Skip to content

Sábado para assistir e experimentar esporte paralímpico no Ibirapuera

Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil

Neste sábado (30) de muito sol em São Paulo, Mariana Prado, 28 anos, e sua sobrinha Giulia, 9 anos, decidiram passear pelo Parque Ibirapuera, na capital paulista. Foi então que elas se depararam com uma estrutura especial: uma arena com um telão que estava transmitindo ao vivo os jogos das Paralimpíadas de Paris. Ao lado desse telão, foi montada uma arena paradesportiva, onde ambas puderam experimentar como é praticar um esporte paralímpico.

A reportagem da Agência Brasil encontrou Mariana e Giulia sentadas em cadeiras de rodas, tentando arremessar uma bola ao cesto, no esporte chamado de basquete em cadeira de rodas. “É um esporte muito difícil, mas minha sobrinha está fazendo vários pontos. Ela é muito boa e eu sou terrível [nesse esporte]”, brincou a tia. “Esse espaço aqui é genial e um incentivo para a gente conhecer os esportes e dar mais atenção para as Paralímpiadas. A gente sempre tenta colocar ela [a sobrinha] para conhecer os esportes. E trazer ela para essa realidade, que não é tão comum, é genial”, disse a tia.

 Arena Paralímpica montada no Parque do Ibirapuera com telão e quadras esportivas . Foto:  Paulo Pinto/Agência Brasil

Giulia, por sua vez, que nunca tinha sentado em uma cadeira de rodas antes e sequer praticado esse esporte, contou ter adorado a experiência e disse que sua maior dificuldade no basquete em cadeira de rodas foi acertar a cesta. No fim, ela achou tudo “mais fácil do que imaginava”.

A Arena de Eventos foi montada em frente ao Planetário e atrás do Museu Afro Brasil e vai funcionar entre hoje (31) e amanhã (1° de setembro). A ideia foi criada pela Braskem, patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e pela Urbia, concessionária do parque. As atividades são todas gratuitas e funcionam das 9h às 17h. Além disso, o local deve receber a presença de alguns atletas paralímpicos.

Segundo Ana Laura Sivieri, diretora de marketing e comunicação corporativa da Braskem, a estrutura foi montada com o objetivo de “ajudar a torcida brasileira a enxergar a beleza e a potência das Paralimpíadas e para que ela possa torcer por nossos atletas”. A ideia de realizá-la no Ibirapuera foi também uma oportunidade de celebrar os 70 anos do parque. “Celebramos 70 anos [do parque] neste mês. Então juntamos as duas coisas: o aniversário do parque e as Paralimpíadas”, disse.

“Estamos proporcionando a oportunidade para que os frequentadores do parque possam entrar nesse espaço gratuitamente, assistir aos jogos e ainda participar da arena paralímpica tendo experiências como jogar o basquete em cadeira de rodas, o futebol de cegos e outras atividades. Será um dia de diversão, de interação e de incentivo para que todos assistam e acompanhem nossos atletas, que já ganharam diversas medalhas”, acrescentou a diretora da Braskem.

O profissional de educação física Everaldo Ferraz, 29 anos, que trabalha com pessoas com deficiência intelectual e física, se surpreendeu com o espaço. “Cheguei aqui no Ibirapuera hoje e vi a arena. Como eu já tinha trabalhado na área, isso me despertou a curiosidade”, disse. Ele  revelou que estava ali, na arena, com duas crianças autistas.

“Elas aproveitaram muito o espaço. E foi importante trazer para eles a perspectiva do esporte adaptado, agora com o tema das Paralimpíadas. Esse espaço aqui traz um conhecimento para a população em geral e que, muitas vezes, não tem perspectiva de como são difíceis os esportes adaptados. É importante para valorizarmos isso ainda mais”, falou.

“As Paralimpíadas são um evento que potencializa e mostra para o mundo os nossos atletas – e o Brasil é uma referência nisso. Nas Olimpíadas passadas fomos recordistas, batendo o recorde, com 72 medalhas conquistadas. Apesar da falta de estrutura, o Brasil é referência, com atletas guerreiros”, ressaltou.

A professora Lilian Espindola, 53 anos, também conheceu o espaço por acaso. “Vim passear aqui pelo Ibirapuera e me deparei com essa estrutura e tive a curiosidade de vir conhecer”, afirmou. Nessa visita, ela aproveitou para praticar o futebol de cegos. “E já estou na fila para o tênis de mesa [em cadeira de rodas]”, brincou.

“Eles [monitores] colocaram a venda nos meus olhos e fizeram inicialmente um treinamento para a gente se familiarizar com o som da bola. Mas é muito difícil e muito complicado você estar em um ambiente que você não conhece, saber os limites e onde você está. E ainda ter que encontrar a bola e chutar ao gol. É bem complicado. Mas eu achei a experiência ótima”, falou a professora. “Acho que os esportes paralímpicos deveriam ser muito mais apoiados e muito mais divulgados. Infelizmente, só temos, na TV aberta, os jogos principais. Os paralímpicos têm pouco espaço na mídia. Acredito que deveria ser mais divulgado”, sugeriu Lilian.

Hoje é Dia: Ibirapuera, Getúlio e Leminski são destaques da semana

A semana entre os dias 18 e 24 de agosto de 2024 tem datas que nos ajudam a lembrar de locais, instituições e pessoas. No dia 21, um dos parques mais icônicos do país completa 70 anos. Foi neste dia, em 1954, que o Parque do Ibirapuera foi fundado. Com vasto espaço verde e palco de diversas manifestações culturais, o espaço foi tema de matérias especiais do Repórter Brasil em 2014 e 2019 que podem ser relembradas abaixo: 

Um pouco antes, no dia 19, celebramos o aniversário de 55 anos da Embraer, uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo. Com sede em São José dos Campos, a gigante global da aviação foi tema de uma matéria do Repórter Brasil em 2019. 

Ozires Silva, fundador da empresa, também foi destacado em conteúdos da EBC como a Agência Brasil e o próprio Repórter Brasil (ambos em 2021). 

Duas figuras marcantes também são lembradas no dia 24 de agosto. Há 70 anos, ocorreu a morte do ex-presidente Getúlio Vargas. A morte trágica do político gaúcho (que tirou a própria vida em 1954) foi um marco na história do Brasil. O episódio foi lembrado nesta matéria da Agência Brasil e neste vídeo do Repórter Brasil. 

No mesmo dia, o nascimento de Paulo Leminski, um dos mais talentosos e inovadores escritores e poetas brasileiros, completa 80 anos. Falecido em 1989, ele é até hoje lembrado por seus versos transgressivos e foi tema de conteúdos da EBC como uma edição do História Hoje e um especial do Momento Literário (quadro do programa Antena MEC) que podem ser ouvidos abaixo:

Datas marcantes

A semana também tem diversas datas que nos ajudam a celebrar e refletir. Três delas são amanhã (19 de agosto): o Dia Mundial da Fotografia, o Dia Nacional do Historiador e o Dia Nacional do Ciclista. 

O Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de agosto para marcar uma data de 1839 em que Daguerreótipo, inventado pelo pesquisador francês Louis Jacques Mandé Daguerre, foi anunciado ao mundo na Academia de Ciências da França em Paris. Programas das Rádios EBC como o Rádio Sociedade (da MEC AM) e o Viva Maria (da Rádio Nacional da Amazônia) já comemoraram a data:

O Dia Nacional do Historiador foi instituído pela Lei Nº 12.130 de 2009 e é uma homenagem a Joaquim Nabuco (que nasceu em 1849). Já o Dia Nacional do Ciclista foi criado em memória ao ambientalista, biólogo e ciclista Pedro Davison, que foi tragicamente atropelado por um motorista alcoolizado em 2006, enquanto pedalava em Brasília. A data serve para conscientizar para o cuidado no trânsito e também da importância de políticas públicas para ciclistas. A Radioagência Nacional já falou no assunto em 2014 e 2019:

Para fechar a semana, temos o Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto. A data, dedicada a reconhecer e preservar as tradições, lendas, músicas, danças, festas e costumes que compõem o folclore brasileiro, foi destacada no Repórter Brasil, Repórter Maranhão e História Hoje: 

Confira a relação de datas do Hoje é Dia de 18 a 24 de agosto de 2024:

Agosto de 2024

18

A África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos pelo COI por não renunciar ao regime de apartheid (60 anos)

19

Morte do químico quântico e bioquímico estadunidense Linus Pauling (30 anos) – vencedor do Nobel de Química e Nobel da Paz

Morte do jornalista e escritor maranhense Odylo Costa Filho (45 anos) – foi membro da Academia Brasileira de Letras

Nascimentodo político, diplomata, historiador, jurista, orador e jornalista pernambucano de Joaquim Nabuco (175 anos)

Nascimento da cantora fluminense Aracy de Almeida (110 anos)

Nascimento do poeta e tradutor paulista Haroldo de Campos (95 anos)

Fundação da Embraer (55 anos)

Divulgação da criação do daguerreótipo pela Academia Francesa de Ciências (185 anos) – primeiro processo fotográfico a ser anunciado e comercializado ao grande público. O governo francês declarou o invento como domínio público

Dia Mundial da Fotografia – comemorado para marcar a data de 19 de agosto de 1849, em que o Daguerreótipo, um invento do pesquisador francês, Louis Jacques Mandé Daguerre, foi anunciado ao mundo na Academia de Ciências da França em Paris

Dia Nacional do Historiador – comemorado por brasileiros, conforme Lei Nº 12.130 DE 17 de dezembro de 2009, para marcar a data do nascimento do diplomata, político, jornalista, historiador e literato brasileiro, Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo, que veio ao mundo em 19 de agosto de 1849, e que, mesmo tendo sido educado por uma família escravocrata, optou pela luta em favor dos escravos do Brasil

Dia Nacional do Ciclista – comemorado extraoficialmente no Brasil, para marcar a data da morte do ambientalista, biólogo e ciclista brasileiro, Pedro Davison, que se deu em 19 de agosto de 2006, depois de ele haver sido atropelado por um motorista alcoolizado, enquanto pedalava em pleno Eixo Rodoviário da cidade brasileira de Brasília-DF

Dia Mundial da Ajuda Humanitária – comemoração instituída pela 63ª Assembléia Geral da ONU na Resolução A-63-L.49 de 11 de dezembro de 2008, em tributo dos cerca de 100 prestadores humanitários de serviços que foram vitimados mortalmente em serviço por ano na primeira década do século 21, e para marcar a data do atentado de 19 de agosto de 2003 contra a sede da ONU em Bagdá no Iraque

20

Nascimento da poetisa goiana Ana Lins do Guimarães Peixoto Bretas, a Cora Coralina (135 anos)

Fundação da Confederação Brasileira de Desportos (CBD) (110 anos)

Fundação da Escola Superior de Guerra (75 anos)

21

Morte do cantor e compositor baiano Raul Seixas (35 anos)

Nascimento da ativista paulista Rosely Roth (65 anos) – pioneira no movimento de defesa da diversidade sexual no Brasil

Início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Fundação do Parque do Ibirapuera (70 anos)

22

23

Primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol com clubes campeões estaduais (Taça Brasil) (65 anos)

24

Nascimento do líder palestino Yasser Arafat (95 anos)

Morte do político gaúcho Getúlio Vargas (70 anos)

Nascimento do escritor, poeta, crítico literário, tradutor e professor paranaense Paulo Leminski (80 anos)

Nascimento do escritor argentino Jorge Luís Borges (125 anos)