Skip to content

Morte de jovem estudante é tragédia anunciada, diz ouvidor da polícia

A abordagem policial em que um jovem de 22 anos foi morto, nesta quarta-feira (20), na capital paulista, não observou o uso gradativo da força, como determinado por normas internas da Polícia Militar (PM) paulista. A avaliação é do ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Claudio Silva.

O estudante de medicina Marco Aurélio Cardenas Acosta, de 22 anos, foi morto com um tiro à queima-roupa disparado pelo policial Guilherme Augusto Macedo, por volta das 2h50, na escadaria de um hotel na Rua Cubatão, na Vila Mariana, zona sul da cidade.

“Tragédias como essa com o jovem estudante de medicina, são tragédias anunciadas. Essa sucessão de erros praticados pelos policiais que atendiam a ocorrência, demonstra que caiu a profissionalização da nossa PM e, quando isso ocorre, absolutamente ninguém está protegido: é um tipo de violência que pode chegar a todas as classes sociais”, disse Silva.

Segundo o ouvidor, “o que já era assustador para os pobres e periféricos, agora se apresenta também como ameaça à vida dos que pertencem às camadas mais abastadas da nossa sociedade. A ideologia de vingança, truculência e morte atinge a todos, sem distinção de classe ou raça.”

Imagens da abordagem

Imagens de câmera de segurança do hotel mostram que o rapaz estava sem camisa quando entrou no saguão. Macedo segurou o braço do jovem, que tentou se soltar, enquanto o outro policial o chutou. Na sequência, é possível ver que o PM dispara na direção do rapaz, que cai no chão.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), Acosta golpeou a viatura policial, tentou fugir e ao ser abordado “investiu” contra os policiais e foi ferido. O rapaz foi socorrido ao hospital Ipiranga, mas não resistiu ao ferimento.

“Existem outros protocolos a serem adotados antes da decisão de puxar o gatilho, neste caso contra um jovem que estava sem camisa e não oferecia qualquer risco à integridade física dos policiais, inclusive porque fugia da abordagem, diferente do que diz nota da SSP, que afirma que ele ‘investiu contra os policiais’, quando o vídeo mostra que ele fugia da abordagem, por razões que não vamos saber quais são”, ressaltou o ouvidor.

O resultado, lamenta Silva, é mais uma família destruída. “Sonhos interrompidos, trajetórias abortadas, que se somam a centenas de outros mortos, como o jovem dr. Marco Aurélio Cardenas Acosta, que, prestes à sua formatura, iria salvar muitas vidas”, disse.

A Associação Atlética Acadêmica Medicina Anhembi Morumbi manifestou, em nota, profundo pesar pela morte de Marco Aurélio Cardenas Acosta. “Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com seus familiares, companheiros de time e colegas, que perderam não apenas um companheiro de jornada, mas também um amigo. Que sua memória seja sempre lembrada com carinho e que sua trajetória inspire a todos nós”, diz a nota.

Rebeca Andrade é anunciada como embaixadora dos Jogos da Juventude

A medalhista olímpica Rebeca Andrade foi anunciada nesta quarta-feira (6) como uma das embaixadoras da próxima edição dos Jogos da Juventude. A principal competição multiesportiva entre jovens do país, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), será realizada entre os dias 13 e 28 de novembro em João Pessoa, na Paraíba.

“Estou bem ansiosa para encontrar essa garotada, para celebrar esse momento que é tão importante e especial. E não só para eles, mas para mim também. Esses meninos e meninas são o futuro do nosso esporte, podem estar representando o nosso país em Mundiais, Jogos Olímpicos da Juventude, Pan-Americanos, Olimpíadas nos próximos anos. Que eles aproveitem muito todas as oportunidades, todos os momentos, porque é parte do aprendizado e parte do processo para quem tem o sonho de ser atleta”, declarou a atleta, que conquistou quatro medalhas na última edição dos Jogos Olímpicos, que foram realizados em Paris (França).

“Para o COB [Comitê Olímpico do Brasil] é uma honra imensa contar com a presença de Rebeca Andrade como embaixadora dos Jogos da Juventude 2024. Seu desempenho histórico nos Jogos Olímpicos de Paris ainda está vivo na memória de todos os brasileiros e, certamente, é inspiração para os mais de 4 mil jovens participantes da competição. Ela é um modelo de dentro e fora dos ginásios, uma referência de sucesso. Ter a maior medalhista olímpica do nosso país na história compartilhando suas experiências aos mais jovens será um privilégio e abrilhantará ainda mais o evento em João Pessoa”, declarou o presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira.

Os Jogos da Juventude reunirão mais de 4 mil adolescentes (2.113 meninas e 2.095 meninos das 27 unidades da federação) em João Pessoa.

Blinken faz visita não anunciada a Kiev enquanto a Ucrânia enfrenta o desafio russo no leste

Blinken

14 de maio de 2024

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, agradeceu aos Estados Unidos pelo que chamou de “pacote crucial” de ajuda, ao organizar conversações na terça-feira em Kiev com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.

Blinken chegou ao país horas antes em uma viagem não anunciada para entregar o que as autoridades americanas chamaram de “forte mensagem de garantia” num momento em que as forças ucranianas enfrentam fortes ataques dos militares russos no leste da Ucrânia e aguardam a chegada de novos carregamentos de armas do país. aliados ajudam na defesa.

Zelenskyy disse a Blinken que sua visita ocorreria durante um “período difícil para o leste do nosso país”.

Durante a semana passada, a Rússia intensificou os seus ataques à região de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia.

Zelenskyy disse que discutiria com Blinken a obtenção da nova ajuda dos EUA à Ucrânia o mais rápido possível, bem como o reforço das defesas aéreas da Ucrânia, incluindo a esperança de que a Ucrânia pudesse proteger os sistemas de mísseis Patriot para ajudar a proteger Kharkiv.

Blinken disse que os Estados Unidos, juntamente com outros parceiros ucranianos, estão determinados a garantir que a Ucrânia tenha o que precisa para ter sucesso no combate à invasão russa.

“Sabemos que este é um momento desafiador, mas também sabemos que no curto prazo a assistência está a caminho”, disse Blinken. “Parte já chegou, mais chegará, e isso fará uma diferença real contra a agressão russa em curso no campo de batalha.”

A visita de Blinken também inclui conversações com o primeiro-ministro Denys Shmyhal e o ministro das Relações Exteriores Dmytro Kuleba e um discurso em Kiev.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, disse em um comunicado que Blinken iria “discutir as atualizações do campo de batalha, o impacto da nova segurança e assistência econômica dos EUA, segurança de longo prazo e outros compromissos, e o trabalho contínuo para reforçar a recuperação econômica da Ucrânia”.

Os Estados Unidos anunciaram na sexta-feira a sua mais recente contribuição para o esforço de guerra da Ucrânia na forma de um pacote de armas e equipamentos de 400 milhões de dólares.

A Casa Branca disse na segunda-feira que está fazendo “todo” o possível para enviar armas à Ucrânia para lutar contra a ofensiva terrestre russa na região de Kharkiv.

“Estamos fazendo tudo o que é humanamente possível, tanto nós como os nossos aliados”, disse o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, aos jornalistas, acrescentando que um novo pacote de armas seria anunciado “apenas nos próximos dias”.

Em menor número e desarmadas, as forças ucranianas aguardam a chegada da tão necessária ajuda militar dos EUA.

Fonte
 .mw-parser-output .ambox{border:1px solid #a2a9b1;border-left:10px solid #36c;background:#fbfbfb;box-sizing:border-box}.mw-parser-output .ambox+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+link+.ambox{margin-top:-1px}html body.mediawiki .mw-parser-output .ambox.mbox-small-left{margin:4px 1em 4px 0;overflow:hidden;width:238px;border-collapse:collapse;font-size:88%;line-height:1.25em}.mw-parser-output .ambox-speedy{border-left:10px solid #b32424;background:#fee7e6}.mw-parser-output .ambox-delete{border-left:10px solid #b32424}.mw-parser-output .ambox-content{border-left:10px solid #f28500}.mw-parser-output .ambox-style{border-left:10px solid #fc3}.mw-parser-output .ambox-move{border-left:10px solid #9932cc}.mw-parser-output .ambox-protection{border-left:10px solid #a2a9b1}.mw-parser-output .ambox .mbox-text{border:none;padding:0.25em 0.5em;width:100%}.mw-parser-output .ambox .mbox-image{border:none;padding:2px 0 2px 0.5em;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-imageright{border:none;padding:2px 0.5em 2px 0;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-empty-cell{border:none;padding:0;width:1px}.mw-parser-output .ambox .mbox-image-div{width:52px}@media(min-width:720px){.mw-parser-output .ambox{margin:0 10%}}

Conforme os termos de uso “todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público”.Todo o material produzido exclusivamente pela Voz da América está em domínio público. A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA.