Skip to content

TV Brasil exibe show da Academia da Berlinda neste domingo

A TV Brasil exibe neste domingo (28), às 23h, show dos pernambucanos da Academia da Berlinda, gravado durante a Conferência Nacional de Cultura (CNC). A banda mistura ritmos latinos como a cúmbia e o merengue com os sons brasileiros do maracatu, da ciranda e do carimbó.  

O repertório do show inclui sucessos da banda como Dorival, Cúmbia de Praia, Fui Humilhado e Só de tu. A CNC foi realizada em Brasília, em março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e reuniu grandes nomes como Fafá de Belém, Paulinho da Viola, Sambaiana  e Salgadinho. 

Até setembro, a TV Brasil exibe aos domingos shows inéditos que foram gravados em parceria com o Ministério da Cultura durante a CNC. A atração também será exibida na Rádio Nacional aos sábados, às 20h, na faixa Música ao Vivo.

Arco do Triunfo exibe símbolo paralímpico a 2 meses dos Jogos de Paris

A dois meses da abertura da Paralímpíada de Paris, o Arco do Triunfo amanheceu nesta sexta-feira (28) decorado com os Agitos, principal símbolo do movimento olímpico, dando boas vindas ao evento. A competição está programada para o período de 28 de agosto a 8 de setembro. A escultura dos Agitos, instalada no Arco do Triunfo a 44 metros de altura, ocorre três semana depois de a Torre Eiffel receber os Anéis Olímpicos.

Quand le symbole de Paris et celui du Paralympisme se rencontrent, c’est… époustouflant ✨

À 60 jours du coup d’envoi des Jeux Paralympiques de Paris2024, l’Arc de triomphe se pare des Agitos au lever du soleil, marquant notre volonté de mettre les Jeux Paralympiques dans le… pic.twitter.com/66Weco8OAV

— Paris 2024 (@Paris2024) June 28, 2024

Os Agitos foram criados em 2003 para representam o lema paralímpico “espírito em movimento”. Em latim, a palavra agito significa “eu me movo”.  As linhas assimétricas, direcionadas a um ponto centra, representam o esforço do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), em unir atletas de diversas regiões do mundo na competição. As cores do símbolo – azul, vermelha e verde – são as que mais aparecem em bandeiras ao redor do planeta.

” Estou orgulhoso de ver esses Agitos Paralímpicos no topo do Arco do Triunfo e que somos o primeiro país-sede dos Jogos a exibi-los ao mesmo tempo que os anéis Olímpicos. De agora em diante, todos poderão vê-los no coração da capital, e em 28 de agosto, a Avenue des Champs Elysées se tornará a Avenida dos Jogos Paralímpicos para uma Cerimônia de Abertura na Place de la Concorde que promete ser inesquecível”, disse Tony Estanguet, presidente dos Jogos Paris 2024, em declaração ao site do evento.   

Nas últimas edições da Paralimpiada, os tradicionais Agitos ocuparam a Tower Bridge durante Londres 2012; a Praia de Copacabana na Rio 2016;  e a Baía de Tóquio, em Tóquio 2020.

TV Brasil exibe Chapecoense x Operário e Novorizontino x Amazonas

A TV Brasil transmite dois confrontos da Série B do Campeonato Brasileiro neste início de semana pela décima primeira rodada da competição. A partida Chapecoense (SC) x Operário (PR) é a atração da jornada esportiva desta segunda-feira (17), às 21h; e o duelo Novorizontino (SP) x Amazonas (AM) tem destaque na programação desta terça-feira (18), no mesmo horário.

Saiba como assistir aos jogos da Série B na TV Brasil

A emissora pública apresenta um pré-jogo de 15 minutos antes de cada disputa. Durante esse aquecimento, logo após a exibição da trama turca Um Milagre, o canal traz as informações sobre os times envolvidos, revela as escalações e atualiza a classificação das equipes na tabela do Brasileirão.

O confronto Chapecoense (SC) x Operário (PR) abre a décima primeira rodada do Brasileirão Série B nesta segunda (17). A TV Brasil exibe o duelo a partir das 20h45. O clube de Santa Catarina recebe o time paranaense na Arena Condá, em Chapecó, para a partida que começa às 21h.

O jogo tem narração de Luciana Zogaib. Os lances são analisados pela jornalista Brenda Balbi e pela jornalista convidada Fernanda Pizzotti. Direto do estádio catarinense, o repórter Igor Santos traz as notícias da partida.

Clube mandante, a Chapecoense (SC) ocupa apenas a décima segunda posição no campeonato com 14 pontos. A equipe tem três vitórias, cinco empates e duas derrotas. Já o Operário (PR) está em quinto lugar na tabela com 18 pontos. O time ganhou cinco confrontos, empatou três e perdeu dois.

A TV Brasil acompanha Novorizontino (SP) x Amazonas (AM) nesta terça-feira (18), às 21h, com aquecimento a partir das 20h45. O jogo será disputado no estádio Jorge de Biasi, mais conhecido como Jorjão, em Novo Horizonte, no interior de São Paulo.

O duelo é narrado por Rodrigo Campos e tem os comentários das jornalistas Rachel Motta e Brenda Balbi. A transmissão ainda conta com as reportagens do gramado apresentadas por Lincoln Chaves.

Os adversários estão em posições intermediárias na classificação. O Novorizontino (SP) é o décimo primeiro com 14 pontos. A equipe paulista acumula quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas no campeonato. O clube visitante é somente o décimo quarto com 11 pontos. O Amazonas (AM) venceu três disputas, empatou duas e foi superado em cinco.

Transmissão da Série B

Neste ano, 20 clubes disputam o campeonato que vai até novembro e vale vaga na Série A e na Copa do Brasil. Dos 380 jogos da competição, a TV Brasil selecionará três por rodada, totalizando 114 partidas transmitidas. 

A chegada da Série B faz parte da estratégia da emissora de ampliar a presença do esporte na sua programação. A TV Brasil também exibe atualmente o Brasileirão Feminino e a Liga de Basquete Feminino (LBF). 

Por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que reúne 98 emissoras afiliadas da TV Brasil, os torcedores de todo o país poderão assistir às partidas e acompanhar seus times na disputa pelo título. Saiba como sintonizar a TV Brasil na sua cidade.

Sobre a competição

Em 2024, a Série B terá 380 jogos e será disputada no sistema de pontos corridos, em turno e returno, com 19 jogos de ida e 19 jogos de volta. Disputam a competição os seguintes clubes: Amazonas (AM), América (MG), Avaí (SC), Botafogo (SP), Brusque (SC), Ceará (CE), Chapecoense (SC), Coritiba (PR), CRB (AL), Goiás (GO), Guarani (SP), Ituano (SP), Mirassol (SP), Novorizontino (SP), Operário (PR), Paysandu (PA), Ponte Preta (SP), Santos (SP), Sport (PE) e Vila Nova (GO). Os quatro primeiros conquistam uma vaga na Série A em 2025.

Serviço

Brasileirão Série B 2024 na TV Brasil
Segunda-feira, dia 17/6, 20h45 – A TV Brasil apresenta pré-jogo de 15 minutos antes de cada partida. Durante o aquecimento, logo após a exibição da trama turca Um Milagre, o canal traz as informações sobre os times envolvidos. (PR)
Terça-feira, dia 18/6, 20h45 – Novorizontino (SP) x Amazonas (AM)

Saiba como assistir aos jogos da Série B na TV Brasil

TV Brasil exibe dois jogos do Brasileirão Série B neste domingo

A TV Brasil transmite dois confrontos da décima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B neste domingo (16), ao vivo. Às 11h, a emissora pública acompanha a disputa entre o Botafogo de São Paulo e o Vila Nova de Goiás e, às 18h30, o jogo entre o Goiás e o Coritiba.

O canal faz um aquecimento de 15 minutos antes do duelo da manhã e de 30 minutos antes da segunda partida do dia. Durante esse pré-jogo, a equipe da TV Brasil traz as principais notícias sobre os clubes, informa as escalações para os embates e apresenta a classificação atualizada dos times na competição.

Saiba como assistir aos jogos da Série B na TV Brasil

A jornada esportiva da Série B do Campeonato Brasileiro na programação da TV Brasil começa logo cedo neste domingo (16), a partir das 10h45, com o esquenta para a partida Botafogo x Vila Nova, que será disputada no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. André Marques narra a peleja, que tem os comentários das jornalistas Brenda Balbi e Rachel Motta.

Anfitrião do confronto matutino, o Botafogo está apenas na décima sétima posição na tabela, com sete pontos. O time paulista é o primeiro na zona de rebaixamento para a Série C e precisa melhorar o rendimento na competição. O Botafogo tem uma vitória, quatro empates e três derrotas. O Vila Nova, que está na décima posição, com 14 pontos, venceu quatro jogos, empatou dois e perdeu três.

O duelo entre o Goiás e o Coritiba será às 18h30, no Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia. O embate ganha narração de Luciana Zogaib e comentários de dois convidados: a jornalista Naty Brasil e o ex-jogador Sorato.

Vice-líder da competição, o Goiás fez 17 pontos no Brasileirão. A equipe tem cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. Já o Coritiba está em nono lugar no campeonato, com 14 pontos. O time paranaense conquistou quatro triunfos, empatou duas vezes e foi superado em três oportunidades.

Transmissão da Série B

Neste ano, 20 clubes disputam o campeonato, que vai até novembro e vale vaga na Série A e na Copa do Brasil. Dos 380 jogos da competição, a TV Brasil seleciona três por rodada, totalizando 114 partidas transmitidas. 

A chegada da Série B faz parte da estratégia da emissora de ampliar a presença do esporte na sua programação. A TV Brasil também exibe atualmente o Brasileirão Feminino e a Liga de Basquete Feminino (LBF). 

Por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que reúne 98 emissoras afiliadas da TV Brasil, os torcedores de todo o país podem assistir às partidas e acompanhar seus times na disputa pelo título.

Sobre a competição

Em 2024, a Série B tem programados 380 jogos e é disputada no sistema de pontos corridos, em turno e returno, com 19 jogos de ida e 19 jogos de volta.

Disputam a competição os seguintes clubes: Amazonas; América de Minas Gerais; Avaí, Brusque e Chapecoense, de Santa Catarina; Ceará; Coritiba e Operário, do Paraná; CRB, de Alagoas;  Goiás e Vila Nova, de Goiás; Botafogo, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta e Santos, de São Paulo; Paysandu, do Pará; e Sport, de Pernambuco.

Os quatro primeiros na competição conquistam uma vaga na Série A em 2025.

TV Brasil exibe 2º amistoso feminino entre Brasil e Jamaica amanhã

A TV Brasil transmite nesta terça-feira (4), às 20h, o segundo jogo feminino de futebol entre Brasil x Jamaica, na Arena Fonte Nova, em Salvador. No primeiro amistoso, no sábado (1º), na Arena de Pernambuco, as brasileiras venceram por 4 a 0, com destaque para a rainha Marta, que fez dois gols na partida.

Na ocasião, o estádio em Pernambuco registrou 33.272 torcedores pagantes. Com isso, a seleção brasileira feminina de futebol estabeleceu recorde de público no Nordeste.

Brasil e Jamaica voltaram a se enfrentar dez meses depois da Copa do Mundo Feminina. Na época, as equipes terminaram empatadas no 0 a 0, mas isso significou a eliminação do Brasil na competição. O jogo de amanhã é a última etapa rumo às Olimpíadas de Paris.

A transmissão dos amistosos preparatórios para as Olimpíadas faz parte da estratégia da TV Brasil de intensificar a presença do esporte feminino na sua programação. A emissora também transmite o Brasileirão Feminino A1 e a Liga de Basquete Feminino (LBF).

Serviço

Brasil x Jamaica  
Competição: amistoso de futebol feminino 
Data: terça-feira (4/6), às 20h 
Local: Arena Fonte Nova, Salvador

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play – http://tvbrasilplay.com.br

TV Brasil exibe nesta terça amistoso feminino entre Brasil e Jamaica

A TV Brasil transmite nesta terça-feira (4), às 20h, o segundo jogo feminino de futebol entre Brasil x Jamaica, na Arena Fonte Nova, em Salvador. No primeiro amistoso, no sábado (1º), na Arena de Pernambuco, as brasileiras venceram por 4 a 0, com destaque para a rainha Marta, que fez dois gols na partida.

Na ocasião, o estádio em Pernambuco registrou 33.272 torcedores pagantes. Com isso, a seleção brasileira feminina de futebol estabeleceu recorde de público no Nordeste.

Brasil e Jamaica voltaram a se enfrentar dez meses depois da Copa do Mundo Feminina. Na época, as equipes terminaram empatadas no 0 a 0, mas isso significou a eliminação do Brasil na competição. O jogo de amanhã é a última etapa rumo às Olimpíadas de Paris.

A transmissão dos amistosos preparatórios para as Olimpíadas faz parte da estratégia da TV Brasil de intensificar a presença do esporte feminino na sua programação. A emissora também transmite o Brasileirão Feminino A1 e a Liga de Basquete Feminino (LBF).

Serviço

Brasil x Jamaica  
Competição: amistoso de futebol feminino 
Data: terça-feira (4/6), às 20h 
Local: Arena Fonte Nova, Salvador

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play – http://tvbrasilplay.com.br

TV Brasil exibe três jogos da Série B do Brasileirão no meio da semana

A TV Brasil transmite, ao vivo, três partidas da quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B no meio desta semana. As atrações da jornada esportiva do canal público são os confrontos Vila Nova (GO) x Novorizontino (SP) nesta terça (14), às 19h; Botafogo (SP) x Chapecoense (SC), no mesmo dia, na sequência, às 21h30; e Ponte Preta (SP) x Santos (SP), nesta quarta (15), também às 21h30.

A emissora faz um pré-jogo de 15 minutos antes de cada disputa da faixa que vai ao ar às 21h30. Durante esse aquecimento, a equipe de transmissão da TV Brasil apresenta notícias sobre os times, detalhes sobre as escalações e a tabela atualizada da competição.

Saiba como assistir aos jogos da Série B na TV Brasil

Pela abertura da quinta rodada, a TV Brasil acompanha amanhã o jogo entre Vila Nova  e Novorizontino. O clube goiano recebe o paulista no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, conhecido como OBA, em Goiânia. A partida tem narração de André Marques e comentários de Waldir Luiz e Brenda Balbi. As reportagens no local são de Daniel Ito.

Os adversários estão empatados na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Vila Nova e Novorizontino tem 6 pontos e ocupam, respectivamente, a oitava e a nona posições na tabela da competição. Ambos venceram dois jogos e perderam dois e tem, até agora, 50% de aproveitamento.

Ainda na terça, logo depois do primeiro confronto, a TV Brasil transmite o segundo jogo da noite: Botafogo de São Paulo x Chapecoense, que deve começar às 21h30. A partir das 21h15, a equipe de transmissão apresenta os destaques sobre o duelo.

Luciana Zogaib narra a peleja, que será no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Os comentaristas escalados pela emissora para analisar a partida são Rodrigo Campos e Brenda Balbi. O repórter Juliano Justo traz as informações mais importantes do campo de jogo.

Mandante, o Botafogo está na zona de rebaixamento para a Série C, em décimo oitavo lugar. Com apenas 3 pontos, o clube ainda não venceu na competição. O time empatou os três primeiros embates e foi derrotado na última partida. Já o time catarinense ocupa a sexta colocação, com 7 pontos. A equipe venceu duas vezes, empatou uma e perdeu outra.

No dia seguinte, a TV Brasil começa a transmissão da Série B do Brasileirão com o pré-jogo do confronto entre dois times paulistas: Ponte Preta e Santos, que entram em campo às 21h30.

A transmissão da partida, a ser disputada no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, terá narração de Rodrigo Campos e participação de dois convidados: JP Scofano e Fabio Augusto. O repórter Lincoln Chaves traz as notícias do gramado.

A Ponte Preta está em décimo segundo lugar na classificação, 5 pontos. O time da casa obteve uma vitória, dois empates e sofreu uma derrota. Já o visitante está na terceira posição do campeonato. O Santos tem 9 pontos na tabela. A equipe do litoral venceu três confrontos e perdeu um.

Série B

Neste ano, 20 clubes disputam o campeonato, que vai até novembro e vale vaga na Série A e na Copa do Brasil. Dos 380 jogos da competição, a TV Brasil selecionará três por rodada, totalizando 114 partidas transmitidas. 

A chegada da Série B faz parte da estratégia da emissora de ampliar a presença do esporte na sua programação. A TV Brasil também exibe atualmente o Brasileirão Feminino e a Liga de Basquete Feminino (LBF). 

Por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que reúne 98 emissoras afiliadas da TV Brasil, os torcedores de todo o país poderão assistir às partidas e acompanhar seus times na disputa pelo título.

Competição

Neste ano, a disputa na Série B somará 380 jogos e será disputada no sistema de pontos corridos, em turno e returno, com 19 jogos de ida e 19 de volta. Disputam a competição os seguintes clubes: Amazonas, do Amazonas; América, de Minas Gerais; Avaí, Brusque e Chapecoense, de Santa Catarina; Botafogo, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorozontino, Ponte Preta e Santos, de São Paulo; Ceará, do Ceará; Coritiba e Operário, do Paraná; CRB, de Alagoas; Goiás e Vila Nova, de Goiás; Paysandu, do Pará; e Sport, de Pernambuco.

Os quatro primeiros conquistam uma vaga na Série A em 2025.

Serviço

Brasileirão Série B 2024 na TV Brasil
Terça-feira, dia 14, às 19h – Vila Nova x Novorizontino
Terça-feira, dia 14, às 21h15 – Botafogo x Chapecoense
Quarta-feira, dia 15, às 21h15 – Ponte Preta x Santos

TV Brasil exibe 2 jogos no meio de semana pelo Brasileirão Feminino

A TV Brasil acompanha dois confrontos válidos pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1, competição que reúne as principais equipes da categoria, neste meio de semana. O pré-jogo, com as notícias sobre as partidas programadas pela emissora pública, começa 15 minutos antes da bola rolar.

A transmissão de Palmeiras (SP) x Real Brasília (DF) é o destaque da programação na manhã desta quarta-feira (1º), ao vivo, a partir das 9h45. A TV Brasil exibe o duelo Santos (SP) x Fluminense (RJ) na noite de quinta (2), ao vivo, a partir das 20h45.

Saiba como assistir aos jogos do Brasileirão Feminino Série A1 na TV Brasil

A partida Palmeiras (SP) x Real Brasília (DF) começa às 10h no estádio Jayme Cintra, em Jundiaí, no interior de São Paulo, mas a transmissão começa, ao vivo, às 9h45, com as notícias do pré-jogo. A jornalista Luciana Jogaib narra o embate que tem os comentários de Brenda Balbi e da convidada Yasmin Queiroz.

Acompanhe a tabela do Brasileirão Feminino

A equipe alviverde paulista ocupa a quinta colocação na tabela com 13 pontos. As Palestrinas conquistaram quatro vitórias, tiveram um empate e perderam dois jogos. Já o time do Real Brasília está em nono lugar, com 10 pontos. O clube ganhou duas partidas, empatou quatro e perdeu uma.

A TV Brasil transmite o jogo Santos (SP) x Fluminense (RJ) na quinta, às 21h, com aquecimento, ao vivo, a partir das 20h45. A disputa ocorre no estádio Ulrico Mursa, na cidade de Santos, no litoral paulista. A narração é de Luciana Zogaib com os comentários de Brenda Balbi e de Giordana Krumpanzer, da TV Cultura do Pará.

As Sereias da Vila estão na 11ª posição do campeonato com 7 pontos. O time venceu duas partidas, empatou uma e foi derrotado em quatro. Já as tricolores estão no 13º lugar do Brasileirão. As atletas das Laranjeiras conseguiram ganhar um jogo, empataram dois e perderam quatro.

Sobre a competição

Com 16 clubes, a edição de 2024 da Série A 1 reúne a elite do futebol feminino brasileiro e terá seis meses de disputa. A final está programada para o dia 22 de setembro. Os times que participam são América (MG), Atlético Mineiro (MG), Avaí-Kindermann (SC), Botafogo (RJ), Corinthians (SP), Cruzeiro (MG), Ferroviária (SP), Flamengo (RJ), Fluminense (RJ), Grêmio (RS), Internacional (RS), Palmeiras (SP), Real Brasília (DF), Red Bull Bragantino (SP), Santos (SP) e São Paulo (SP).

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.   

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.   

Mostra no CCBB-Rio exibe 24 filmes do ator norte-americano Al Pacino

Começa nesta quarta-feira (3), no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB-RJ), a mostra inédita Pacino, que leva ao público 24 filmes mais marcantes da carreira do ator Al Pacino, que completará 84 anos no próximo dia 25.

Os ingressos para as sessões regulares no cinema do CCBB-RJ custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada) e podem ser adquiridos a partir das 9h do dia da sessão, na bilheteria física ou pela internet. A mostra ficará em cartaz até 6 de maio, e a programação pode ser conferida aqui.

Além dos filmes, haverá um debate no dia 11 de abril (às 18h) com o curador da mostra Paulo Santos Lima, com a atriz Karine Teles e com o professor e diretor de cinema Pedro Henrique Ferreira.

Al Pacino interpreta Sonny Wortzik em Um dia de cão, de 1975 – Divulgação CCBB-RJ

No dia seguinte (12), terá início um curso de três aulas que se estenderá até o domingo (14), das 12h às 14h, com Paulo Santos Lima. O curso abordará a história da atuação no cinema e, em especial, o método moderno de atuação nos Estados Unidos, onde se formou Al Pacino. As inscrições para o curso devem ser feitas pelo e-mail cursopacinorj@fumacafilmes.com.br.

A mostra terá também uma sessão com recursos de acessibilidade (legendagem descritiva, audiodescrição e LIBRAS) do filme Um Dia de Cão (1975), de Sidney Lumet, no dia 19 de abril, às 15h30. O debate, o curso e a sessão inclusiva são gratuitos.

Continuidade

Falando à Agência Brasil, o curador Paulo Santos Lima explicou que, de certo modo, a mostra Pacino é uma continuação da mostra De Niro, realizada em 2019. “Daí, como se fosse uma continuação, a ideia de trazer Al Pacino que assim também é uma forma de voltar aos filmes, à história do cinema e, também, a essa referência enorme que é o Al Pacino”.

Serão exibidos filmes protagonizados pelo ator entre 1971 e 2019. “pegando um arco longo que também dá para a gente ver as mudanças que Al Pacino, ao longo da carreira dele, foi tendo, como atuação”.

Pacino interpreta Frank Serpico, no filme Serpico (1973) – Divulgação CCBB-RJ

Segundo Santos Lima, a trilogia O Poderoso Chefão, que está na mostra, foi responsável por inserir o ator em um certo imaginário coletivo. “Em qualquer lugar do mundo, alguém olha a imagem de Michael Corleone e remete a Al Pacino ou Al Pacino a Michael Corleone e ao Poderoso Chefão. Em Scarface isso também é bem marcante”, destacou o curador.

Paulo Santos Lima também destacou o período que considera ser o mais rico de Pacino, os anos da década de 1970, com Um Dia de Cão e Serpico, por exemplo, e 1990, com Perfume de Mulher, que deu a Pacino seu único Oscar.

O filme Advogado do Diabo também compõe a mostra Al Pacino – Divulgação CCBB-RJ

O curador observou que enquanto Robert de Niro se caracteriza por transformações extremas do corpo, Al Pacino é marcado pelo semblante, gestual e por uma atuação que mescla contenção e explosão.

Na avaliação de Santos Lima, a característica mais marcante de Al Pacino é no seu modo de atuar, influenciado pelo método do Actors Studio, como quase todos os de sua geração, a chamada Nova Hollywood, que tem um registro mais realista na atuação.

“Acho que Al Pacino é o grande ator a trazer no corpo, na expressão, uma certa condição de mundo. Ele, às vezes, parece extremamente abatido. Tem vários papéis dramáticos e, quando é comédia, é mais leve. Está ali Al Pacino sempre com uma respiração, uma lida com o estado das coisas. Isso é muito marcante no olhar e no trabalho dele, no geral”.

Homenagem

Essa é a maior mostra já realizada em homenagem a Al Pacino, com obras que vão desde o início de sua carreira no cinema, como Os Viciados (1971), seu primeiro trabalho como protagonista, passando pela trilogia de O Poderoso Chefão (1972, 1974, 1990), até filmes mais recentes como Era uma Vez em… Hollywood (2019).

Al Pacino é Don Corleone na trilogia Poderoso Chefão – Divulgação CCBB-RJ

O estilo de Al Pacino apresenta modulações desde o início da sua carreira, indo do naturalismo do cinema mais realista dos anos 1970 – em filmes como Serpico (1973), pelo qual ganhou seu primeiro prêmio Globo de Ouro e indicação ao Oscar de Melhor Ator, e Um Dia de Cão (1975), ambos de Sidney Lumet –; a algo mais expressivo nos anos 1980, como Scarface, de Brian De Palma, e, a partir dos anos 1990, a marca Al Pacino, que ia de uma atuação quase exagerada em Perfume de Mulher (1992), de Martin Brest, premiado com o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Ator, e Advogado do Diabo (1997), de Taylor Hackford, à precisão de obras-primas como O Pagamento Final (1993), de Brian De Palma, e Fogo contra Fogo (1995), de Michael Mann.

A mostra Al Pacino tem patrocínio do Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Do Rio de Janeiro, ela seguirá para o CCBB Brasília, de 2 de julho a 4 de agosto e, simultaneamente, no CCBB São Paulo, de 6 de julho a 18 de agosto.

TV Brasil exibe debate sobre os 10 anos da Lava Jato

Para marcar os 10 anos da Operação Lava Jato, a TV Brasil exibe neste sábado (16), às 22h, um especial conduzido pelo jornalista investigativo Leandro Demori, ex-diretor do The Intercept Brasil e coordenador da Vaza Jato, cobertura que revelou as conversas entre a cúpula da operação.

Demori, que já apresenta um talk show na emissora pública, recebe como convidados Marcelo Semer, desembargador, escritor, mestre em direito penal e doutor em criminologia; Dora Cavalcanti, advogada criminalista, diretora fundadora do Innocence Project Brasil e conselheira do Instituto de Defesa do Direito de Defesa; o jornalista e colunista de economia, Luis Nassif; Carla Jimenez, jornalista e editora-chefe de notícias do UOL e Florestan Fernandes Júnior, jornalista e diretor de redação do Brasil 247.

“O programa fará uma autopsia da Lava Jato, dos seus mecanismos e das suas consequências”, destaca Demori.

O grupo de especialistas que acompanhou de perto as denúncias, decisões e bastidores da Lava Jato, disseca a operação mais famosa da Justiça brasileira. “Depois da Lava Jato, a gente precisa refletir que não precisamos de uma peça de marketing, nem de heróis para que se faça justiça”, comentou durante o debate a jornalista Carla Jimenez, que também foi diretora e cofundadora do jornal El País Brasil.

No programa, os participantes relembram os principais fatos e analisam as consequências da operação, que perduram até os dias de hoje. “Importante lembrar a intersecção da Lava Jato com o impeachment da ex-presidente Dilma. O vazamento da conversa entre Lula e Dilma foi o último prego no caixão do impeachment. E o ‘tchau, querida’, retirado daquele diálogo, se tornou o slogan daquele movimento”, destaca o desembargador Marcelo Semer.

O especial sobre os desdobramentos e consequências da operação Lava Jato, uma década depois de sua deflagração, foi gravado em São Paulo. A produção será exibida na TV Brasil e ficará disponível no canal da emissora no Youtube e no aplicativo TV Brasil Play.

Serviço

Especial – 10 anos da Lava Jato, na TV Brasil

Sábado,16 de março, às 22h