Skip to content

Botafogo derrota o São Paulo e conquista Brasileirão de 2024

O Campeonato Brasileiro de 2024 é do Botafogo. Neste domingo (8), em um estádio Nilton Santos lotado, o Alvinegro derrotou o São Paulo por 2 a 1 e conquistou seu terceiro título nacional na história, o primeiro desde 1995. A Rádio Nacional transmitiu a partida ao vivo.

É TEMPO DE ALEGRIA! 🇧🇷🏆

FORJADO NA CORAGEM, O BOTAFOGO FAZ HISTÓRIA MAIS UMA VEZ E CONQUISTA O BRASILEIRÃO! É CAMPEÃOOOOO! 💪🏾🔥 #TEMPODEBOTAFOGO #BOTAFOGOCAMPEÃO pic.twitter.com/OnJu3F8GWP

— Botafogo F.R. (@Botafogo) December 8, 2024

Savarino abriu o placar para o Botafogo no primeiro tempo e William empatou no segundo. Nos acréscimos do confronto o volante Gregore marcou o gol da vitória. O Glorioso – campeão da Libertadores da América pela primeira vez há oito dias – chegou aos 79 pontos, sua melhor campanha na história da competição na era dos pontos corridos. O Palmeiras (que perdeu para o Fluminense por 1 a 0 em casa) terminou com o vice-campeonato, com 73 pontos.

* Matéria em atualização.

Brasileirão: Nacional transmite jogo decisivo Botafogo x São Paulo

A Rádio Nacional transmite a última partida do Botafogo no Campeonato Brasileiro, contra o São Paulo, neste domingo (8), com um pré-jogo comandado por referências do jornalismo esportivo na emissora pública meia hora antes da bola rolar às 16h no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O time alvinegro, que já conquistou o título da Libertadores nesta temporada, pode se consagrar campeão da disputa com um simples empate contra a equipe paulista.

A voz que vai narrar todas as emoções do confronto será a do locutor André Luiz Mendes. A bancada de comentários com análises táticas é de Rodrigo Campos. Já no plantão esportivo, os repórteres Carlos Molinari e Bruno Mendes trazem as informações sobre o duelo para enriquecer a transmissão nas ondas do rádio.

A jornada esportiva da faixa Show de Bola Nacional é destaque para toda a rede da emissora, exceto a Nacional FM em Brasília que segue com a programação musical. O ouvinte pode ouvir as transmissões no app Rádios EBC e no site da emissora. Os áudios ficam disponíveis em tempo real por streaming nas duas plataformas.

Em sua melhor fase nos últimos anos, o Botafogo precisa apenas empatar com o São Paulo para erguer mais uma taça em 2024. A equipe comandada por Artur Jorge vai entra no gramado embalada com a conquista do título inédito da Libertadores para o clube. Já o elenco treinado pelo técnico argentino Zubeldía encontra-se classificado para a próxima edição da Copa Libertadores da América e não possui a possibilidade de ser superado na tabela e muito menos de ultrapassar o Fortaleza, já que a distância entre os dois times é de seis pontos. 

Campeonato Brasileiro

O Campeonato Brasileiro é a principal competição de futebol profissional entre clubes do país. Por meio da disputa, são indicados os representantes brasileiros para a Copa Libertadores da América juntamente com o campeão da Copa do Brasil.

Vinte clubes participam do torneio. No decorrer da temporada, cada time joga duas vezes contra os outros em um sistema de pontos corridos, uma vez em seu estádio e a outra no de seu adversário, em um total de 38 jogos.

As equipes recebem três pontos por vitória e um por empate. Os clubes são classificados pelo total de pontos, depois pelo saldo de gols e, em seguida, pelos gols marcados. Em caso de empate entre dois ou mais times, os critérios de desempate são: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto; menor número de cartões vermelhos recebidos; e menor número de cartões amarelos recebidos.

Cobertura esportiva da Nacional

O futebol é um dos destaques da programação da Rádio Nacional, emissora pública referência em transmissões de partidas no país há décadas. Os jogos das principais competições e as notícias mais importantes têm espaço nas jornadas esportivas diárias.

Ao longo do ano, a Nacional apresenta, ao vivo, partidas de diversos campeonatos. Os torcedores podem ficar ligados pelo rádio, site ou streaming e acompanhar as emoções das disputas entre os maiores clubes brasileiros.

Antes e depois dos confrontos, o ouvinte se informa sobre a preparação das equipes e a repercussão do placar nas ondas da Nacional. A ideia é oferecer ao público uma programação jornalística com noticiário preciso e informação relevante, comentários embasados e opinião fundamentada sobre o que acontece de mais recente no futebol do país e no exterior.

Jornalismo esportivo

O time da Rádio Nacional reúne craques do jornalismo esportivo. Experientes comentaristas e talentos das novas gerações integram a equipe de esportes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). As principais notícias são destacadas no programa No Mundo da Bola, de segunda a sexta, às 18h.

Além de informar o público nas ondas do rádio, o time também está na tela TV Brasil. Os profissionais estão no programa Stadium, de segunda a sexta, às 12h30 e às 18h30, e na mesa redonda dominical No Mundo da Bola, às 20h30.

Sempre ao vivo, as tradicionais produções da emissora pública trazem análises e apurações atualizadas. O esporte tem espaço destacado na programação do canal. Os telejornais diários como o Repórter Brasil também oferecem uma ampla cobertura dos principais resultados do dia.

Os profissionais que entram em campo na equipe de esporte da empresa ainda fazem a cobertura das jornadas de diversas modalidades e noticiam os principais resultados em reportagens no site da Agência Brasil. As tabelas atualizadas das competições podem ser acessadas em tempo real pelos usuários.

Título e rebaixamento: veja contas para definição do Brasileirão 2024

A 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro de 2024 enfim chegou. Neste domingo (6), serão dez jogos, todos com início às 16h (horário de domingo), que definirão como termina a principal competição do futebol do Brasil. Na parte alta da tabela, Botafogo e Palmeiras são as únicas equipes com chances de título. Por outro lado, resta uma das quatro vagas na Série B a ser preenchida. Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense e Bragantino buscam escapar da degola. A jornada final da competição traz uma série de combinações possíveis.

Título: Botafogo ou Palmeiras

As contas na disputa pelo troféu são mais simples. O Botafogo tem 76 pontos, três a mais do que o Palmeiras. Um empate diante do São Paulo, no Nilton Santos, assegura o título ao Alvinegro (recém-campeão da Libertadores) após 29 anos. Fazendo isso, nada que aconteça no Allianz Parque, onde o Palmeiras recebe o Fluminense, importará. O Glorioso pode ser campeão inclusive com derrota, caso o Verdão não derrote o Tricolor carioca.

Já o Palmeiras só vê um caminho: bater o Fluminense e torcer para que o rival paulista vença o Botafogo. Desta forma, ambos terminariam a competição com 76 pontos, mas o Verdão conquistaria o tricampeonato consecutivo por ter uma vitória a mais, primeiro critério de desempate.

Rebaixamento: Galo, Furacão, Flu ou Bragantino

Três equipes chegam à última rodada com o descenso carimbado: Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá. Resta uma. A emoção é garantida em uma disputa embolada, que inclui um time que tem duelo com um candidato ao título, outro com um adversário já rebaixado e, para completar, um confronto direto.

O Bragantino, que inicia a rodada dentro da zona de rebaixamento, em 17º com 41 pontos, encara o Criciúma, que teve a queda decretada com a derrota para o Flamengo na rodada passada. Uma vitória garante o Massa Bruta na Série A. Qualquer outro resultado rebaixa a equipe, que tem menos vitórias que todos os outros concorrentes.

O Fluminense tem o adversário mais complicado, pois enfrenta o Palmeiras, vice-líder e ainda com chances de ser campeão, fora de casa. O Tricolor, 15º com 43 pontos, pode se salvar até mesmo com uma derrota (caso o Bragantino não vença ou o Furacão seja derrotado), mas, para não precisar fazer contas, tem que conseguir um empate.

Já o duelo direto entre Atlético-MG e Athletico-PR reserva diversas possibilidades. O Galo, o mais bem posicionado entre os quatro, com 44 pontos, em 14º, se garante com um empate. O Furacão, no entanto, com 42 pontos, em 16º, só estará matematicamente salvo sem contar com os outros resultados se vencer. Um empate salvaria as duas equipes em caso de derrota do Fluminense. Porém, se o Bragantino vencer e o Fluminense empatar, apenas um ponto não será suficiente para a equipe paranaense. Um ingrediente que pode pesar neste confronto entre os xarás é que a Arena MRV não terá público, por causa da punição pela confusão ocorrida na final da Copa do Brasil entre Galo e Flamengo. Além disso, o time mineiro é o que vem em pior momento: não vence há doze jogos, contando Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores.

Rádio Nacional transmite Atlético-MG e Botafogo pelo Brasileirão

A Rádio Nacional transmite o confronto válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol entre Atlético-MG e Botafogo, a partir das 21h15 desta quarta-feira (20). A partida será realizada com portões fechados no Estádio Independência, casa do América-MG, em Minas Gerais, por causa dos incidentes ocorridos na Copa do Brasil após jogo entre Flamengo e Atlético.

Na ocasião, bombas foram jogadas no gramado, e o clube mineiro teve seu estádio interditado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Por isso, a partida desta quarta será disputada sem torcida, e as equipes alvinegras entrarão em campo em um clima de aquecimento para a final da Libertadores, mas sem festa nas arquibancadas.

As emoções do jogo serão narradas pelo locutor André Marques, com comentários em bancada. Haverá um pré-jogo 15 minutos antes de a bola rolar, conduzido por Rachel Motta. Além disso, diretamente do plantão esportivo, o repórter Bruno Mendes trará mais informações para a transmissão.

Campeonato Brasileiro

O Campeonato Brasileiro, o chamado Brasileirão, é a principal competição de futebol profissional entre clubes do país. Por meio da disputa, são indicados os representantes brasileiros para a Copa Libertadores da América juntamente com o campeão da Copa do Brasil.

Vinte clubes participam do torneio. No decorrer da temporada, cada time joga duas vezes contra os outros em um sistema de pontos corridos, uma vez em seu estádio e a outra no de seu adversário, em um total de 38 jogos.

As equipes recebem três pontos por vitória e um por empate. Os clubes são classificados pelo total de pontos, depois pelo saldo de gols e, em seguida, pelos gols marcados. Em caso de empate entre dois ou mais times, os critérios de desempate são: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto; menor número de cartões vermelhos recebidos e menor número de cartões amarelos recebidos.

Cobertura esportiva

O futebol é um dos destaques da programação da Rádio Nacional, emissora pública referência em transmissões de partidas no país há décadas. Os jogos das principais competições e as notícias mais importantes têm espaço nas jornadas esportivas diárias.

Ao longo do ano, a Nacional apresenta, ao vivo, partidas de diversos campeonatos. Os torcedores podem ficar ligados pelo rádio, site ou streaming e acompanhar as emoções das disputas entre os maiores clubes brasileiros.

Antes e depois dos jogos, o ouvinte se informa sobre a preparação das equipes e a repercussão do placar nas ondas da Nacional. A ideia é oferecer ao público uma programação jornalística com noticiário preciso e informação relevante, comentários embasados e opinião fundamentada sobre o que acontece de mais recente no futebol do país e no exterior.

Jornalismo esportivo

O time da Rádio Nacional reúne craques do jornalismo esportivo. Experientes comentaristas e talentos das novas gerações integram a equipe de esportes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). As principais notícias são destacadas no programa No Mundo da Bola, de segunda a sexta, às 18h.

Além de informar o público, o time também está na tela da TV Brasil. Os profissionais realizam o programa Stadium, de segunda a sexta, às 12h30 e às 18h30, e a mesa-redonda dominical No Mundo da Bola, às 20h30.

Sempre ao vivo, as tradicionais produções da emissora pública trazem análises e apurações atualizadas. O esporte tem espaço destacado na programação do canal. Os telejornais diários, como o Repórter Brasil, também oferecem ampla cobertura dos principais resultados do dia.

Os profissionais que entram em campo na equipe de esporte da empresa ainda fazem a cobertura das jornadas de diversas modalidades e noticiam os principais resultados em reportagens no site da Agência Brasil. As tabelas atualizadas das competições podem ser acessadas em tempo real pelos usuários.

Serviço

Brasileirão Série A – Atlético-MG (MG) x Botafogo (RJ), quarta (20/11), a partir das 21h15, na Rádio Nacional RJ, AM, OC e AS

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais

Site: https://radios.ebc.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr

Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv

YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr

Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr

Twitter: https://twitter.com/radionacionalbr

WhatsApp Nacional

– Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201

– Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536

– Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568

– Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional

Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz

Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz

São Paulo: FM 87,1 MHz

Recife: FM 87,1 MHz

São Luís: FM 93,7 MHz

Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC

Alto Solimões: FM 96,1 MHz

Celular – App Rádios EBC para Android e iOS

Flamengo goleia Botafogo e conquista Brasileirão Feminino Sub-20

O Flamengo conquistou pela primeira vez na história o título do Brasileirão Feminino Sub-20 após golear o Botafogo por 7 a 0, na noite desta quinta-feira (14) no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro. A TV Brasil transmitiu ao vivo todas as emoções da decisão da competição.

CAMPEÃS DO #BrasileirãoFemininoSub20! 🏆

As Meninas da Gávea golearam o Botafogo por 7×0 e garantiram a taça! Parabéns, @Flamengo! pic.twitter.com/eKiodhZ7su

— Brasileirão Feminino Neoenergia (@BRFeminino) November 15, 2024

Com esta conquista o Rubro-Negro da Gávea se junta a um seleto grupo de equipes que já venceram a competição: Internacional (com três conquistas), Fluminense (com um troféu) e São Paulo (com uma vitória).

A equipe comandada pelo técnico Filipe Torres foi superior durante todo o confronto e não demorou a abrir o placar. Aos 20 minutos do primeiro tempo a camisa 10 Anna Luiza aproveitou bola que sobrou na grande área para acertar um balaço que morreu no ângulo. As Meninas da Gávea continuaram mandando na partida e ampliaram aos 35 minutos, quando Mariana recebeu um lançamento longo, partiu em velocidade, se livrou da goleira Zanella e bateu para o fundo do gol vazio para marcar um golaço.

Deu @Flamengo no primeiro tempo da decisão do #BrasileirãoFemininoSub20! As Meninas da Gávea estão vencendo o Botafogo por 2×0!

📸 Nayra Halm / Staff Images Woman / CBF pic.twitter.com/gSRX0aKQ8p

— Brasileirão Feminino Neoenergia (@BRFeminino) November 15, 2024

Logo no início da etapa final o Flamengo chegou ao terceiro em pênalti bem cobrado pela zagueira Núbia. Aos 22 minutos Kaylane acertou passe em profundidade para Mariana, que avançou com muita liberdade até a área, onde bateu colocado na saída da goleira Zanella para marcar pela segunda vez na partida.

Aos 29 minutos as Meninas da Gávea chegaram ao quinto gol, quando Barraca cobrou falta da intermediária e a goleira Zanella aceitou após ser enganada pelo quique da bola. Porém, mesmo com uma vantagem tão elástica, o Flamengo continuou no ataque e marcou em mais duas oportunidades, já nos acréscimos, graças ao faro de gol da centroavante Pimenta.

Calendário do Brasileirão 2025 terá duração de 10 meses, anuncia CBF

A duração do Campeonato Brasileiro de 2025 terá 10 meses, com início em 29 de março e término em 21 de dezembro. Essa é uma das principais novidades do calendário de 2025 do futebol nacional anunciado nesta terça-feira (12) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A modificação, segundo Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade, foi necessária para evitar conflito do Brasileirão com o Mundial de Clubes no ano que vem, que contará com Flamengo, Fluminense, Palmeiras e com o campeão da Copa Libertadores (Atlético-MG ou Botafogo). O Mundial ocorrer entre 15 de junho e 13 de julho.

Outra alteração é a data de início dos campeonatos estaduais: começarão em 12 de janeiro e terminarão em 26 de março.

“Conseguimos com muito diálogo fazer um calendário melhor para clubes, federações, atletas, dirigentes e fãs do futebol brasileiro. Dialogamos exaustivamente com as Federações e a Comissão Nacional de Clubes e contamos com o apoio dessas instituições para avançarmos. O Brasileiro vai durar dez meses, acrescentamos a paralisação do campeonato durante o Mundial de Clubes da Fifa e ainda conseguimos manter as Datas Fifas sem jogos no calendário brasileiro”, pontuou Ednaldo Rodrigues.

A CBF também inovou estabelecendo um intervalo para o retorno de jogadores convocados para a seleção a seus times de origem. Os clubes que tiverem atletas na seleção terão o prazo preservado de 48 horas entre o fim do período da Data Fifa e suas respectivas partidas no Brasileirão. Este é o terceiro ano seguido que o Campeonato Brasileiro sofrerá interrupção nas Datas Fifa (período em que seleções de cada um dos seis continentes se reúnem para jogos oficiais e amistosos).  

“As melhorias no futebol brasileiro precisam de desprendimento e compreensão de todos. Gosto de diálogo, sou uma pessoa democrática, mas preciso decidir. Fizemos bons avanços neste calendário de 2025 e vamos continuar trabalhando. Vamos sempre respeitar o direito de cada um, mas seguiremos com o objetivo de tornar o futebol brasileiro ainda melhor e mais interessante para todos”, concluiu o presidente da CBF.

Assim como ocorreu este ano, as semifinais e as finais da Copa do Brasil serão disputadas em dois finais de semana.

Calendário do futebol brasileiro em 2025

Supercopa do Brasil – 02/02 (01 data)

Copa do Brasil – 19/02 a 09/11 (14 datas)

Série A –  29/03 a 21/12 (38 datas)

Série B – 05/04 a 22/11 (38 datas)

Série C – 13/4 a 26/10 (27 datas)

Série D – 13/04 a 28/09 (24 datas)

Início do Recesso 2025/26 (Série A) – 22/12/2025 (15 datas)

Outras competições  

Copa Libertadores (Conmebol) –  05/02 a 29/11 (19 datas)

Copa Sul-Americana (Conmebol) – 05/03 a 22/11 (15 datas)

Recopa (Conmebol) – 19/02 e 26/02 (02 datas)

Mundial de Clubes (Fifa) – 15/06 a 13/07

Brasileirão: Botafogo empata com Cuiabá e vê cair vantagem na ponta

O Botafogo viu a diferença na liderança do Campeonato Brasileiro cair de seis para quatro pontos nesta 33ª rodada. Se na última sexta-feira (8) o Palmeiras venceu o Grêmio por 1 a 0 no Allianz Parque, em São Paulo, neste sábado o Glorioso ficou em um empate sem gols com o Cuiabá no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em duelo transmitido ao vivo pela Rádio Nacional.

O Alvinegro foi aos 68 pontos, contra 64 do Palmeiras. As equipes ainda se enfrentam nesta reta final de Brasileirão, no próximo dia 26, às 21h30 (horário de Brasília), com mando dos paulistas. O Cuiabá segue em situação delicada. O Dourado chegou aos 29 pontos, na 19ª e penúltima colocação e permanece na zona de rebaixamento (Z4) por, pelo menos, outras duas rodadas.

A equipe carioca finalizou 28 vezes, sendo 17 somente na segunda etapa, e teve 74% de posse de bola, mas não conseguiu vazar a meta defendida por Walter, que fez boa intervenção aos 39 minutos do primeiro tempo em chute do meia Thiago Almada da entrada da área. Aos 51, o volante Marlon Freitas parou na trave. Já na etapa final, aos 37 minutos, o zagueiro Marllon evitou o gol do atacante Júnior Santos, salvando o Cuiabá em cima da linha.

Fortaleza na briga

Além do Palmeiras, quem se beneficiou do tropeço do Botafogo foi o Fortaleza, que também foi a campo neste sábado e superou o Vasco por 3 a 0 na Arena Castelão. O Leão do Pici soma 63 pontos, cinco a menos que o Glorioso, ainda sonhando com o título brasileiro inédito. O Cruzmaltino, estacionado nos 43 pontos, segue em nono lugar.

A vitória tricolor começou a ser construída aos 12 minutos do primeiro tempo. Depois de grande jogada pela direita, com chapéu para cima de Lucas Piton, o também lateral Tinga cruzou para a cabeçada do meia Emmanuel Martínez. Na etapa final, aos 33, o atacante Breno Lopes saiu em contra-ataque pela esquerda e bateu cruzado, sem chances para Léo Jardim. Nos acréscimos, o centroavante Renato Kayzer, ex-Vasco, definiu o placar.

Sonho corintiano

A novidade na metade de cima da tabela é o Corinthians, que assumiu o décimo lugar neste sábado, ao derrotar o Vitória por 2 a 1 no Barradão, em Salvador. Com 41 pontos, o Timão abriu distância para o Z4 e começa a sonhar com eventuais vagas sobressalentes à Libertadores via Brasileiro, conforme os resultados das finais das Copas Sul-Americana e do Brasil. Já o Leão, que teve uma sequência de três triunfos seguidos interrompida, para nos 38 pontos, ainda ameaçado pelo rebaixamento.

Os baianos saíram na frente com Alerrandro logo aos oito minutos, aproveitando falha do goleiro Hugo Souza na saída de bola. Aos 23, Yuri Alberto recebeu do meia Rodrigo Garro dentro da área e bateu forte, deixando tudo igual. Na etapa final, aos 24 minutos, o também atacante Memphis Depay aproveitou belo passe de Garro e tocou na saída do goleiro Lucas Arcanjo, definindo o triunfo corintiano.

Juventude respira

O Bahia teve o mesmo destino de seu maior rival e também saiu de campo derrotado neste sábado. O Esquadrão de Aço sofreu a virada do Juventude, que ganhou por 2 a 1 no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). Os baianos fizeram 1 a 0 no minuto inicial da partida, com o meia Cauly, mas sofreram a virada na etapa final, graças aos atacantes Lucas Barbosa, por cobertura, e Gabriel Taliari, com chapéu para cima do goleiro Marcos Felipe.

O Tricolor não vence há cinco jogos e sofreu a terceira derrota seguida nesta sequência. A equipe comandada por Rogério Ceni soma 46 pontos, na oitava posição. Os gaúchos, por sua vez, foram a 37 pontos, no limite da zona de rebaixamento.

Cruzeiro desencanta

Em outro compromisso deste sábado, o Cruzeiro aproveitou novo tropeço do Bahia para assumir a sétima colocação, derrotando o Criciúma por 2 a 1 no Mineirão. A Raposa foi a 47 pontos, enquanto o Tigre continua com 37 pontos, ainda fora do Z4, ficando à frente do Juventude na classificação por ter um saldo de gols melhor.

A equipe celeste, que não ganhava há sete rodadas, chegou ao primeiro triunfo sob comando de Fernando Diniz no Brasileiro com gols dos atacantes Kaio Jorge e Gabriel Veron. O meia Allano descontou para os catarinenses.

Bom para ninguém

A igualdade sem gols entre Botafogo e Cuiabá não foi a única deste sábado. No Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, Atlético-GO e Red Bull Bragantino também não saíram do zero. O empate foi péssimo para os dois times, que lutam contra o rebaixamento. O Dragão permanece na lanterna, com 26 pontos. Já o Massa Bruta, com 36 pontos, retornou ao Z4 por causa da vitória do Juventude.

Triunfo do Tricolor

Jogando em casa, o São Paulo superou o Athletico-PR por 2 a 1 e permanece firme na luta para entrar no G4. Com o triunfo, o Tricolor permanece na sexta posição da classificação, mas agora com 58 pontos. Já o Furacão permanece sendo o 18º, com 34 pontos.

Brasileirão: Rádio Nacional transmite Botafogo x Cuiabá neste sábado

Neste sábado (9), a Rádio Nacional acompanha o confronto entre Botafogo e Cuiabá válido pela 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A jornada esportiva da emissora pública começa às 16h, meia hora antes do início da partida. O pré-jogo traz notícias sobre as equipes, detalhes da escalação dos times e a tabela atualizada dos clubes na competição.

A cobertura da Nacional é destaque para parte da rede em AM e OC, além do FM no Rio de Janeiro e no Alto Solimões. A Nacional FM nas demais praças segue com a programação musical. O ouvinte pode curtir as produções e os seus conteúdos preferidos no app Rádios EBC e no site da emissora. Os áudios ficam disponíveis em tempo real por streaming nas duas plataformas.

Botafogo e Cuiabá se enfrentam às 16h30 no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Para esta cobertura, a Nacional escalou André Luiz Mendes na locução e Carlos Molinari nos comentários. Bruno Mendes atua na reportagem e no plantão da informação.

O Botafogo está na liderança da competição, totalizando 67 pontos, e vai em busca da vitória para ampliar sua vantagem no campeonato. Já o time do Cuiabá vive uma situação delicada: soma 28 pontos e está em penúltimo lugar na tabela do torneio.

Brasileirão

O Campeonato Brasileiro é a principal competição de futebol profissional entre clubes do país. Por meio da disputa, são indicados os representantes brasileiros para a Copa Libertadores da América juntamente com o campeão da Copa do Brasil.

Vinte clubes participam do torneio. No decorrer da temporada, cada time joga duas vezes contra os outros em um sistema de pontos corridos, uma vez em seu estádio e a outra no de seu adversário, em um total de 38 jogos.

As equipes recebem três pontos por vitória e um por empate. Os clubes são classificados pelo total de pontos, depois pelo saldo de gols e, em seguida, pelos gols marcados. Em caso de empate entre dois ou mais times, os critérios de desempate são: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto; menor número de cartões vermelhos recebidos; e menor número de cartões amarelos recebidos.

Cobertura esportiva da Nacional

O futebol é um dos destaques da programação da Rádio Nacional, emissora pública referência em transmissões de partidas no país há décadas. Os jogos das principais competições e as notícias mais importantes têm espaço nas jornadas esportivas diárias.

Ao longo do ano, a emissora apresenta, ao vivo, partidas de diversos campeonatos. Os torcedores podem ficar ligados pelo rádio, site ou streaming e acompanhar as emoções das disputas entre os maiores clubes brasileiros.

Antes e depois dos confrontos, o ouvinte se informa sobre a preparação das equipes e a repercussão do placar nas ondas da Nacional. A ideia é oferecer ao público uma programação jornalística com noticiário preciso e informação relevante, comentários embasados e opinião fundamentada sobre o que acontece de mais recente no futebol do país e no exterior.

Talentos do jornalismo esportivo

O time da Rádio Nacional reúne craques do jornalismo esportivo. Experientes comentaristas e talentos das novas gerações integram a equipe de esportes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). As principais notícias são destacadas no programa No Mundo da Bola, de segunda a sexta, às 18h.

Além de informar o público nas ondas do rádio, o time também está na tela da TV Brasil. Os profissionais realizam o programa Stadium, de segunda a sexta, às 12h30 e às 18h30, e a mesa-redonda dominical No Mundo da Bola, às 20h30.

Sempre ao vivo, as tradicionais produções da emissora pública trazem análises e apurações atualizadas. O esporte tem espaço destacado na programação do canal. Os telejornais diários como o Repórter Brasil também oferecem uma ampla cobertura dos principais resultados do dia.

Os profissionais que entram em campo na equipe de esporte da empresa ainda fazem a cobertura das jornadas de diversas modalidades e noticiam os principais resultados em reportagens no site da Agência Brasil. As tabelas atualizadas das competições podem ser acessadas em tempo real pelos usuários.

Serviço

Brasileirão Série A – Botafogo x Cuiabá – sábado, dia 9/11, a partir das 16h, na Rádio Nacional RJ, AM, OC e AS

TV Brasil transmite quatro duelos da 35ª rodada do Brasileirão Série B

A TV Brasil exibe quatro jogos da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A competição está próxima da reta final com a definição dos clubes classificados para a elite do futebol nacional em 2025 e os times rebaixados para a Série C.

A jornada esportiva da emissora pública acompanha as partidas Chapecoense (SC) x Novorizontino (SP), neste sábado (2), às 17h; Ceará (CE) x Avaí (SC), neste domingo (3), às 18h30; Ponte Preta (SP) x Paysandu (PA), nesta segunda (4), às 21h; e Brusque (SC) x Botafogo (SP), nesta terça (5), no mesmo horário.

A cobertura da TV Brasil para essas disputas começa antes do apito inicial com um pré-jogo. Durante esse período, a equipe do canal traz informações atualizadas sobre a tabela, revela novidades sobre os clubes e comenta a escalação dos times.

Partidas da 35ª rodada

No sábado (2), o confronto Chapecoense x Novorizontino tem narração de Luciana Zogaib na telinha da TV Brasil. A bancada de comentários é conduzida por Rodrigo Ricardo e Carlos Molinari. Direto da Arena Condá, em Chapecó, Santa Catarina, o repórter Igor Santos traz as informações do gramado. A transmissão começa às 16h45 e a bola rola às 17h.

Com 40 pontos, a equipe mandante está na 13ª posição e busca se afastar da zona de rebaixamento. A Chapecoense tem 10 vitórias, 10 empates e 14 derrotas. Já o Novorizontino é o vice-líder da Série B do Brasileirão com 60 pontos. Um triunfo aproxima o time paulista do acesso à elite do futebol nacional. O clube soma 17 resultados positivos, nove empates e somente oito jogos perdidos.

No domingo (3), a jornada esportiva vai ao ar a partir das 18h na TV Brasil com a cobertura do confronto Ceará x Avaí. A voz de André Marques traduz as emoções, enquanto as análises táticas e comentários são de Brenda Balbi e Rodrigo Ricardo. A disputa começa às 18h30 no Castelão, em Fortaleza, capital cearense.

O time da casa está em quinto na tabela e precisa da vitória para manter as chances de conquistar uma vaga no G4 da competição. O Ceará tem 54 pontos, cinco a menos que o Mirassol, que ocupa a quarta posição no campeonato. A equipe venceu 16 partidas, empatou seis e foi derrotada em 12.

O Avaí está com desempenho mediano, em 11º, com 46 pontos, sem grandes expectativas na competição. O clube não tem mais chances de subir para a Série A e remotas possibilidades de descenso para a Série C. A campanha é de 12 vitórias, 10 empates e 12 derrotas.

A TV Brasil acompanha a partida Ponte Preta (SP) x Paysandu (PA) disputada no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, às 21h de segunda (4). O aquecimento da transmissão entra no ar às 20h45. Luciana Zogaib narra o jogo que tem os comentários de Rodrigo Ricardo. Direto do estádio, o repórter Lincoln Chaves acompanha os lances e traz as notícias.

Na primeira posição acima da zona de rebaixamento, no 16º lugar, com 38 pontos, a Ponte Preta tem que vencer para aumentar a vantagem para os adversários abaixo na tabela. A equipe ganhou dez duelos, empatou oito e foi superada em 16. O Paysandu tem um retrospecto um pouco melhor, mas que ainda inspira cuidados. O time paraense soma 40 pontos, com nove vitórias, 13 empates e 12 derrotas.

O destaque esportivo da programação de terça (5) na TV Brasil é o embate Brusque (SC) x Botafogo (SP). Os rivais se enfrentam por uma melhor colocação na parte de baixo da tabela da Série B do Brasileirão. A disputa inicia às 21h, mas o canal público entra em campo às 20h45. Rodrigo Campos narra e Rodrigo Ricardo comenta o jogo que ocorre no estádio Augusto Bauer, em Brusque, Santa Catarina.

Penúltimo lugar no campeonato, o time da casa está com apenas 33 pontos e só a vitória interessa ao Brusque na luta pela permanência na Série B. A equipe só ganhou sete partidas, empatou 12 e perdeu 15. Já o Botafogo faz uma campanha irregular, com muitos altos e baixos na competição. Atualmente, o clube paulista está em 15º com 39 pontos e tem nove vitórias, 12 empates e 13 derrotas.

Saiba como assistir aos jogos da Série B na TV Brasil

A transmissão da Série B faz parte da estratégia da TV Brasil de ampliar a presença do esporte na sua programação. A emissora já acompanhou a decisão da Série D, o Campeonato Brasileiro Feminino da Série A1, a final do Brasileirão Feminino Sub-17, as fases decisivas das Séries A2 e A3 do futebol feminino e as disputas da Liga de Basquete Feminino (LBF).

Por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que reúne mais de 126 emissoras afiliadas da TV Brasil, os torcedores de todo o país poderão assistir às partidas e acompanhar seus times na disputa pelo título. Saiba como sintonizar a TV Brasil na sua cidade.

Transmissão da Série B

Neste ano, 20 clubes disputam o campeonato que vai até novembro e vale vaga na Série A e na Copa do Brasil. Dos 380 jogos da competição, a TV Brasil exibe 114 partidas.

Disputam a competição os seguintes clubes: Amazonas (AM), América (MG), Avaí (SC), Botafogo (SP), Brusque (SC), Ceará (CE), Chapecoense (SC), Coritiba (PR), CRB (AL), Goiás (GO), Guarani (SP), Ituano (SP), Mirassol (SP), Novorizontino (SP), Operário (PR), Paysandu (PA), Ponte Preta (SP), Santos (SP), Sport (PE) e Vila Nova (GO).

Em 2024, a Série B será disputada no sistema de pontos corridos, em turno e returno, com 19 jogos de ida e 19 jogos de volta. Os quatro primeiros conquistam uma vaga na Série A em 2025 e os quatro últimos são rebaixados para a Série C.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. 

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV.

Serviço

Brasileirão Série B 2024 na TV Brasil

Chapecoense (SC) x Novorizontino (SP) – sábado, dia 2/11, a partir das 16h45, na TV Brasil

Ceará (CE) x Avaí (SC) – domingo, dia 3/11, a partir das 18h, na TV Brasil 

Ponte Preta (SP) x Paysandu (PA) – segunda-feira, dia 4/11, a partir das 20h45, na TV Brasil

Brusque (SC) x Botafogo (SP) – terça-feira, dia 5/11, a partir das 20h45, na TV Brasil

TV Brasil transmite 4 jogos do Brasileirão Série B no fim de semana

A TV Brasil transmite uma verdadeira maratona de jogos da Série B do Campeonato Brasileiro neste final de semana. A jornada esportiva acompanha os confrontos Amazonas (AM) x Avaí (SC) nesta sexta (18), às 21h10; Ituano (SP) x Ceará (CE), no sábado (19), às 16h45; Operário (PR) x Paysandu (PA), no domingo (20), às 10h45 e o clássico do interior paulista Ponte Preta (SP) x Guarani (SP), no mesmo dia, às 18h.

A cobertura do canal público para essas disputas começa antes de a bola rolar com um pré-jogo. Durante esse aquecimento, a equipe da TV Brasil apresenta informações sobre os clubes, revela a escalação dos times e atualiza a tabela da competição.

Jogos da 32ª Rodada

Nesta sexta, Amazonas e Avaí jogam na Arena da Amazônia, e a transmissão da TV Brasil começa às 21h10 com um pré-jogo repleto de análises antes de a partida começar, conduzido pelos comentaristas Brenda Balbi e Carlos Molinari. A narração do confronto será na voz de André Marques, um dos maiores nomes da narração esportiva brasileira. As duas equipes vivem um momento semelhante na competição, ocupando o meio da tabela do Brasileirão Série B e com chances remotas de classificação para a elite do futebol brasileiro. O Tigre irá contar com o apoio de sua torcida em casa, na Arena da Amazônia, para tentar se manter no páreo da disputa.

Já no sábado, Ituano e Ceará protagonizam uma partida decisiva para os dois times no Estádio Novelli Júnior. No caso do time de Itu, mandante do duelo, o jogo coloca três pontos decisivos para a permanência da equipe na Série B do próximo ano, enquanto o Ceará precisa da vitória para seguir vivo por uma disputa de vaga para a elite do futebol brasileiro em 2025. Caso o time de Fortaleza seja vitorioso, o tricolor poderá ocupar a quarta colocação na tabela e, se mantiver uma sequência de pontuação, garante vaga para o Brasileirão Série A de 2025.

No domingo, a equipe esportiva da TV Brasil faz duas transmissões com uma partida que vai ao ar pela manhã e outra à tarde. A partir das 10h45, Operário e Paysandu jogam no Estádio Germano Krüger, no Paraná, em uma disputa que vale muito para os dois clubes. Para o Operário, o embate em casa é a chance de permanecer vivo em uma briga pelo G4 da competição. Já para o Paysandu, os três pontos podem ajudar o time a se distanciar ainda mais da zona de rebaixamento. A narração será conduzida por Luciana Zogaib, e a comentarista Rachel Motta traz todas as análises táticas e comentários para o público.

No mesmo dia, a partir das 18h, Ponte Preta e Guarani entram em campo no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, com um verdadeiro clima de decisão. Isso porque as duas equipes encontram-se próximas de um cenário de rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro. A Ponte precisa contar com o apoio de sua torcida em casa para escapar dessa situação no clássico do interior paulista. A voz responsável por narrar as emoções da partida será a de André Marques, e a bancada de comentários será conduzida por Rachel Motta e Alexandre Vasconcellos.

Transmissão da Série B

Neste ano, 20 clubes disputam o campeonato que vai até novembro e vale vaga na Série A e na Copa do Brasil. Dos 380 jogos da competição, a TV Brasil exibe 114 partidas.

Disputam a competição os seguintes clubes: Amazonas (AM), América (MG), Avaí (SC), Botafogo (SP), Brusque (SC), Ceará (CE), Chapecoense (SC), Coritiba (PR), CRB (AL), Goiás (GO), Guarani (SP), Ituano (SP), Mirassol (SP), Novorizontino (SP), Operário (PR), Paysandu (PA), Ponte Preta (SP), Santos (SP), Sport (PE) e Vila Nova (GO).

Em 2024, a Série B será disputada no sistema de pontos corridos, em turno e returno, com 19 jogos de ida e 19 jogos de volta. Os quatro primeiros conquistam uma vaga na Série A em 2025 e os quatro últimos são rebaixados para a Série C.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Brasileirão Série B 2024 na TV Brasil

Sexta, dia 18/10, a partir das 21h10 – Amazonas (AM) x Avaí (SC)
Sábado, dia 19/10, a partir das 16h45 – Ituano (SP) x Ceará (CE)
Domingo, dia 20/10, a partir das 10h45 – Operário (PR) x Paysandu (PA)
Domingo, dia 20/10, a partir das 18h – Ponte Preta (SP) x Guarani (SP)