a pessoa flagrada em um vídeo amplamente divulgado, descendo de uma motocicleta e ateando fogo em região de mata. O fato ocorreu em uma área à margem da Rodovia RJ-143, na altura do Km 52. Após provocar o incêndio, o indivíduo fugiu. A ação criminosa devastou aproximadamente 2,7 mil hectares, sendo 1,5 mil hectares de matas nativas protegidas pela APA”, informou a Polícia Civil.

O acusado foi capturado no interior de uma fazenda, local ermo e de difícil acesso na zona rural de Conservatória, distrito de Valença. No momento da abordagem, ele não ofereceu resistência. A motocicleta utilizada para a prática do crime e as vestimentas e o capacete trajados pelo homem no dia do crime foram apreendidos.

O governo do Rio de Janeiro informou que mais de 20 suspeitos são investigados pela polícia por provocar incêndios florestais no estado. 

África do Sul: polícia prende homem suspeito de incendiar edifício em 2023

24 de janeiro de 2024

 

As autoridades da África do Sul prenderam um homem em ligação com a morte de 76 pessoas num grande incêndio num edifício em Joanesburgo, em agosto passado.

O suspeito é um homem de 29 anos que confessou envolvimento enquanto testemunhava durante um inquérito público sobre a causa da tragédia.

O homem, que a polícia ainda não divulgou o nome, também receberá 120 acusações de tentativa de homicídio e incêndio criminoso, de acordo com um comunicado da polícia.

O incêndio, um dos piores desastres da história da África do Sul, ocorreu num edifício abandonado de cinco andares no centro de Joanesburgo, que tinha sido tomado por gangues criminosas que alugavam alojamentos.

A maioria das vítimas do incêndio de 31 de agosto eram migrantes estrangeiros.

Notícia relacionada
“Incêndio mata mais de 50 pessoas em Joanesburgo, África do Sul”, Wikinotícias, 31 de agosto de 2023.