Skip to content

Fluminense conquista título da Recopa Sul-Americana sobre a LDU

Com dois gols do colombiano Jhon Arias o Fluminense arrancou uma vitória de 2 a 0 sobre a LDU (Equador) para conquistar o título da Recopa Sul-Americana, na noite desta quinta-feira (29) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A inédita conquista do Tricolor das Laranjeiras foi transmitida ao vivo pela Rádio Nacional.

VEEEEEEEEEEEEEENNNNNNNNNNNNNNNNNCEEEEEEEEEEEEEEEEE O FLUMINEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEENNNNNNNNNNNSEEEEEEEEEEEEEEE! JHON ARIAS FAZ DUAS VEZES, O SEGUNDO AOS 45 DO SEGUNDO TEMPO, E O FLU É CAMPEÃO DA CONMEBOL RECOPA! pic.twitter.com/Hgrar63Yw0

— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) March 1, 2024

A conquista foi garantida porque o Fluminense conseguiu reverter a vantagem alcançada pela LDU na partida de ida, uma vitória de 1 a 0 nos 2.850 metros de altitude da cidade de Quito. Com o título desta quinta-feira o Tricolor exorcizou um fantasma do passado, a equipe equatoriana, para a qual perdeu as finais da Libertadores de 2008 e da Copa Sul-Americana de 2009.

Decisão dramática

O Fluminense não encontrou facilidades diante da LDU, que se fechou atrás na primeira etapa com o objetivo claro de não oferecer espaços para o ataque tricolor e tentar criar algo em jogadas rápidas de contra-ataque. E a aposta dos equatorianos se mostrou acertada, pois o time de Fernando Diniz conseguiu apenas três finalizações no alvo até o intervalo.

Sem conseguir furar a defesa adversária, o comandante do Tricolor começou a fazer mudanças no segundo tempo. Primeiro promoveu a entrada do centroavante John Kennedy e, minutos depois, colocou em campo o lateral Marcelo, o meio-campista Renato Augusto e o meia-atacante Douglas Costa.

🤟🇨🇴 JHON ARIAS ⚽ @FluminenseFC

🔥 CONMEBOL #Recopa pic.twitter.com/mSvuutTApv

— CONMEBOL Recopa (@ConmebolRecopa) March 1, 2024

As mudanças surtiram efeito e o Fluminense conseguiu criar mais oportunidades claras de marcar. Até que, aos 30 minutos, Samuel Xavier levantou a bola na área, onde Jhon Arias cabeceou com categoria para superar o goleiro Alexander Domínguez.

Porém, três minutos depois a equipe das Laranjeiras sofreu um duro golpe: John Kennedy foi expulso com cartão vermelho direto após pisar em Zambrano, que estava caído. Com um a menos, o Tricolor aumentou ainda mais o seu ímpeto ofensivo e deixou a LDU perdida de vez na partida.

🎶🏆 Clube que orgulha o Brasil / Retumbante de glórias / E vitórias mil 🎶🇭🇺

⭐️ @FluminenseFC 🤝 CONMEBOL #Recopa pic.twitter.com/tJZBovSVAd

— CONMEBOL Recopa (@ConmebolRecopa) March 1, 2024

A pressão do Fluminense aumentou e, aos 41 minutos, Douglas Costa encontrou Renato Augusto dentro da área. Valverde derrubou então o meio-campista do Flu e o árbitro marcou pênalti. Jhon Arias foi então para a cobrança e não falhou para garantir o inédito título do Tricolor das Laranjeiras.

Agora o Fluminense volta suas atenções para a Taça Guanabara do Campeonato Carioca, na qual enfrenta o Botafogo no estádio do Maracanã a partir das 16h (horário de Brasília) do próximo domingo (3).

Fluminense recebe LDU em busca do título da Recopa Sul-Americana

Fluminense e LDU (Equador) têm um encontro decisivo, a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (28) no estádio do Maracanã, na grande final da Recopa Sul-Americana (confronto entre o atual campeão da Libertadores e o vencedor da última edição da Copa Sul-Americana). A Rádio Nacional transmite ao vivo.

Após ser derrotado por 1 a 0 na partida de ida, o Tricolor das Laranjeiras precisa triunfar por dois ou mais gols de diferença para ser campeão nos 90 minutos. Em caso de vitória do Flu por apenas um gol de vantagem, o confronto seguirá para a prorrogação e posterior disputa de pênaltis, se a diferença se mantiver. Já a equipe equatoriana fica com o troféu em caso de empate ou vitória por qualquer placar.

QUINTA-FEIRA É DIA!

📸: Lucas Merçon/FFC pic.twitter.com/ksFfKzgzdj

— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) February 27, 2024

Terceira decisão continental

Diante da equipe equatoriana o Fluminense terá a oportunidade de exorcizar outro fantasma do passado. Se no ano passado finalmente conquistou a sua primeira Libertadores, agora tem a oportunidade de superar a LDU em uma final continental. A primeira oportunidade na qual as equipes se encontraram em uma decisão foi em 2008, na principal competição de clubes da América do Sul. Um ano depois os tricolores encararam os equatorianos valendo um título, mas desta vez na Copa Sul-Americana. A equipe de Quito se deu melhor nas duas oportunidades.

Apesar do histórico negativo diante da LDU, o atacante argentino Germán Cano afirmou, em entrevista coletiva, que o histórico de jogos decisivos diante dos equatorianos não cria uma pressão a mais: “Não carregamos o peso [do passado], mas carregamos uma grande responsabilidade de buscar uma taça que o Fluminense não tem […]. Sabemos que contaremos com nossa torcida no Maracanã. Vamos jogar na nossa casa, com a nossa torcida e vamos tentar fazer o nosso melhor. Não temos o peso de nada, apenas o compromisso de vencer o jogo”.

𝟷𝟶
𝟏𝟎
𝟙𝟘
𝟭𝟬 pic.twitter.com/4O0pkLFPv1

— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) February 27, 2024

Para a partida decisiva o técnico Fernando Diniz tem algumas dúvidas para escalar a equipe. A primeiro delas é o lateral Marcelo, que deixou o primeiro jogo da Recopa Sul-Americana ainda na etapa inicial com dores na perna esquerda. Assim, a escalação do experiente jogador não é certa.

Outra dúvida está relacionada ao aproveitamento do atacante John Kennedy, que pode ganhar uma oportunidade caso Fernando Diniz opte por uma equipe mais ofensiva. Assim, o time titular do Fluminense deve ser: Fábio; Guga, Felipe Melo, Thiago Santos e Diogo Barbosa (Marcelo); André, Martinelli (John Kennedy) e Ganso; Keno, Arias e Cano.

Transmissão da Rádio Nacional

A Rádio Nacional transmite Fluminense e LDU com a narração de André Luiz Mendes, comentários de Waldir Luiz e reportagem de Bruno Mendes. Você acompanha o Show de Bola Nacional aqui:

Flu sente altitude e perde para a LDU na ida da Recopa Sul-Americana

O Fluminense foi derrotado por 1 a 0 pela LDU (Equador), na noite desta quinta-feira (22) no estádio Casa Blanca, em Quito, na partida de ida da Recopa Sul-Americana. O primeiro confronto da competição que envolve os campeões da Libertadores e Copa Sul-Americana foi transmitido pela Rádio Nacional.

Fim de jogo em Quito. LDU-EQU 1×0 Fluminense.

SEMANA QUE VEM É NA NOSSA CASA PARA DECIDIR A @ConmebolRecopa! pic.twitter.com/AB05RgjT4z

— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) February 23, 2024

Agora as equipes voltam a se enfrentar no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, a partir das 21h30 (horário de Brasília) da próxima quinta-feira (29), para definir quem fica com o título.

Na partida desta quinta-feira, o Tricolor das Laranjeiras claramente sentiu os efeitos dos 2.850 metros de altitude da cidade de Quito, e pouco apresentou diante da equipe equatoriana, que conseguiu chegar à vitória graças a um gol do atacante Alex Arce já nos acréscimos do segundo tempo.

Terceira final continental

Fluminense e LDU se encontram pela terceira vez em uma final continental. Em 2008 as equipes mediram forças pela Copa Libertadores. Um ano depois os tricolores encararam os equatorianos valendo um título, mas desta vez na Copa Sul-Americana. A equipe de Quito se deu melhor nas duas oportunidades.