Skip to content

Bolsonaro atuou de forma “direta e efetiva” para tentar golpe, diz PF

A Polícia Federal (PF) concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro atuou de “forma direta e efetiva” nos atos executórios para tentar um golpe de Estado em 2022.

A informação está no relatório no qual a PF indiciou Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do estado democrático de Direito. O sigilo foi derrubado nesta terça-feira (26) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do chamado inquérito do golpe.

De acordo com a PF, Bolsonaro tinha conhecimento sobre o planejamento das ações para atentar contra a democracia brasileira.

“Os elementos de prova obtidos ao longo da investigação demonstram de forma inequívoca que o então presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva dos atos executórios realizados pela organização criminosa que objetivava a concretização de um golpe de estado e da abolição do estado democrático de Direito, fato que não se consumou em razão de circunstâncias alheias à sua vontade”, diz o relatório.

(Matéria em atualização)

Putin vence eleições sem oposição efetiva

18 de março de 2024

 

O presidente russo, Vladimir Putin, comemorou a conquista de um novo mandato de seis anos após uma eleição que não deu aos eleitores alternativas reais devido à intimidação ou prisão da maioria dos potenciais adversários.

Putin disse aos seus apoiantes que considerava a eleição democrática e rejeitou aqueles que protestaram contra a votação.

“Temos muitas tarefas pela frente. Mas quando estivermos consolidados – não importa quem queira nos intimidar, reprimir-nos – ninguém jamais teve sucesso na história, eles não tiveram sucesso agora e não terão sucesso nunca no futuro”, disse Putin. .

As eleições de três dias que começaram na sexta-feira para prolongar o governo de 24 anos de Putin ocorreram num ambiente rigidamente controlado, onde não foram permitidas críticas públicas a Putin ou à sua guerra na Ucrânia.

Os resultados da Comissão Eleitoral Central da Rússia mostraram Putin com 87% dos votos com a maioria dos votos contados.

A agência de notícias Reuters informou que o candidato comunista Nikolai Kharitonov ficou em segundo lugar com pouco menos de 4% dos votos, o recém-chegado Vladislav Davankov em terceiro e o ultranacionalista Leonid Slutsky em quarto.

“As eleições obviamente não são livres nem justas, dada a forma como o Sr. Putin prendeu adversários políticos e impediu que outros concorressem contra ele”, disse o porta-voz do conselho de segurança nacional da Casa Branca, segundo a Reuters.

Notícia relacionadɑ
Putin sem oposição em eleições consideradas as “menos transparentes de sempre” por grupo independente