Skip to content

STJD pune Alcaraz e Yuri Alberto por agressão no Corinthians x Fla

Três jogadores foram punidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta sexta-feira (18), em decorrência da confusão generalizada no fim do clássico Corinthians x Flamengo, em 1º de setembro, na Neo Química Arena, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O argentino Carlos Alcaraz, meia-atacante rubro-negro, terá de cumprir quatro jogos de suspensão; já Yuri Alberto e Cacá, do Timão, ficarão fora de campo por duas partidas. As penas valem apenas para jogos do Brasileirão. Os três atletas levaram cartão vermelho no fim da partida, válida pela 25ª rodada do Brasileirão.

A Terceira Comissão Disciplinar do STJD também multou o Corinthians em R$ 13 mil e o Flamengo em R$ 8 mil pelo tumulto e atraso no reinício da partida. A decisão é de primeira instância e cabe recurso no Pleno do STDJ.

Alcaraz e Yuri Alberto foram denunciados por agressão e responderam pelo artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que aborda “a prática de agressão física durante partida, prova ou equivalente”. Enquanto Alcaraz foi punido com quatros jogos de suspensão, Yuri Alberto teve conduta “desclassificada para jogada violenta” e ficará fora do Brasileirão por apenas dois jogos. Já o jogador Cacá, denunciado por ato desleal (artigo 250 do CBJD) ao segurar o pescoço de Alcaraz durante a confusão, levou suspensão de dois jogos. 

Demais punições

Também expulso de campo após o tumulto na partida de 1º de setembro, o auxiliar técnico Emiliano Dias, do Corinthians, foi punido com uma partida de suspensão. Também do clube paulista, Fabinho Soldado (executivo de futebol) terá 15 dias de suspensão pela frente, e os gandulas Thiago Rezetti e Alessandro da Silva ficarão suspensos por 20 dias cada um.

Djokovic vence Alcaraz e conquista título olímpico em Paris

Novak Djokovic completou o Golden Slam de sua carreira quando o sérvio de 37 anos de idade lutou contra o espanhol Carlos Alcaraz em uma magnífica batalha na final olímpica de simples masculino em Roland Garros neste domingo (4).

Depois de sofrer em Pequim, Londres, Rio de Janeiro e Tóquio, Djokovic simplesmente não deixou escapar a medalha de ouro olímpica que lhe escapou por tanto tempo, vencendo o jovem espanhol por 2 sets a 0, parciais de 7-6(3) e 7-6(2) diante de uma multidão encantada na quadra Philippe Chatrier.

Cabeça-de-chave número um do torneio olímpico de tênis masculino, Djokovic, teve uma das melhores atuações de sua carreira para derrotar Alcaraz e se tornar apenas o quinto jogador a vencer todos os quatro Grand Slams de simples e o título olímpico.

Nenhum dos dois jogadores deu um passo atrás em uma disputa feroz em que o primeiro set durou 1 hora e 33 minutos, enquanto eles lutavam pelo controle em uma série de games fascinantes.

Alcaraz cedeu no primeiro tiebreak e, quando foi necessário outro tiebreak para decidir o segundo set, novamente Djokovic encontrou sua melhor forma, selando a vitória com um impressionante forehand vencedor na linha de fundo.

Djokovic rugiu para o céu e, depois de apertar a mão de Alcaraz, ajoelhou-se no centro da quadra antes de subir na multidão e ser abraçado por sua família e equipe.

Alcaraz, de 21 anos de idade, que perdeu o título olímpico, mas conquistou os troféus de Roland Garros e Wimbledon neste ano, estava em lágrimas ao final da partida.

Nadal e Alcaraz jogarão duplas pela Espanha nas Olimpíadas de Paris

Os espanhóis Rafael Nadal e Carlos Alcaraz se juntarão para jogar duplas nos Jogos Olímpicos de Paris deste ano, informou a Real Federação Espanhola de Tênis (RFET) nesta quarta-feira (12).

Nadal ganhou uma medalha de ouro olímpica em 2008, mas os Jogos de Paris serão os primeiros de Alcaraz, que retorna a Roland Garros, onde foi coroado campeão do Aberto da França no domingo (9).

A participação de Nadal era incerta, já que o 14 vezes campeão do Aberto da França não está em sua melhor forma depois de lesões, mas o técnico da equipe nacional, David Ferrer, disse que o tenista de 38 anos formará dupla com Alcaraz, de 21 anos.

“Uma dupla, que acho que todos conhecem e esperavam, é Carlos Alcaraz e Rafael Nadal, e a segunda dupla ainda não foi decidida, ainda não foi 100% confirmada”, disse Ferrer aos repórteres. “Vamos esperar um pouco antes de anunciar isso. Mas Rafa e Carlos jogarão juntos em Paris.”

Os outros atletas selecionados são Pablo Carreño Busta e Alejandro Davidovich Fokina, enquanto Marcel Granollers, número dois do mundo em duplas, também está na equipe.

Os Jogos Olímpicos de Paris vão de 26 de julho a 11 de agosto.

* É proibida a reprodução deste conteúdo. 

Rio Open tem dia marcado por lesão do espanhol Carlos Alcaraz

A terça-feira (20) do Rio Open, o maior torneio da modalidade na América do Sul, foi marcado pela chuva e por algumas despedidas precoces (do suíço Stan Wawrinka e do espanhol Carlos Alcaraz). Já o Brasil se garantiu nas quartas com Thiago Monteiro e com Felipe Meligeni.

A instabilidade climática no saibro carioca atrasou o início dos jogos. Assim, alguns tenistas aproveitaram para treinar. Quando a chuva parou o suíço Stan Wawrinka estreou contra o argentino Facundo Díaz Acosta, campeão em Buenos Aires na última semana. A torcida apoiou o suíço de 38 anos, que começou bem o jogo no ATP 500 carioca. Nas arquibancadas dava para ouvir o gritos de “olê, olê, olê, olá, wra, wra, wra, wra”. Porém, mesmo com o apoio da torcida brasileira, o suíço não resistiu ao talento do argentino, que fechou o jogo por 2 sets a 0 (parciais de 7-5 e 5-4) e que terá como próximo adversário o seu compatriota Sebastian Baez.

Depois a quadra lotou para o jogo entre Carlos Alcaraz, da Espanha, e o brasileiro Thiago Monteiro. Mas o jogo durou apenas 18 minutos. O número dois do mundo sofreu uma lesão no tornozelo no segundo game para decepção dos fãs brasileiros, que esperavam ver o talento do espanhol no torneio. O cearense Thiago Monteiro lamentou a lesão do adversário: “É estranho. Foi o segundo ponto do jogo. Vendo na quadra não parecia grave, mas vi no telão e foi uma torção feia. Agora é torcer para a recuperação dele. É uma estrela que vem dominando na nova geração. Eu o admiro muito”. O brasileiro afirmou que agora é hora de pensar no próximo adversário, o paulista Felipe Meligeni, que eliminou o argentino Pedro Cachín por 2 sets a 1 (parciais de 6-2, 3-6 e 6-3).

First Top 💯 tour-level win feeling

What a moment, Felipe Meligeni Alves! 🇧🇷@RioOpenOficial | #RioOpen10Anos pic.twitter.com/GnuEzcnHgc

— ATP Tour (@atptour) February 21, 2024

Nesta quarta-feira a quadra Guga Kuerten recebe o complemento da rodada com a partida entre o Francês Arthur Fils, número 36 do ranking, e o brasileiro João Fonseca, de apenas 17 anos. Na sequência é a vez de o paranaense Thiago Wild enfrentar o espanhol Jaume Munar. Já o campeão do último Rio Open, o britânico Cameron Norrie, tem pela frente o chileno Tomas Barrios Vera na partida que fecha a noite. Na quadra 1 o argentino Francisco Cerúndolo decide contra o espanhol Albert Ramos-Viñolas a última vaga nas quartas de final do torneio. Depois será disputado um duelo sérvio no saibro carioca. Duas Lajovic enfrenta o compatriota Laslo Dere na quadra 1 do Rio Open.

Na chave de duplas, Marcelo Melo e o holandês Matwe Middelkoop jogam contra o brasileiro Rafael Matos e o colombiano Nicolas Barrientos. Já o duo nacional formado por Fernando Romoli e Thiago Wild encara os argentinos Máximo Gonzalez e Andrés Molteni.