Skip to content

TV Brasil: Samba na Gamboa estreia nova temporada com Teresa Cristina

O programa Samba na Gamboa estreia nova temporada na telinha da TV Brasil, com apresentação da cantora e compositora Teresa Cristina, neste domingo (8), às 13h.

Com edições semanais de uma hora, a produção traz bambas e astros de outros gêneros para um papo repleto de música na programação do canal público.

Teresa Cristina e Péricles – – Fernando Frazão/Agência Brasil

O veterano Zeca Pagodinho é o convidado do primeiro episódio. Teresa Cristina recebe o sambista número 1 do país para conversar sobre o seu trabalho autoral.

Os dois interpretam repertório de sucessos escritos pelo consagrado músico. Nas semanas seguintes, as duas próximas atrações também são grandes personalidades da cena musical: Xande de Pilares e Leci Brandão.

Com novo cenário, pacote gráfico e a trilha sonora de abertura repaginados, o programa fica disponível no app TV Brasil Play e pode ser acompanhado no YouTube da emissora. Os conteúdos exclusivos também ganham espaço nas ondas da Rádio Nacional ainda em dezembro, a partir do dia 14, aos sábados, ao meio-dia, para todas as emissoras da rede.

Diversidade

Jean Lima, diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que faz a gestão da TV Brasil e da Rádio Nacional, celebra a estreia de Teresa Cristina à frente da atração.

“É uma alegria para nós estrear a nova temporada do Samba na Gamboa, sob o comando de uma artista tão relevante para o samba e a cultura nacional. O público da TV Brasil vai ganhar um presente no almoço de domingo com um programa para toda a família.”

A apresentadora Teresa Cristina confirma essa proposta:

“O programa me dá a oportunidade de entrar dentro da casa das pessoas. O Samba na Gamba tem uma perspectiva de afeto importantíssima. Ele chega na hora do almoço quando a família está reunida e alcança diferentes gerações.”

A anfitriã conta que pesquisou a obra dos convidados, mesmo já conhecendo o trabalho deles. “Procurei entrar no mundo do entrevistado. Isso para mim foi o mais gostoso. Ver a alegria do artista. E você percebe o brilho no olhar dos músicos. Foi uma troca de energia muito boa bater um papo sobre a importância de cada um deles”, comemora.

“Cada programa é uma história. Eu me senti à vontade com os convidados. Alguns artistas eu já conhecia de ter cantado junto e outros encontrei pela primeira vez. Fiquei muito feliz de poder mostrar nomes que o Brasil precisa conhecer como Nilze Carvalho, Serginho Meriti e Zé Roberto”, destaca Teresa Cristina.

Teresa Crisitna recebe Mariene de Castro na gravação do programa Samba na Gamboa – Tâni Rêgo/Agência Brasil

A artista revela que se comoveu nas entrevistas. “Em alguns momentos perdi o jeito como apresentadora e me emocionei. Lágrimas rolaram. Algumas vezes foi logo de cara, em outras, em uma canção específica. Para convidados mais ansiosos, consegui dar a acolhida que precisavam. Foi um aprendizado além do que eu esperava. Pude reverenciar quem merece e fui surpreendida por histórias”, conclui.

A diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antonia Pellegrino, explica a decisão estratégica de retomar o Samba na Gamboa. “Temos o desafio de atuar em uma dupla frente de conteúdo próprio. Por um lado, criar novos produtos, como é o caso do DR com Demori, por outro reformatar programas clássicos que são identidades da TV Brasil como o Sem Censura e, agora, o Samba na Gamboa que teve inúmeras temporadas com o grande Diogo Nogueira”, relata.

Antonia Pellegrino também comenta a definição de Teresa Cristina para conduzir a nova fase do programa. “A gente entendeu que entre a última temporada do Samba na Gamboa em 2018 e o ano de 2024, o Brasil havia mudado. A necessidade de maior diversidade tornou-se uma pauta do presente. Então, pensamos em trazer uma mulher já que as rodas de samba são hegemonicamente masculinas. Chegamos ao nome da sambista Teresa Cristina que é uma mulher negra, do samba, extremamente culta, pesquisadora. Vive o samba, faz samba e é a cara do samba. Ela traz para esse novo Samba na Gamboa a música, mas também um pouco da história dessas obras. O público pode esperar grandes participações, grandes números musicais e grandes histórias sobre o samba”, pontua.

Primeira atração

Teresa Cristina recebe Zeca Pagodinho – Fernando Frazão/Agência Brasil

No especial do programa Samba na Gamboa em comemoração aos seus 40 anos de carreira, Zeca Pagodinho fica emocionado ao contar histórias engraçadas e curiosas de sua trajetória para Teresa Cristina. Ele recorda bastidores da composição de diversas letras que fez com vários parceiros.

Zeca e Teresa Cristina cantam clássicos que marcaram época e atravessam gerações como Não sou mais disso, Mutirão de Amor, Lama nas ruas e Judia de mim, entre outras canções.

Cenário e banda

Com 52 episódios que têm exibição semanal aos domingos, às 13h, o Samba na Gamboa foi gravado no Teatro Ruth de Souza, no Parque Glória Maria, em Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro. O palco para conversas embaladas por hits é um cenário colorido que evoca uma praça na Gamboa – bairro histórico da zona portuária da capital carioca. A presença de plateia é outro destaque do programa.

Samba na Gamboa recebe Xande de Pilares – Fernando Frazão/Agência Brasil

Os encontros contam, ainda, com uma banda da pesada, comandada pelo lendário Paulão Sete Cordas, que acompanha Teresa Cristina e seus convidados pelo inesgotável repertório do samba brasileiro. A equipe reúne os músicos Eduardo Neves (sopros), João Callado (cavaco), Paulino Dias (percussão), Rodrigo Jesus (percussão) e Waltis Zacarias (percussão).

Cantora e compositora de mão cheia, a diva também tem se revelado uma ótima entrevistadora. Teresa Cristina conduz os papos com muita graça, informação, e, principalmente, emoção. A pesquisa sobre a cultura popular é importante para a artista que, além do sucesso com o grupo Semente e na carreira solo, ganhou ainda mais destaque com as lives que fez nas redes sociais no período da pandemia.

Destaques da temporada

Durante a nova temporada do Samba na Gamboa, Teresa Cristina recebe nomes consagrados do gênero como Áurea Martins, Dorina, Dudu Nobre, Jorge Aragão, Moacyr Luz, Nei Lopes, Tia Surica, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Neguinho da Beija Flor, Nei Lopes, Nelson Rufino, Nilze Carvalho e Sombrinha.

O programa da TV Brasil também vai ter a presença de célebres artistas de outras matizes da música como Adriana Calcanhotto, Fabiana Cozza, Hermínio Bello de Carvalho, Mônica Salmaso, Roberta Sá, Simone Mazzer e Zé Renato.

A produção musical valoriza compositores que escreveram sucessos, mas nem sempre têm o devido reconhecimento e espaço na mídia. Teresa Cristina recebe nomes como Alex Ribeiro, Alfredo Del-Penho, Claudio Jorge, Mariene de Castro, Moyseis Marques, Serginho Meriti, Toninho Geraes e Zé Roberto. Artistas como Luísa Dionísio, Marina Íris, Nego Álvaro e Mingo Silva são outros convidados da temporada.

O Samba na Gamboa ainda traz nessa sequência de atrações inéditas uma série de programas especiais que destacam a importância de personalidades consagradas da sonoridade tipicamente nacional. Os conteúdos temáticos reverenciam o trabalho de Arlindo Cruz, Chico Buarque e Paulinho da Viola.

O canal público também exibe edições temáticas que prestam tributo a ícones que já partiram como Aldir Blanc, Almir Guineto, Beth Carvalho, Candeia, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Elizeth Cardoso, Elton Medeiros, Lupicínio Rodrigues, Monarco, Nelson Cavaquinho, Nelson Sargento, Reinaldo, Wilson Moreira e Zé Keti.

Com direção de Shirlene Paixão, a nova temporada do programa, que marca a volta das edições inéditas do Samba na Gamboa tem roteiro e pesquisa do jornalista Leonardo Bruno, profundo conhecedor do gênero.

Leci Brandão no programa Samba da Gamboa da TV Brasil – Fernando Frazão/Agência Brasil

Histórico da produção

O Samba na Gamboa reúne grandes intérpretes das novas gerações e nomes consagrados do gênero e ícones da MPB para uma animada roda de samba. Com Diogo Nogueira, o programa contou com sete temporadas e foi gravado entre 2008 e 2018. Até hoje a atração faz parte da grade do canal público.

Teresa Cristina

Carioca nascida em Bonsucesso e criada na Vila da Penha, Teresa Cristina iniciou sua carreira na música no fim da década de 1990. Fez parte de tradicionais grupos como o do Bar Semente, na Lapa; gravou álbuns em homenagem a grandes sambistas, como Cartola; e foi a primeira e única mulher a ganhar um estandarte de ouro de melhor samba enredo, em 2015, com uma composição sobre Candeia.

Durante a pandemia, Teresa fazia lives diárias, no seu perfil no Instagram, em que reunia milhares de pessoas para boa música e conversas. No fim de 2020, foi eleita entre as Cariocas do Ano, pela Veja Rio e Artista do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Em 2021, foi condecorada pela prefeitura do Rio de Janeiro com a Ordem de Mérito Cultural Carioca, a mais alta honraria cultural da cidade.

Xodó de Cozinha: TV Brasil estreia programa de culinária neste sábado

A TV Brasil estreia neste sábado (7), às 13h, Xodó de Cozinha – novo programa de culinária da emissora. A atração será comandada por Regina Tchelly, idealizadora do Favela Orgânica, um projeto que há 13 anos promove sustentabilidade e culinária saudável nas comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, localizadas na zona sul do Rio de Janeiro.

A temporada terá um total de 26 episódios. Cada um deles contará com um convidado especial, um alimento e um tema para discussão. Os assuntos giram em torno da alimentação saudável com baixo custo, geração de renda e empreendedorismo, educação financeira, combate à fome, sazonalidade dos alimentos, e sustentabilidade. Além disso, haverá foco na valorização da cultura tradicional e afetiva, destacando receitas que evocam memórias e heranças culinárias.

“Estamos entusiasmados em trazer para o público uma atração que promove a alimentação saudável e responsável ao mesmo tempo que valoriza a cultura e as tradições do povo brasileiro, cumprindo uma das missões da comunicação pública”, destacou o diretor-presidente da EBC, Jean Lima.

Para a diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antonia Pellegrino, Xodó de Cozinha é um programa que agrega à comunicação pública e à missão da TV Brasil. “Este é um programa de culinária diferente, apresentado por uma chef que mora no Morro da Babilônia [RJ] e que trabalha com cozinha sustentável desde antes de o debate da emergência climática estar colocado com a urgência que vemos hoje. A atração ensina receitas simples e acessíveis que também podem servir de fonte extra de renda. É um programa que tem charme e convidados fantásticos”, declarou.

O primeiro episódio recebe os chefs de cozinha Claude Troisgros e João Batista. O tema é o aproveitamento integral dos alimentos em restaurantes, que descartam mais de 5 toneladas de comida por ano no Brasil. Com isso em mente, na estreia, Regina faz receitas com a manga – fruta abundante e tradicional no país – e conversa sobre maneiras de gerar menos resíduos. O público vai poder anotar receitas como sorvete de manga com banana, suco de folhas de manga com abacaxi, e salada de manga verde.

“Os convidados são incríveis e fico feliz de estar reunida com tanta gente que está fazendo acontecer, mostrando que é possível comer bem, de forma saudável e acessível”, conta Regina Tchelly.

Coprodução

Xodó de Cozinha é uma coprodução com a Kromaki, que tem entre seus mais recentes sucessos as séries Os Quatro da Candelária (Netflix), Romário – O Cara (Max), além do longa Isabella: O Caso Nardoni (Netflix).

A direção é de Pedro Asbeg. Formado em cinema pela Universidade de Westminster, Asbeg é um premiado documentarista em atividade desde 1997. Seu mais recente trabalho é O Ninho, série de três episódios para a Netflix sobre o incêndio que matou dez jovens atletas no Centro de Treinamentos do Flamengo. Entre outras obras, dirigiu quatro documentários de longa-metragem: Mentiras Sinceras, Democracia em Preto e Branco, Geraldinos, e América Armada.

“O principal diferencial de Xodó de Cozinha é o olhar da Regina para o uso integral dos alimentos. O público vai se deparar com receitas que dificilmente acharia em outro lugar. São pratos muito originais, que trabalham com ingredientes do nosso dia a dia, mas usando métodos de preparo muito diferentes” avaliou Asbeg.

Sobre o Favela Orgânica

O Favela Orgânica já recebeu diversos prêmios, nacionais e internacionais, por suas ações que visam promover a segurança alimentar, capacitação profissional e uma mudança na cultura de consumo e desperdício de alimentos. Chef de cozinha, empreendedora social e fundadora do projeto, Regina é paraibana e mora no Rio de Janeiro há 20 anos.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Estreia do programa de culinária Xodó de Cozinha

Sábado (7), às 13h, na TV Brasil

Evandro e Arthur vencem estreia no Finals do vôlei de praia mundial

A dupla brasileira Evandro Gonçalves e Arthur Lanci somou uma vitória e uma derrota nesta quarta-feira (4), primeiro dia do Finals do circuito mundial de vôlei de praia em Doha (Emirados Árabes Unidos). Evandro e Arthur estrearam com vitória de virada, por 2 sets a 1 (8/21, 21/13 e 15/12), sobre os noruegueses Mol e Sorum, dupla campeã dos Jogos de Tóquio e bronze em Paris 2024. No segundo confronto do dia, os brasileiros enfrentaram outra pedreira e acabaram superados pelos suecos Ahman e Helvig, atuais campeões olímpicos, por 2 sets a 1 (21/10, 19/21 e 15/13). Foi o segundo revés para os suecos neste ano: na Olimpíada de Paris, Ahman e Helvig eliminaram Evandro e Arthur nas quartas de final. O Finals, com as 10 principais equipes da temporada (nos dois gêneros), define os campeões mundiais de 2024.

Os brasileiros voltam a competir às 9h (horário de Brasília) desta quinta (5), pelo Grupo B. Eles enfrentarão os britânicos Bello Ja e Bello Jo. O último jogo da primeira fase do Finals será na sexta (6), às 11h, contra os holandeses Van de Velde e Immers. O Finals tem transmissão ao vivo no site da confederação internacional de vôlei, a World Volleyball (sigla em inglês).

Na disputa feminina, Ágatha Rippel e Rebecca Cavalcante não tiveram um bom dia.  Na estreia pela manhã pelo Grupo A elas foram superadas pelas norte-americanas Cannon e Kraft por 2 sets a 0 (21/16 e 21/10) e, no jogo desta tarde, levaram virada das chinesas Xue e Xia, por 2 sets a 1 (21/18, 14/21 e 12/15).

Ágatha e Rebecca terão os últimos dois jogos da primeira fase nesta quinta (5): às 8h encaram as letãs Tina e Anastasija, e às 13h medem forças com as italianas Gottardi e Orsi Toth.

O Finals marca a despedida de Ágatha das quadras. A atleta de 41 anos, campeã mundial em 2018 ao lado de Duda Lisboa, anunciou a aposentadoria após a etapa do circuito mundial em Copacabana, no fim de novembro. Já Rebecca firmou nova dupla com Carol Solberg, já mirando o ciclo para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.Ágatha já subiu ao pódio do evento em quatro ocasiões, tendo sido campeã em 2018 ao lado de Duda Lisboa, enquanto Rebecca foi bronze em 2019. 

Formato do Finals

As 10 duplas de cada gênero estão divididas em dois grupos na primeira fase, com todas jogando entre si. As duas melhores em cada chave avançam direto para as semifinais. Já as que terminarem na segunda e na terceira posições disputarão as quartas de final.

Calendário

Primeira fase: 4 a 6 de dezembro

Quartas de final: 6 de dezembro (horários a definir)

Semifinais: 7 de dezembro (horários a definir)

Disputa do 3º lugar feminino: 7 de dezembro – 12h

Disputa do 3º lugar masculino: 7 de dezembro – 13h

Final feminina: 7 de dezembro – 14h

Final masculina: 7 de dezembro – 15h

Calderano vence estreia e vai às oitavas do WTT Champions na Alemanha

O mesatenista carioca Hugo Calderano fez valer o favoritismo e venceu a estreia no WTT Champions de Frankfurt (Alemanha) nesta terça-feira (5), assegurando presença nas oitavas de final. Em apenas 24 minutos de partida, o brasileiro, número 6 do mundo, derrotou o sul-coreano Oh Junsung (29º no ranking), de 18 anos, por 3 sets a 0 (parciais de 11/8, 11/7 e 11/7).

Nas oitavas, Calderano enfrentará o cazaque Kirill Gerassimeko (49º), em data e horário ainda a ser definidos. Na única vez em que se enfrentaram, lá se vão oito anos, Calderano levou a melhor sobre o adversário cazaque. 

O torneio alemão reúne 10 mesatenistas de elite, entre eles estão os chineses Wang Chuqin e Lin Shidong – líder e vice no ranking mundial – e o jovem francês Félix Lebrun (5º), que derrotou Calderano na disputa da medalha de bronze nos Jogos de Paris. O campeão do WTT Champions – a final será no domingo (10) – somará 1000 pontos no ranking e o segundo colocado ganhará 700 pontos.

Calderano já tem presença garantida no WTT Finals, que decidirá o campeão de 2024 do circuito mundial entre 20 e 24 de novembro, em Fukuoka (Japão). Apenas os melhores 16 mesatenistas do ano disputam o Finals.

O Brasil também contou com Bruna Takahashi (19ª no ranking) na competição individual feminina, mas a paulista se despediu logo na estreia, no último domingo (3), ao perder para a japonesa Mima Ito (8ª) por 3 sets a 0 (11/5, 12/10 e 11/7). 

Série de Joel Zito sobre cinema africano estreia na TV Brasil

No mês da Consciência Negra, a TV Brasil apresenta uma programação especial com produções temáticas para debater temas como cultura negra, ancestralidade e combate ao preconceito por meio do audiovisual. A emissora pública destaca conteúdos desenvolvidos através do edital Prodav TVs Públicas.

A partir do dia 2 de novembro, o canal exibe duas atrações documentais independentes em sequência, aos sábados, na faixa das 23h, ambas com cinco edições. O seriado Voz da Pele aborda o racismo na sociedade brasileira. Logo depois, às 23h30, a novidade é a estreia da série Encontros com o Cinema Africano, obra criada, dirigida e apresentada pelo cineasta Joel Zito Araújo.

A produção Voz da Pele traz depoimentos de importantes pensadores negros da atualidade como Muniz Sodré, Rosane Borges, Flavio Gomes, Katiúscia Ribeiro, Rosana Paulino, Ana Flavia Magalhães, Renato Noguera, Alexya Salvador, Veronica Oliveira, Mônica Lima e Paco Gomes.

Cinema Africano

Novo conteúdo da programação do canal público, a série documental de Joel Zito Araújo busca refletir sobre estéticas e narrativas da sétima arte. A atração inédita revela a cena do cinema africano contemporâneo e traça um panorama sobre sua trajetória para o público brasileiro.

O seriado constrói essa narrativa ao acompanhar as viagens e as visitas feitas pelo cineasta a grandes diretores em diferentes países do continente. A produção exibida com exclusividade pela TV Brasil traz um papo do anfitrião com personalidades que fizeram história na sétima arte, ultrapassaram as fronteiras da África e conquistaram repercussão internacional. O primeiro convidado é o cineasta mauritano Abderrahmane Sissako.

As conversas de Joel Zito com diretores de vários países do continente são intercaladas com cenas dos filmes desses entrevistados. A série Encontros com o Cinema Africano também mostra trechos de outros longas mencionados que estão no contexto dos diálogos.

“Entendo essa série como um veículo de aproximação da riqueza e da diversidade do cinema africano, um grande ausente em nossas telas de cinema e TV, e na formação da grande maioria dos cineastas brasileiros e brasileiras”, explica Joel Zito.

A produção dedica dois programas para cineastas do continente que se tornaram grandes referências mundiais na direção, o etíope Haile Gerima e o mauritano Abderrahmane Sissako. Em três edições, a série contempla a lusofonia ao mergulhar no cinema de países que falam a língua portuguesa: Angola, Moçambique e Cabo Verde.

“Creio que o cinema, em seus diferentes gêneros, como as séries, é uma porta de entrada para conhecer a alma de um povo, de um país e até de um continente. Encontros com o Cinema Africano também busca cumprir esse papel: aumentar o nosso conhecimento sobre a África através de sua história cinematográfica”, define o responsável pelo seriado.

Referência no cinema negro, Joel Zito fomenta o debate e a relação entre culturas. A obra que ganha primeira janela na TV Brasil busca, também, de forma indireta, mostrar os vínculos da sétima arte brasileira com o cinema realizado pelos africanos do continente e da diáspora.

Brasília (DF) 01/11/2024 Estreia da série documental Encontros com o Cinema Africano, obra criada, dirigida e apresentada pelo cineasta Joel Zito Araújo. Foto TV Brasil – Foto TV Brasil

Joel Zito

Diretor, roteirista e produtor, conhecido por tematizar o negro na sociedade brasileira, a obra de Joel Zito Araújo inclui o livro e filme A Negação do Brasil (2000), ganhador do Festival É Tudo Verdade no ano seguinte.

O cineasta fez os longas ficcionais Filhas do Vento (2005), ganhador do Festival de Tiradentes e de 8 Kikitos no Festival de Gramado, e O Pai da Rita (2022). Também realizou os docs Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado (2009), Raça (2013) e Meu Amigo Fela (2019), com diversos reconhecimentos internacionais.

Os últimos trabalhos de Joel Zito foram as séries documentais PCC – Poder Secreto (2022), para a HBOMAX, e A Ética do Silêncio (2023), para o Canal Curta. Ele também conquistou outros prêmios como o de Roteirista Homenageado de 2022 pela Associação Brasileira de Autores Roteiristas e o troféu Eduardo Abelin, no Festival de Gramado.

Primeiro episódio

Considerado o cineasta mais influente da África contemporânea, Abderrahmane Sissako conversa com Joel Zito no programa de estreia da série Encontros com o Cinema Africano. O diretor bate um papo com o amigo sobre suas obras e a respeito de sua forma de pensar a sétima arte.

Natural da Mauritânia, Abderrahmane Sissako migrou para o Mali em 1962. O cineasta foi presidente do júri do Festival de Cannes em 2015. Desde 1991, dirigiu 14 filmes e recebeu 37 grandes prêmios em sua carreira. Uma de suas produções mais recentes, o drama “Timbuktu” (2014), ganhou sete césares e concorreu ao Óscar de melhor filme estrangeiro em 2015.

Conteúdo independente

Os seriados documentais Voz da Pele e Encontros com o Cinema Africano são apresentados pela TV Brasil todo sábado a partir das 23h, em sequência, com horário alternativo durante a madrugada, a partir das 4h. As produções são conteúdos audiovisuais selecionados pela linha de fomento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), através do Prodav TVs Públicas.

A TV Brasil é um dos canais que mais exibe conteúdo independente nacional. Além de ser uma grande apoiadora da produção de atrações dessa natureza no mercado audiovisual do país, a emissora estimula novos realizadores.

Prodav

O Prodav é uma parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para incentivar a produção regional e independente.

A proposta é ofertar esse conteúdo para as emissoras públicas de televisão. A EBC distribui o material ao disponibilizar as obras para todos os canais de televisão do campo público que aderirem ao projeto.

Seleção de basquete em cadeira de rodas estreia no Sul-Americano

Com elenco renovado, a seleção brasileira masculina de basquete em cadeira de rodas estreia na noite desta nesta terça-feira (29) no Campeonato Sul-Americano, em Bogotá (Colômbia). A partir das 18h15 (horário de Brasília), o Brasil encara a Venezuela, no Venezuela às 18h15 (horário de Brasília) no Ginásio Coliseo Cayetano Cañizares. A partida terá transmissão ao vivo no YouTube. Além do título, o torneio garante vaga na Copa América de 2024 aos quatro primeiros colocados.

O Sul-Americano é a primeira competição internacional no ciclo de preparação para os os próximos Jogos Paralímpicos, daqui a quatro anos em Los Angeles (Estados Unidos). O Brasil ficou fora das duas últimas edições (Tóquio 2020 e Paris 2024). O torneio reúne ainda Argentina, Chile, Peru e Colômbia.

“Viemos com uma equipe muito jovem, buscando dar entrosamento e para conhecermos um a um a nível internacional. No nosso critério, a gente analisa o atleta nos jogos nacionais e também internacionais. Eles já passaram pelo critério nacional, agora trouxemos eles para uma competição internacional para observar como eles se comportam”, detalhou o técnico Itamar da Silva, em depoimento à Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC).

Dos 11 convocados para o torneio, quatro estão vestindo a amarelinha pela primeira vez. É o caso dos jogadores Norton Rodrigues, Dario Filho, José Maranhão e Dione Schug.

“A gente espera conseguir desenvolver essa garotada que está chegando junto com a gente nesse Sul-Americano para que possamos, nesses próximos quatro anos, fazer um excelente trabalho em busca da vaga em Los Angeles”, ressalto Eduardo Silva, capitão da seleção, também conhecido pelo apelido de Feijão.

Na primeira fase do Sul-Americano, todas a seleções se enfrentam entre si. As duas mais bem ranqueadas avançam à final. Já a terceira e quarta colocadas na tabela de classificação disputarão a medalha de bronze.

TV Brasil estreia novela portuguesa Sangue Oculto

A novela portuguesa “Sangue Oculto” estreou, na noite dessa segunda-feira (21), na TV Brasil. A atração, que vai ao ar de segunda a sábado, às 20h, depois do telejornal Repórter Brasil, tem 235 capítulos de 45 minutos.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, que acompanhou o primeiro capítulo na embaixada de Portugal em Brasília, disse que pretende fortalecer e ampliar a parceria com aquele país europeu e outros países lusófonos, além de nações de língua espanhola. 

Intercâmbios

“Nós, hoje, somos a quinta principal emissora em TV aberta no Brasil. Essa programação das novelas tem aumentado a nossa audiência” , disse o ministro à Agência Brasil. Ele entende que as parcerias com outros países, com o suporte da TV Brasil Internacional, podem envolver intercâmbios de produtos audiovisuais como documentários e também conteúdos jornalísticos em um caminho de integração com outros países. 

“Nós vamos colocar no ar a TV Brasil Internacional. O presidente Lula fica inconformado quando chega a outros países e encontra vários canais internacionais e não do Brasil”, acrescentou. 

Para o diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jean Lima, também presente ao evento, a atração garante opção de dramaturgia que faz parte do gosto dos brasileiros. 

“Envolve o nosso propósito de expandir a TV Brasil Internacional”, afirmou. Ele entende que a parceria com Portugal é um passo importante. “Primeiro por meio da dramaturgia, e depois o jornalismo. A facilidade da língua, a facilidade cultural também nos aproxima. É importante essa parceria”.

“Crescemos com as novelas brasileiras”

O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, lembrou, antes de assistir ao primeiro capítulo da novela, que os portugueses cresceram com as tramas brasileiras.

“Lembro de quando vimos a novela Gabriela (primeira versão, em 1975). “Agora é uma grande satisfação saber do interesse, por parte do Brasil, de uma novela portuguesa, que teve sucesso no país”. O fato de ser exibida em uma TV pública, na opinião do embaixador, garante acesso livre e democrático.

A novela

“Sangue Oculto” foi originalmente exibida pela Sociedade Independente de Comunicação (SIC), de Portugal, entre 2022 e 2023. O drama tem horário alternativo, com exibição extra às 2h da manhã. Depois da exibição na TV, os episódios ficam disponíveis por uma semana no app TV Brasil Play.  

Brasília – TV Brasil estreia novela portuguesa inédita no Brasil. A atriz Luana Piovani está no elenco – Foto Ana Antônio Bento

A novela é dublada para o português falado no Brasil. A produção tem drama, romance e comédia. No primeiro capítulo exibido ontem, já foi apresentado o cerne da história, que envolve a vida de duas irmãs gêmeas separadas na maternidade. Elas se reencontram, por acaso, três décadas depois. A partir daí, segredos do passado podem mudar o destino das famílias.  

A nova novela substituiu a produção turca “Um Milagre”. A brasileira Luana Piovani é uma das estrelas do elenco, formado majoritariamente por atores portugueses. A atriz vive a vilã Vanda Corte Real, uma das protagonistas da história, na segunda fase da trama. A também brasileira Vitória Frate interpreta a personagem na primeira fase da produção.

TV Brasil Animada estreia novas séries infantis no Mês das Crianças

Em celebração ao Mês das Crianças, a TV Brasil estreia quatro novas séries infantis. A partir do dia 7 de outubro, as novidades serão exibidas de segunda a sábado, entre 7h e 12h, compondo a faixa infantil TV Brasil Animada.

As produções nacionais prometem entreter e educar, explorando temas como biodiversidade, música, história e preservação ambiental. As obras foram realizadas por meio do edital do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) TVs Públicas.

Confira as novidades:

Missão 347

TV Brasil Animada estreia novas séries infantis no Mês das Crianças. Foto TV Brasil

Uma família alienígena explora a rica biodiversidade da Terra com o objetivo de catalogar novos alimentos para seu planeta de origem, que sofre com a escassez de recursos. A série oferece uma jornada educativa sobre a importância da preservação ambiental.

Sol em Dó Ré Mi

TV Brasil Animada estreia novas séries infantis no Mês das Crianças.Foto TV Brasil

Nesta animação, a pequena pianista Sol embarca em grandes aventuras no mundo encantado de Dó Ré Mi, onde instrumentos musicais ganham vida. Por meio da música, Sol aprende que até as tarefas diárias podem ser incrivelmente divertidas e cheias de criatividade.

Passado da Hora

TV Brasil Animada estreia novas séries infantis no Mês das Crianças.  Foto: TV Brasil

A série acompanha Isadora, uma menina de 12 anos que é levada por uma coruja da sabedoria para um mundo mágico da história. No museu do Passado da Hora, Isadora conhece personagens históricos que despertam sua curiosidade sobre diferentes épocas, oferecendo uma nova perspectiva sobre o mundo.

O Cerrado e Outros Bichos

TV Brasil Animada estreia novas séries infantis no Mês das Crianças. Foto  TV Brasil

Dois adolescentes viciados em tecnologia, descobrem um portal que os conecta com o universo mitológico brasileiro. Em um plano macabro, o temido Mall Corp (José Abreu) desenvolve o monstro Toxic, para concretizar seus planos de transformar o planeta num local inteiramente cinza e implantar suas “bolhas imobiliárias”, únicos locais onde será possível viver. Porém, ele não contava com a esperteza dos jovens, que se unem ao velho ancestral Nonda (Ailton Krenak) para tentar desfazer essa trama. A série infanto-juvenil será exibida sempre às 12h.

Sobre o Prodav TVs Públicas

O Prodav é uma parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para incentivar a produção regional e independente. A proposta é ofertar esse conteúdo para as emissoras públicas de televisão. A EBC distribui o material ao disponibilizar as obras para todas as emissoras de televisão do campo público que fazem parte do projeto.

Ao vivo e on demand   

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Saiba como sintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV.   

TV Brasil estreia novela portuguesa inédita no Brasil

Depois da produção turca Um Milagre, a TV Brasil estreia, no dia 21 de outubro, uma nova novela para sua faixa de dramaturgia.

De segunda a sábado, o público da emissora poderá conferir as emoções da novela portuguesa “Sangue Oculto”, produção da SIC Televisão e inédita no Brasil. A novela vai ao ar às 20h, após o telejornal Repórter Brasil.

Com grande elenco, que inclui a atriz brasileira Luana Piovani no papel da vilã Vanda Corte Real, a novela conta a história de irmãs gêmeas separadas na maternidade, que se reencontram 30 anos depois. Essa reunião irá revelar segredos do passado e mudar o destino das duas famílias. As protagonistas são interpretadas pela atriz Sara Matos.

A Diretora de Conteúdo e Programação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Antonia Pellegrino, destacou a qualidade da produção e o grande elenco de atores, além do roteiro que deve agradar o público brasileiro.

“A produção lembra novelas de grandes autores como Antônio Calmon, que se passam em cidades de praia, misturada com obras de Manoel Carlos, que têm grandes tramas de família. Entendo que o roteiro da novela dialoga muito com o imaginário brasileiro e deve conquistar o público”, afirma.

O diretor-presidente da EBC, Jean Lima, acrescenta que a vinda da produção portuguesa faz parte da estratégia de fortalecer a faixa de dramaturgia e fidelizar a audiência da emissora pública. “Depois da produção turca Um Milagre, seguimos investindo nesse formato que é uma paixão do povo brasileiro e ajuda a fortalecer e consolidar nossa audiência entre as cinco emissoras abertas mais assistidas do país”, apontou.

Agência Brasil estreia layout mais moderno, intuitivo e acessível

Os sites da Agência Brasil  e da Radioagência Nacional estrearam nesta segunda-feira (23) um novo layout, mais moderno e dinâmico, facilitando o acesso às informações.

O intuito da mudança é melhorar a leitura e o compartilhamento das notícias, além de oferecer mais conteúdo para o internauta. Outra novidade é o lançamento de duas novas editorias: meio ambiente e cultura, alinhadas com a estratégia editorial voltada para temáticas urgentes como as mudanças climáticas.

Agência Brasil e Radioagência Nacional

As principais agências públicas de notícias do país foram redesenhadas para atender melhor aos usuários, com mais canais de compartilhamento e funcionalidades para o acesso via mobile.

“As mudanças são um primeiro passo para facilitar o acesso da população aos conteúdos da Agência Brasil e da Radioagência Nacional, que já são referência no debate público. O novo layout e as melhorias tecnológicas são um passo importante na valorização da comunicação pública”, afirma a diretora de jornalismo da EBC , Cidinha Matos.

Os conteúdos da Agência Brasil são reproduzidos por milhares de sites e veículos impressos de todo o país – e também do exterior, com textos traduzidos para inglês e espanhol. A galeria de fotos da Agência Brasil , que conta com mais de 200 mil imagens em seu acervo, também ganha destaque no novo layout.

A Radioagência disponibiliza gratuitamente a emissoras de rádio de todo o país, conteúdos radiofônicos produzidos pela EBC. O novo layout valoriza essa produção em áudio, com destaque aos podcasts originais.