Skip to content

Atlético-MG e Botafogo jogam pela Glória Eterna da Copa Libertadores

Atlético-MG e Botafogo disputam, neste sábado (30) em Buenos Aires (Argentina), a Glória Eterna da Copa Libertadores da América. Para decidir quem fica com o título da principal competição de clubes da América do Sul, as equipes medem forças a partir das 17h (horário de Brasília) no estádio Monumental de Núñez. A Rádio Nacional transmite o confronto ao vivo.

Esta final é uma demonstração da força do futebol brasileiro no continente sul-americano no âmbito de clubes, pois nas últimas cinco decisões de Libertadores apenas uma não foi disputada apenas por equipes do Brasil: a da última edição, na qual o Fluminense derrotou o Boca Juniors (Argentina) no estádio do Maracanã para ficar com o troféu.

🇧🇷🏆 Uma Final inédita! @Atletico e @Botafogo vão em busca da #GloriaEterna, no Monumental.

🤔 Quem será o novo campeão da CONMEBOL #Libertadores? pic.twitter.com/cdoRv6ktG4

— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) October 31, 2024

Fogão favorito

O Botafogo chega à decisão na condição de favorito. Isto pode ser afirmado em razão da temporada que a equipe comandada pelo técnico português Artur Jorge tem feito até o momento. Líder do Campeonato Brasileiro (condição que retomou após uma impressionante de vitória de 3 a 1 sobre o Palmeiras por 3 a 1 em pleno Allianz Parque na última rodada da competição nacional), o time de General Severiano tem a chance real de alcançar um feito que apenas o Flamengo de Jorge Jesus e o Santos de Pelé cumpriram: triunfar no Brasileiro e na Libertadores na mesma temporada.

🇧🇷🔥 Vitória pra esquentar a semana!

🖤 O @Botafogo venceu o #Palmeiras por 3-1, fora de casa, e reassumiu a liderança do @Brasileirao.

🔜 Final 🏆 CONMEBOL #Libertadores

📸 #Botafogo pic.twitter.com/xyCkFJrmqq

— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 27, 2024

Mas, para alcançar tal feito, o Alvinegro carioca precisa dar o primeiro passo neste sábado, conquistando um título inédito, a Libertadores. E o técnico Artur Jorge deixou claro, em entrevista coletiva concedida na última sexta-feira (29), que compreende a importância deste jogo: “Arrisco dizer que é o jogo mais importante da minha carreira. Não há dúvidas sobre isso. Também traz para mim a responsabilidade e a satisfação de podermos aproveitar o momento. Isso não quer dizer que não sabemos da nossa responsabilidade, pois carregamos muita gente em cima de nós, temos o sonho de muita gente atrás de nós”.

Para a partida decisiva o Botafogo colocará em campo o que tem de melhor. A única dúvida é o zagueiro Bastos, que, com uma lesão na coxa esquerda, deve dar lugar a Adryelson. Desta forma, a equipe de General Severiano deve iniciar a decisão com: John; Vitinho, Adryelson, Barboza e Alex Telles; Marlon Freitas e Gregore; Luiz Henrique, Almada e Savarino, Igor Jesus.

🔥 Essa dupla ferve pelo @Botafogo!

⭐ Igor Jesus e Luiz Henrique, heróis alvinegros pela #GloriaEterna.

🏆 CONMEBOL #Libertadores pic.twitter.com/pGBNqUIEnM

— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 29, 2024

Confiança do Galo

Se o Botafogo tem um leve favoritismo, o Atlético-MG chega confiante à final continental. “Tenho muita confiança neles [nos jogadores do Galo]. Sinto que faremos uma grande final. Que seremos muito competitivos para esse sonho de alcançar a taça”, declarou o técnico argentino Gabriel Milito em entrevista.

Quem também confia no título da equipe mineira é o atacante Hulk. O veterano, que aos 38 anos de idade disputa uma final de Libertadores pela primeira vez, admitiu o favoritismo do Botafogo, mas também destacou que o Atlético-MG tem condição de garantir o bicampeonato na competição (o Galo já venceu o torneio em 2013): “Realmente falei que o Botafogo é favorito e continuo compartilhando da mesma ideia. Se você analisar, o ano deles foi melhor do que o nosso. Mas se trata de uma final, ganha quem chegar melhor no dia, quem estiver mais concentrado, errar menos. A semana foi importante para a gente […]. Se queremos triunfar amanhã, temos que colocar em prática o que trabalhamos na semana. E acredito que temos condições disso”.

💪 É o Hulk do Galo!

🐔 @Atletico | CONMEBOL #Libertadores 🏆 pic.twitter.com/FabS7KaDzD

— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 28, 2024

Na partida decisiva o Galo não contará com o meia-atacante Zaracho, desfalque por causa de uma lesão na coxa esquerda. Desta forma, não há certeza sobre a equipe que Milito escolherá para iniciar o confronto. Uma possibilidade é a opção pelo centroavante Deyverson, decisivo até aqui na competição continental, e que já decidiu uma final de Libertadores quando jogava pelo Palmeiras.

📸🏆 27/11/2021 😍

🔜 E lá vai o Deyverson de novo em busca da #GloriaEternapic.twitter.com/4DmL59T20a

— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 27, 2024

Assim, uma possível formação Atlético para a final com o Botafogo é: Everson; Lyanco, Battaglia e Alonso; Fausto Vera, Alan Franco, Scarpa e Arana; Paulinho, Hulk e Deyverson.

Transmissão da Nacional

A Rádio Nacional transmite a decisão da Copa Libertadores com a narração de André Luiz Mendes, comentários de Waldir Luiz, reportagem de Rafael Monteiro e plantão de Bruno Mendes. Você acompanha o Show de Bola Nacional aqui:

Rádio Nacional transmite Atlético-MG e Botafogo pelo Brasileirão

A Rádio Nacional transmite o confronto válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol entre Atlético-MG e Botafogo, a partir das 21h15 desta quarta-feira (20). A partida será realizada com portões fechados no Estádio Independência, casa do América-MG, em Minas Gerais, por causa dos incidentes ocorridos na Copa do Brasil após jogo entre Flamengo e Atlético.

Na ocasião, bombas foram jogadas no gramado, e o clube mineiro teve seu estádio interditado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Por isso, a partida desta quarta será disputada sem torcida, e as equipes alvinegras entrarão em campo em um clima de aquecimento para a final da Libertadores, mas sem festa nas arquibancadas.

As emoções do jogo serão narradas pelo locutor André Marques, com comentários em bancada. Haverá um pré-jogo 15 minutos antes de a bola rolar, conduzido por Rachel Motta. Além disso, diretamente do plantão esportivo, o repórter Bruno Mendes trará mais informações para a transmissão.

Campeonato Brasileiro

O Campeonato Brasileiro, o chamado Brasileirão, é a principal competição de futebol profissional entre clubes do país. Por meio da disputa, são indicados os representantes brasileiros para a Copa Libertadores da América juntamente com o campeão da Copa do Brasil.

Vinte clubes participam do torneio. No decorrer da temporada, cada time joga duas vezes contra os outros em um sistema de pontos corridos, uma vez em seu estádio e a outra no de seu adversário, em um total de 38 jogos.

As equipes recebem três pontos por vitória e um por empate. Os clubes são classificados pelo total de pontos, depois pelo saldo de gols e, em seguida, pelos gols marcados. Em caso de empate entre dois ou mais times, os critérios de desempate são: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto; menor número de cartões vermelhos recebidos e menor número de cartões amarelos recebidos.

Cobertura esportiva

O futebol é um dos destaques da programação da Rádio Nacional, emissora pública referência em transmissões de partidas no país há décadas. Os jogos das principais competições e as notícias mais importantes têm espaço nas jornadas esportivas diárias.

Ao longo do ano, a Nacional apresenta, ao vivo, partidas de diversos campeonatos. Os torcedores podem ficar ligados pelo rádio, site ou streaming e acompanhar as emoções das disputas entre os maiores clubes brasileiros.

Antes e depois dos jogos, o ouvinte se informa sobre a preparação das equipes e a repercussão do placar nas ondas da Nacional. A ideia é oferecer ao público uma programação jornalística com noticiário preciso e informação relevante, comentários embasados e opinião fundamentada sobre o que acontece de mais recente no futebol do país e no exterior.

Jornalismo esportivo

O time da Rádio Nacional reúne craques do jornalismo esportivo. Experientes comentaristas e talentos das novas gerações integram a equipe de esportes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). As principais notícias são destacadas no programa No Mundo da Bola, de segunda a sexta, às 18h.

Além de informar o público, o time também está na tela da TV Brasil. Os profissionais realizam o programa Stadium, de segunda a sexta, às 12h30 e às 18h30, e a mesa-redonda dominical No Mundo da Bola, às 20h30.

Sempre ao vivo, as tradicionais produções da emissora pública trazem análises e apurações atualizadas. O esporte tem espaço destacado na programação do canal. Os telejornais diários, como o Repórter Brasil, também oferecem ampla cobertura dos principais resultados do dia.

Os profissionais que entram em campo na equipe de esporte da empresa ainda fazem a cobertura das jornadas de diversas modalidades e noticiam os principais resultados em reportagens no site da Agência Brasil. As tabelas atualizadas das competições podem ser acessadas em tempo real pelos usuários.

Serviço

Brasileirão Série A – Atlético-MG (MG) x Botafogo (RJ), quarta (20/11), a partir das 21h15, na Rádio Nacional RJ, AM, OC e AS

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais

Site: https://radios.ebc.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr

Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv

YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr

Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr

Twitter: https://twitter.com/radionacionalbr

WhatsApp Nacional

– Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201

– Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536

– Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568

– Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional

Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz

Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz

São Paulo: FM 87,1 MHz

Recife: FM 87,1 MHz

São Luís: FM 93,7 MHz

Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC

Alto Solimões: FM 96,1 MHz

Celular – App Rádios EBC para Android e iOS

David Luiz perde pênalti e Flamengo empata com Atlético-MG

Três dias após conquistar o título da Copa do Brasil, o Flamengo empatou sem gols com o Atlético-MG, na noite desta quarta-feira (13) no estádio do Maracanã, em partida que encerrou a 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A Rádio Nacional transmitiu.

O zero não saiu do placar… pic.twitter.com/jeEVXC4tnz

— Brasileirão Betano (@Brasileirao) November 14, 2024

Com o resultado, o Rubro-Negro da Gávea permanece na 4ª posição da classificação, agora com 59 pontos. Já o Galo é o 10º colocado, com 42 pontos.

Jogando em casa, e mesmo sem contar com peças importantes como os meio-campistas Gerson e Arrascaeta, a equipe comandada pelo técnico Filipe Luís dominou o jogo, criando as melhores oportunidades de marcar, entre elas um chute de Matheus Gonçalves que explodiu na trave.

Porém, a oportunidade mais clara do Flamengo surgiu aos 33 minutos do primeiro tempo, quando o juiz marcou pênalti de Lyanco em cima de Wesley. O zagueiro David Luiz foi para a cobrança e o goleiro Everson, um dos destaques da partida, defendeu.

Flamengo vence Atlético-MG e fica com título da Copa do Brasil

O Flamengo garantiu o título da Copa do Brasil após derrotar o Atlético-MG por 1 a 0, na tarde deste domingo (10) em Belo Horizonte, em partida que foi transmitida ao vivo pela Rádio Nacional. Esta é a quinta oportunidade na qual o Rubro-Negro leva para casa o troféu da competição, após vencer em 1990, 2006, 2013 e 2022.

O @Flamengo é PENTACAMPEÃO da #CopaBetanoDoBrasil 🏆🏆🏆🏆🏆 pic.twitter.com/Kb0eXqnPw7

— Copa do Brasil (@CopaDoBrasilCBF) November 10, 2024

O Rubro-Negro ficou com o título porque, na partida de ida da decisão, no último domingo (3) no estádio do Maracanã, triunfou por 3 a 1.

Pressão inicial

Precisando marcar gols para buscar o título da Copa do Brasil, a equipe comandada pelo técnico argentino Gabriel Milito criou as melhores oportunidades de marcar. A primeira surgiu logo aos 4 minutos, com chute de primeira de Zaracho, que desviou em Wesley antes de ir para fora.

Nove minutos depois o goleiro Rossi teve que trabalhar para defender forte cobrança de falta do atacante Hulk. Aos 18 minutos o camisa 7 deu novamente trabalho ao goleiro do Flamengo ao acertar uma pancada da entrada da área.

Aos 24 o Flamengo conseguiu criar uma boa oportunidade, quando Wesley avançou pela direita e cruzou para Arrascaeta, que, de peixinho, acabou finalizando por cima do gol defendido por Everson. Mas a oportunidade mais clara de marcar foi do Galo. Aos 35 minutos Rossi e Pulgar erraram dentro da área e a bola ficou com Paulinho, que, com muita liberdade, finalizou, mas o goleiro do Rubro-Negro conseguiu se recuperar e fazer a defesa.

Um minuto depois o Flamengo chegou a criar um ótimo contra-ataque, mas Lyanco fez falta para matar a jogada, que poderia terminar em gol. O zagueiro foi punido com cartão amarelo, enquanto os flamenguistas pediram a expulsão do defensor.

Respiraram aí? 😬

Que 1º tempo foi esse, minha gente?

📷 Gilson Lobo/ Agif/Gazeta Press#CopaBetanoDoBrasil #AtleticoMG #Flamengo pic.twitter.com/9GkmlRuDy5

— Copa do Brasil (@CopaDoBrasilCBF) November 10, 2024

Plata decisivo

Após o intervalo o técnico Gabriel Milito lançou sua equipe de vez no ataque, colocando o centroavante Alan Kardec no lugar do volante Otávio. E a mudança fez efeito rápido, com o Galo construindo boas oportunidades com Gustavo Scarpa, aos 8 minutos, e com Hulk, aos 14.

Porém, a mudança do Atlético deu ao Flamengo mais espaço para atacar, e quem mais aproveitou essas oportunidades foi Bruno Henrique, que, na volta do intervalo, substituiu um Gabigol que pouco fez na partida. Aos 17 minutos o atacante do Rubro-Negro teve grande oportunidade de marcar quando ficou cara a cara com Everson para bater por cobertura. Mas o goleiro do Galo conseguiu segurar.

Três minutos depois a bola sobrou para Michael, que, com muita liberdade, tentou driblar Everson, mas o goleiro do Galo se recuperou no lance e conseguiu tomar o domínio da bola. Diante de um Flamengo perigoso nos contra-ataques, o Atlético pouco conseguia fazer, e viu o adversário chegar com perigo em mais uma oportunidade, aos 35 minutos, quando Everson mais uma vez brilhou para fazer uma grande defesa, desta vez de Alex Sandro.

Após inúmeras tentativas o Rubro-Negro finalmente conseguiu ser eficiente em um contra- ataque, aos 37 minutos. Bruno Henrique lançou Plata, o equatoriano partiu em grande velocidade desde o campo de defesa de sua equipe, driblando Saravia no caminho, e bateu por cobertura para superar Everson.

GONZALO PLATA!!! 👏😍

O Clube de Regatas do Flamengo entende muito de #CopaBetanoDoBrasil.

📷 Eduardo Carmim/Photo Premium/Gazeta Press#AtleticoMG #Flamengo pic.twitter.com/zW96c4Z1Io

— Copa do Brasil (@CopaDoBrasilCBF) November 10, 2024

No momento do gol, torcedores do Galo atiraram objetos na direção dos jogadores do Flamengo, entre eles uma bomba que explodiu próxima de Plata. A partida ficou então interrompida por cerca de oito minutos.

Quando a bola voltou a rolar, o Rubro-Negro teve outra grande oportunidade de marcar, aos 46 minutos, quando Bruno Henrique puxou contra-ataque e cruzou para Wesley, que bateu de primeira para defesa de Everson. Quatro minutos depois o Galo ficou com um homem a menos, quando Saravia acabou expulso ao derrubar Bruno Henrique na entrada da área em oportunidade clara de gol. Um minuto depois o zagueiro David Luiz cobrou a falta muito bem e obrigou o goleiro Everson a fazer a sua última grande defesa na decisão.

Com a nova vitória, o Flamengo garantiu o pentacampeonato da Copa do Brasil.

Tenta, mas o @flamengo é Penta! 🔴⚫️

O Rubro-Negro é o meu novo atual, tá? Parabéns, Clube de Regatas do Flamengo!!! 👑🏆#CopaBetanoDoBrasil #Flamengo pic.twitter.com/kjdteCJkM5

— Copa do Brasil (@CopaDoBrasilCBF) November 10, 2024

Atlético-MG e Flamengo jogam para decidir título da Copa do Brasil

O novo campeão da Copa do Brasil será conhecido na tarde deste domingo (10). Isto porque Atlético-MG e Flamengo medem forças a partir das 16h (horário de Brasília) em Belo Horizonte na partida de volta da decisão da competição. A Rádio Nacional transmite o jogo ao vivo.

O Rubro-Negro da Gávea chega ao confronto com uma vantagem considerável, após triunfar por 3 a 1 no jogo de ida, no último domingo (3) no estádio do Maracanã. Porém, mesmo com este panorama, o técnico Filipe Luís prega respeito ao Galo: “Respeito máximo pelo Atlético-MG, pelo grande time. É finalista da Libertadores, tem um grande treinador, joga um grande futebol. Será complicado. Estamos muito longe desta taça, da mesma forma que eles estão. Para mim está 50 a 50, e temos que fazer um jogo sólido”.

Últimos ajustes pra decisão da @CopaDoBrasilCBF! 🏆🔴⚫️#VamosFlamengo #CRF

📸: Marcelo Cortes e Gilvan de Souza /CRF pic.twitter.com/ycutk4IvNi

— Flamengo (@Flamengo) November 9, 2024

Após derrotar o Cruzeiro por 1 a 0 na última quarta-feira (6) com uma equipe alternativa, o Flamengo chega à decisão com o que tem de melhor disponível, inclusive cinco titulares que foram poupados diante da Raposa: Gabriel Barbosa, Arrascaeta, Gerson, Léo Ortiz e Wesley. Além disso, há a possibilidade de Luiz Araújo e De la Cruz, que estão em fase final de recuperação de problemas musculares, serem aproveitados no decorrer da partida.

Desta forma, o Flamengo deve entrar em campo na decisão com: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Evertton Araújo e Arrascaeta; Gerson, Bruno Henrique e Gabriel Barbosa.

O Atlético-MG também poupou sua equipe no meio dessa semana em compromisso do Campeonato Brasileiro, quando foi derrotado pelo Atlético-GO por 1 a 0. Apesar do revés no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, e da derrota no primeiro jogo na decisão da Copa do Brasil o técnico argentino Gabriel Milito diz acreditar na capacidade de sua equipe de chegar ao título: “[No Maracanã] foram os primeiros 90 minutos. Ainda resta o jogo em casa, com nossa torcida. Não sabemos o que acontecerá, mas todos podem ter certeza de que daremos o melhor. Eu confio muito nos jogadores”.

Sexta finalizada com o penúltimo treino antes da decisão! 🖤🤍

Tá chegando a hora, Massa! ⚔️ pic.twitter.com/QY6ILpFG7Y

— Atlético (@Atletico) November 8, 2024

Diante do Flamengo o Galo usará força máxima, com o retorno de nomes como Hulk, Paulinho, Battaglia, Júnior Alonso, Alan Franco e Gustavo Scarpa. Além disso há a possibilidade de Milito trazer alguma novidade no trio de ataque, como o argentino Zaracho ou o centroavante Alan Kardec. Desta forma, o Galo deve iniciar a decisão com: Everson; Lyanco, Battaglia e Alonso; Scarpa, Otávio, Alan Franco e Arana; Zaracho (Alan Kardec), Paulinho e Hulk.

Transmissão da Rádio Nacional

A Rádio Nacional transmite Atlético-MG e Flamengo com a narração de André Luiz Mendes, comentários de Rodrigo Campos e reportagem de Rodrigo Ricardo. Você acompanha o Show de Bola Nacional aqui:

Copa do Brasil: Flamengo faz 3 a 1 no Atlético-MG em 1º jogo da final

O Flamengo levou a melhor sobre o Atlético-MG com vitória por 3 a 1 no primeiro jogo da final da Copa do Brasil no Maracanã. Arrascaeta abriu o placar e Gabigol marcou duas vezes para o Flamengo. Alan Kardec diminuiu para os mineiros nos minutos finais. No próximo domingo (10), no jogo da volta da final em Belo Horizonte, o time carioca conquista o pentacampeonato mesmo se perder por 1 a 0. Já o Galo precisa ao menos vencer por dois gols de diferença para levar a decisão para a cobrança de pênaltis. O time mineiro luta pelo terceiro título do torneio.

Uma tarde predestinada, @flamengo! 🔴⚫️

Com gols de Arrascaeta e Gabigol, o Rubro-Negro abre 3✖️1 diante do Atlético-MG na final da #CopaBetanoDoBrasil!

Que jogo! Domingo que vem tem mais! 🤩 pic.twitter.com/qjjTvd1s93

— Copa do Brasil (@CopaDoBrasilCBF) November 3, 2024

O jogo mal começou, e o goleiro Rossi do Flamengo evitou que um chute certeiro Gustavo Scarpa, de fora da área, abrisse o placar para o Galo no Maracanã. Mas o ímpeto do time mineiro parou por aí. Aos 10 minutos, Gerson sai com a bola, lança Wesley, que avança sozinho pelo meio campo até rolar para Gabigol finalizar. O goleiro Everson espalmou, e no rebote, Arrascaeta mandou para o fundo do gol, abrindo o placar no Maracanã.

Mais bem posicionado em campo e aproveitando falha na defesa do Galo, o Rubro-Negro passou a controlar o jogo. Aos 28 minutos, Léo Pereira quase amplia ao chutar da intermediária, mas Everson atento espalmou para fora. Dez minutos depois, Gerson lançou a bola pela direita na intermediária, Plata desviou sutilmente de cabeça para Gabigo avançar sozinho e ampliar para os cariocas ao chutar na saída do goleiro Everson.

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É DELE! ARRASCAETAAAAAAAAAAAAA! #FLAxCAM #VamosFlamengo pic.twitter.com/FYeKV4d56P

— Flamengo (@Flamengo) November 3, 2024

Após o intervalo, o Atlético-MG começou pressionando: aos 11 minutos quase diminuiu, depois de cruzamento de Hulk para Alonso que cabeceou para o chão, mas a bola passou rente a trave e não entrou. O jogo seguiu com pouca qualidade técnica de ambos os lados, até que aos 28 minutos: Zaracho perde a bola no meio de campo e o atacante rubro-negro Alcaraz aproveita o vacilo, para lançar Gabigol, que disparou um chute cruzado, ampliando para 3 a 0 a vantagem do Flamengo. Na sequência, aos 34 minutos, Zaracho se redime: lança a bola pra Alan Kardec dentro da área. O atacante do Galo, que acabara de deixar o banco de resera, ainda contou a falha do zagueiro Léo Ortiz, para finalizar, diminuindo a desvantagem no marcador. Motivado após o primeiro gol, o Atlético-MG sufocou o Flamengo nos minutos finais em cobrança de escanteios, mas sem êxito. O jogo terminou mesmo com triunfo de 3 a 1 para o Flamengo.

Flamengo e Atlético-MG começam a decidir título da Copa do Brasil

Flamengo e Atlético-MG se enfrentam, a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (3) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no primeiro capítulo da decisão da Copa do Brasil. A Rádio Nacional transmite o confronto decisivo ao vivo.

Após uma temporada frustrante, na qual conquistou o Carioca, mas não passou das quartas de final da Copa Libertadores e ficou distante do título do Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro da Gávea tem a Copa do Brasil como a última oportunidade de garantir um título de maior expressão.

Os capitães! ©️

Quem será campeão? O @atletico do Hulk ou o @flamengo do Gerson? 🏆 #CopaBetanoDoBrasil pic.twitter.com/SBhSAn4ZkO

— Copa do Brasil (@CopaDoBrasilCBF) October 24, 2024

Agora sob o comando do técnico Filipe Luís, o Flamengo acumula bons resultados, superando o Corinthians nas semifinais da Copa do Brasil e com duas vitórias e uma derrota no Brasileiro. Porém, o Rubro-Negro terá desfalques importantes para a partida decisiva, o meio-campista uruguaio De la Cruz, que está com uma lesão coxa direita, e o volante Pulgar e o atacante Bruno Henrique, ambos suspensos. Quem é dúvida é o lateral Alex Sandro, que sentiu a coxa direita.

Em entrevista coletiva realizada na sede da CBF para promover a final, o goleiro Rossi afirmou que espera duas partidas muito complicadas para o Flamengo: “Serão dois jogos muito difíceis. É muito difícil chegar numa final e tanto eles [Atlético-MG] como nós conseguimos. Então será muito importante”.

O Galo também chega ao primeiro jogo da decisão em um bom momento na temporada, alguns dias após confirmar a presença na decisão da Copa Libertadores, que será disputada contra o Botafogo no dia 30 de novembro no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (Argentina).

Diante do Flamengo pela Copa do Brasil, o Atlético viverá uma situação diferente da encontrada contra o River Plate (Argentina) na semifinal da Libertadores, pois terá a vantagem de decidir em casa. Porém, o diretor de futebol da equipe mineira, o ex-goleiro Victor Bagy, destacou a importância do confronto de ida, que será disputado no Maracanã: “Sabemos das dificuldades que enfrentaremos no Maracanã. Serão tão ou mais altas do que vivemos na Argentina. É aproveitar a confiança, mas virar a chave. Porque vimos que as vezes uma série se define no primeiro jogo, ou se encaminha bem, como foi contra o River. [Temos que ter] todo cuidado, atenção e respeito, pois é um jogo que vale muito para nós”.

Para esta partida o Galo tem duas boas notícias, os retornos dos meias Zaracho e Bernard, que se recuperaram de problemas físicos.

Transmissão da Rádio Nacional

A Rádio Nacional transmite Flamengo e Atlético-MG com a narração de André Luiz Mendes, comentários de Bruno Mendes e reportagem de Rafael Monteiro. Você acompanha o Show de Bola Nacional aqui:

Botafogo avança e faz final da Libertadores com o Atlético-MG

O Botafogo garantiu a classificação para a final da Copa Libertadores, onde medirá forças com o Atlético-MG. A vaga na decisão veio após o Alvinegro de General Severiano ser derrotado por 3 a 1 pelo Peñarol (Uruguai), na noite desta quarta-feira (30) no estádio Centenário, em Montevidéu. A Rádio Nacional transmitiu o confronto decisivo ao vivo.

🔥🇧🇷 @Botafogo de Futebol e Regatas, finalista da CONMEBOL #Libertadores pela primeira vez na história!

🔜⭐️ A um jogo da #GloriaEterna! pic.twitter.com/b7pAlPa6QQ

— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) October 31, 2024

O Botafogo garantiu pela primeira vez na sua história a presença na final de uma Copa Libertadores por ter goleado a equipe uruguaia por 5 a 0 na última semana no estádio Nílton Santos, no Rio de Janeiro. Com a decisão entre o time de General Severiano e o Galo, no dia 30 de novembro no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (Argentina), o título da competição ficará pela sexta vez consecutiva com uma equipe do Brasil.

🇧🇷🏆 Uma Final inédita! @Atletico e @Botafogo vão em busca da #GloriaEterna, no Monumental.

🤔 Quem será o novo campeão da CONMEBOL #Libertadores? pic.twitter.com/cdoRv6ktG4

— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) October 31, 2024

Classificação sofrida

Após construir uma grande vantagem na partida de ida, o técnico Artur Jorge optou por mandar a campo uma equipe alternativa, optando por deixar de fora nomes importantes como os atacantes Igor Jesus e Luiz Henrique, o meio-campista argentino Almada e o zagueiro argentino Alexander Barboza.

Sem contar com sua força máxima, e diante de um Peñarol empurrado por sua torcida, o Botafogo encontrou muitas dificuldades, em especial no primeiro tempo, no qual a equipe uruguaia foi superior, inclusive abrindo o placar aos 30 minutos com um chutaço da intermediária de Jaime Báez. O gol deu ainda mais força aos uruguaios, mas o placar permaneceu inalterado até o intervalo. Na saída para o vestiário o goleiro Aguerre acabou expulso após agredir John.

🇺🇾🎉 A vibração de Baéz após abrir o placar para o @OficialCAP diante do @Botafogo!

🏆 CONMEBOL #Libertadores | #GloriaEterna pic.twitter.com/t0ColeZ4En

— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) October 31, 2024

Mesmo com um homem a menos o Peñarol manteve a pressão e aos 20, novamente com Jaime Báez, conseguiu ampliar para 2 a 0. Aos 24 minutos o Botafogo também ficou com um homem a menos, quando Mateo Ponte recebeu o segundo amarelo para ser expulso da partida.

Diante da dificuldade na partida o técnico Artur Jorge começou a colocar em campo alguns titulares. Um deles foi o argentino Almada, que descontou aos 42 minutos após boa jogada com o volante Marlon Freitas. Um minuto depois Batista recebeu lançamento dentro da área, dominou e finalizou para dar números finais ao placar.

📸🖤 Foto para a história! @Botafogo, pela primeira vez finalista da CONMEBOL #Libertadores! pic.twitter.com/Ml4tjfBTCP

— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) October 31, 2024

Desta forma, mesmo com o revés, o Botafogo garantiu presença na final de uma edição da Libertadores pela primeira vez na história.

Atlético-MG segura empate com o River e está na final da Libertadores

O Atlético-MG é o primeiro finalista da edição 2024 da Copa Libertadores da América. A vaga na decisão veio após o Galo segurar um empate sem gols com o River Plate (Argentina), na noite desta terça-feira (29) em pleno estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

💪🏾🐔🔥 FIM DE JOGOOOOOO: ESTAMOS NA DECISÃO DA LIBERTADOREEEEEEEEEEEEEESSSSSS!

GALO FAZ PARTIDA COLETIVA DE ABSOLUTA ENTREGA, É PERFEITO DEFENSIVAMENTE, MANTÉM A VANTAGEM DO JOGO DE IDA E LUTARÁ, AO LADO DA MASSA, PELA CONQUISTA DA #GLORIAETERNA!#OGaloNuncaLutaSozinhopic.twitter.com/5pv2yHi3k5

— Atlético (@Atletico) October 30, 2024

A equipe mineira chegou à sua segunda final de Copa Libertadores graças à vantagem construída na partida de ida das semifinais, na qual derrotou o River por 3 a 0 em Belo Horizonte. Agora o Atlético-MG aguarda o confronto entre Botafogo e Peñarol (Uruguai), na próxima quarta-feira (30), para conhecer o seu adversário na decisão. O Alvinegro venceu o confronto de ida por 5 a 0.

O torcedor do River Plate fez uma grande festa no Monumental de Núñez para tentar apoiar a sua equipe, que precisava ao menos marcar três gols para conseguir decidir a classificação na cobrança de pênaltis. Porém, a equipe comandada pelo técnico argentino Gabriel Milito mostrou coragem e maturidade para lidar com a pressão criada pelo adversário. O grande destaque foi o goleiro Everson, que realizou defesas difíceis, em especial na etapa final.

🇧🇷🐓 Clube @Atletico Mineiro, o primeiro finalista da CONMEBOL #Libertadores 2024!

🏆 Vai à segunda Final de sua história, em busca de uma nova #GloriaEterna! pic.twitter.com/ixHlGhA692

— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) October 30, 2024

A decisão da Copa Libertadores será disputada no dia 30 de novembro, no Estádio Monumental de Nuñez.

Copa do Brasil: Atlético-MG decidirá título em casa contra o Flamengo

O Atlético-MG levou a melhor no sorteio de mandos de campo e decidirá pela primeira vez em casa o título da Copa do Brasil contra o Flamengo. Em busca do pentacampeonato, o Flamengo disputa o primeiro duelo da final em 3 de novembro (domingo), no Maracanã, no Rio de Janeiro. No domingo seguinte, 10 de novembro, a definição do título ocorre na Arena MRV, em Belo Horizonte, casa do Galo, tricampeão do torneio. Ambas as partidas terão início às 16h (horário de Brasília).

Está definido! @Atletico e @flamengo vão decidir a #CopaBetanodoBrasil na @ArenaMRV! 🏟 pic.twitter.com/ZRICkII2vv

— Copa do Brasil (@CopaDoBrasilCBF) October 24, 2024

Presente no sorteio realizado na tarde desta quinta-feira (24), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o técnico rubro-negro Filipe Luís admitiu que o time terá outra postura em campo, sabendo que o título será definido fora de casa.

“Jogar na frente da torcida ou não, é claro que muda. Muda na postura dos jogadores, mas o que a gente tem sempre que tentar é ser o mais frio possível nessa decisão, poder desfrutar dessa decisão, e que a emoção não tome conta da razão. Então, esse é meu objetivo com os jogadores, deixa-lo o melhor possível em forma física e mental, para eles fazerem um grande jogo e quem sabe levar esse troféu para a Gávea”, disse o treinador, que assumiu o comando do time carioca há menos de um mês.

Rodrigo Bataglia, volante do Atlético-MG, e Felipe Luís, técnico do Flamengo, compareceram ao sorteio dos mandos de campo da final da Copa do Brasil, na sede da CBF, no Rio de Janeiro – Reprodução X / Copa do Brasil

Disputar o título da Copa do Brasil fora de casa não será novidade para o Flamengo. O time chegou a 10 finais, metade delas como visitante. Sai campeão em 2006, no Maracanã, contra o Vasco, e também há 34 anos, contra o Goiás, no Estádio Serra Dourada. O time carioca foi campeão também nas edições de 2013 e 2022.

Já o Galo fará decisão inédita da Copa do Brasil na Arena MRV. O time mineiro levantou a taça em 2021, na Arena da Baixada (casa do Athletico-PR), em 2016 na Arena do Grêmio, e em 2014 no Estádio do Mineirão (casa do Cruzeiro).

Satisfeito com o resultado do sorteio, o argentino Rodrigo Battaglia, volante do Galo, falou da sua expectativa de decidir diante da torcida atleticana.

“Bom fechar em casa esta final, vamos ter de fazer um grande jogo no Maracanã e depois voltar a nossa arena, com nossa torcida, todos juntos, o pessoal do clube, o staff (funcionários) e nossa equipe para levar o troféu”, disse o jogador, em entrevista à CBF.