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Histórias de vida em formato de cordel são tema de exposição em SP

O verso da canção Chico Preto, dos compositores João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro, já dizia: “a tua história um dia vai virar cordel”. E a partir deste sábado (2), qualquer pessoa que passar pelo Museu da Língua Portuguesa, na região da Luz, na capital paulista, poderá se deparar com uma exposição que conta a história de 21 pessoas por meio da literatura de cordel.

Chamada de Vidas em Cordel, a exposição celebra a tradição oral, a poesia popular e a ancestralidade e é uma realização do Museu da Língua Portuguesa com o Museu da Pessoa, espaço virtual e colaborativo que se dedica, há 30 anos, a registrar, preservar e disseminar histórias de vida. A curadoria é do poeta e cordelista Jonas Samaúma, do cordelista e pesquisador do folclore brasileiro Marco Haurélio, e da xilogravadora Lucélia Borges.

Entre as personalidades que tiveram suas histórias cordelizadas e que estão retratadas na mostra estão o jornalista Gilberto Dimenstein e o líder indígena e imortal da Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak. Mas há também nomes menos conhecidos, de pessoas comuns, que também tiveram trabalhos relevantes ao país.

A mostra chega a São Paulo depois de passar por Pernambuco, Bahia e Minas Gerais. Em São Paulo, ela ganhou três histórias inéditas, de personalidades que desenvolveram trabalhos de impacto na região da Luz, onde o Museu da Língua Portuguesa está inserido.

Histórias

São Paulo 02/11/2024 História de Idibal Matto Pivetta é uma das presentes na exposição. – Foto Guilherme Sai.

Uma dessas três personalidades é César Vieira, pseudônimo de Idibal Matto Pivetta (1931-2023), que, como advogado, teve uma atuação importante na defesa de presos políticos durante a ditadura militar no Brasil. Ele também foi um dos fundadores do grupo Teatro Popular União e Olho Vivo, pioneiro na utilização de processos de criação coletiva. Perseguido pela censura do regime militar, passou a assinar suas peças como César Vieira.

“Para mim, ele sempre vai ser um ser humano incrível: uma pessoa de um coração muito grande. Por uma necessidade do país, ele viu que era necessário se juntar a outras pessoas para trocar experiências, aprender e poder também construir um país mais justo. Ele se formou em direito e jornalismo e também era dramaturgo. Ele foi fundador do Teatro Popular União e Olho Vivo, que é um grupo que há 75 anos faz essa troca de experiência nos bairros populares da capital”, explicou seu filho, Lucas Cesar Pizzetta.

Cesinha, como ele é mais conhecido por herdar o pseudônimo do pai, contou que foi convidado pelo Museu da Pessoa e do Museu da Língua Portuguesa para contar essa história. “Acho que é fundamental esse tipo de iniciativa que contribui para contar a história da cultura popular brasileira. Principalmente hoje, quando vivemos em um momento de dominação tão grande da cultura estrangeira. Precisamos contar essas histórias de uma forma agregada, relacionando esses temas para entender o contexto do país”, disse ele, em entrevista à Agência Brasil.

A história do pai de Cesinha foi cordelizada pela poeta Maria Celma. O cordel, que pode ser retirado gratuitamente na exposição ou ser visualizado por meio do site, inicia essa história pelos seguintes versos: “Falar de Idibal Pivetta. Requer bom senso e coragem. Homem de muitas facetas. E de uma imensa bagagem. Marcou a história das gentes. Como autor e personagem”.

À reportagem, Maria Celma contou que, para iniciar o cordel sobre Idibal, ela começou a consultar sua biografia, assistindo entrevistas e lendo muitos trabalhos publicados sobre ele. “E aí eu me apaixonei pelos feitos, pela pessoa, pelo humano, pelo social dele. Além de prazeroso, foi uma experiência enriquecedora escrever sobre ele. Isso me enriqueceu como pessoa, como cidadã, como brasileira”, disse ela.

Além da história de Pivetta, as outras histórias inéditas cordelizadas para a mostra foram a de Cleone Santos, uma mineira de Juiz de Fora que criou o Coletivo Mulheres da Luz, que oferece apoio e dá visibilidade às mulheres em situação de prostituição; e do rapper MC Kawex, que viveu por 20 anos na chamada Cracolândia, sendo uma voz ativa na região.

“Trazer a exposição para São Paulo abriu uma porta grande para que a gente pudesse também trazer a história de pessoas que estão aqui, digamos, na nossa vizinhança, no nosso território”, falou Camila Aderaldo, coordenadora do Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa. “Conseguimos reunir três nomes para compor essa mostra. Organizar e colocar a história dessas pessoas em literatura é quase uma maneira de fazê-las ainda presentes. E isso é muito poderoso”, acrescentou.

Para Karen Worcman, fundadora e curadora do Museu da Pessoa, a exposição é uma grande celebração da língua portuguesa. Além disso, ela expande o nosso conceito de construção de memória do país. “A ideia básica do Museu da Pessoa é fazer com que a história de cada pessoa se torne um objeto de museu. O museu tem como objetivo promover uma mudança, uma democratização da memória social, ampliar o jeito que a gente conta a nossa história na sociedade”.

Todas as histórias que estão sendo apresentadas nesta exposição em São Paulo foram incluídas no acervo do Museu da Pessoa. Inclusive as que serão contadas pelo próprio público.

Cabine

Essa exposição não é feita só de histórias apresentadas em painéis e em cordéis que podem ser retirados de forma gratuita no museu. Há também uma cabine interativa, onde os visitantes poderão gravar seus próprios depoimentos.

“O Museu da Pessoa, que é sempre colaborativo, traz sempre uma cabine de histórias de vida. Toda vida dá um cordel. Toda vida é parte de um museu. Então a pessoa que vem tem a possibilidade de gravar a sua história e integrar o acervo do museu – e de forma gratuita”, contou Karen Worcman.

Todos esses depoimentos do público vão depois integrar o acervo digital do Museu da Pessoa .

São Paulo 02/11/2024 Exposição de cordel no Museu da Língua Portuguesa. – Foto Guilherme Sai.

 

Cordel

O cordel surgiu em um tempo onde não havia rádio, internet ou TV e poucos sabiam ler. Para saber as histórias, as pessoas saíam às ruas para ouvir os artistas populares que narravam, em forma de versos, os acontecimentos da região. Até que surgiram as técnicas baratas de impressão e essas histórias começaram a ser reproduzidas em pequenos livros que se propagaram pela Europa. 

Quando chegou ao Brasil, isso ganhou uma linguagem própria, com humor, críticas e capas ilustradas com xilogravuras, técnica que consiste em entalhar em pedaços de madeira imagens de alto e baixo relevo que depois receberão camadas de tinta e serão reproduzidas em papel, como uma espécie de carimbo.

“A literatura de cordel, enquanto gênero, enquanto cultura, enquanto história, tem uma força enorme para todos os brasileiros. Esse projeto de exposição, além de bonito, é importantíssimo do ponto de vista sócio-cultural. Esse projeto é realmente uma ação de salvaguarda da literatura de cordel”, disse a cordelista Maria Celma.

Desde 2018, a literatura de cordel e seus bens associados, como a xilogravura, são reconhecidos como patrimônio cultural e imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Mostra

A exposição está sendo apresentada no Saguão B do museu e tem entrada gratuita. Ela ficará em cartaz até fevereiro do próximo ano. 

As histórias que estão em exposição poderão ser acessadas também de forma virtual, por meio do site Nesse conteúdo online também está disponível o livreto Vidas em Cordel para Educadores, um material educativo e gratuito voltado para professores e que pode ser utilizado em atividades educativas.

Haddad proporá a Lula mudanças no formato de pisos de Saúde e Educação

Diante do descolamento dos pisos das pastas de Saúde e Educação dos demais gastos do novo arcabouço fiscal, a equipe econômica do governo federal pretende propor, no Orçamento do próximo ano, mudanças no formato dos gastos mínimo para as duas áreas, disse nesta terça-feira (11) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O ministro afirmou que levará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugestões de novas fórmulas de cálculo na elaboração do Orçamento Geral da União do próximo ano, que terá de ser enviado ao Congresso até 30 de agosto.

“Vamos levar algumas propostas para o presidente, que pode aceitar ou não, dependendo da avaliação que ele fizer”, declarou o ministro em relação a uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo que apontou que o governo pretende limitar a 2,5% o crescimento real (acima da inflação) dos pisos para a saúde e a educação.

Apesar da mudança dos cálculos, Haddad descartou o risco de perda de recursos para as duas áreas. “Não se trata disso, ninguém tem perda”, garantiu o ministro.

A mudança tem o objetivo de evitar o colapso do novo arcabouço fiscal porque os pisos para a Saúde e a Educação cresceriam mais que os gastos discricionários (não obrigatórios) dos ministérios nos próximos anos. O próprio Tesouro Nacional estima que o espaço para as despesas livres do governo será comprimido ano a ano, até se extinguir em 2030, caso as regras para os limites mínimos de Saúde e Educação não sejam alteradas.

Pelas contas do Tesouro, de 2025 a 2033, o governo terá R$ 504 bilhões a menos para gastos discricionários, que incluem os investimentos (obras e compra de equipamentos). “São vários cenários que estão sendo discutidos pelas áreas técnicas, mas nenhum foi levado ainda à consideração do presidente”, disse Haddad.

Descompasso

O descompasso ocorre porque, enquanto os pisos mínimos para a Saúde e a Educação são calculados com base num percentual das receitas, os demais gastos do arcabouço fiscal obedecem ao limite de 70% do crescimento real (acima da inflação) da receita no ano anterior. Com o fim do teto federal de gastos, no ano passado, os pisos voltaram a ser 15% da receita corrente líquida para a saúde e 18% da receita líquida de impostos para a educação.

No ano passado, durante as discussões do novo arcabouço fiscal, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, defendeu uma reavaliação do cálculo dos pisos mínimos no Orçamento de 2025. “Entendemos que há critérios que podem ser melhores que a mera indexação [em relação às receitas]”, disse Ceron na época.

Também no ano passado, Haddad tinha dito que a equipe econômica pretendia incluir uma regra de transição no arcabouço fiscal, mas a proposta não foi levada adiante na elaboração nem na discussão do novo marco para as contas públicas.