Skip to content

Lula e Emmanuel Macron comemoram lançamento de submarino em Itaguai

Emmanuel Macron 2023

28 de março de 2024

 

O presidente da França, Emmanuel Macron, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, celebraram o lançamento do terceiro submarino do Brasil projetado pela França na base naval do Brasil no estaleiro de Itaguaí, perto do Rio de Janeiro, na quarta-feira.

O submarino faz parte da parceria de defesa dos países e serve para ajudar a proteger a costa brasileira de 8.500 quilômetros de extensão, apelidada de “Amazônia Azul”, para onde são transportados 85% do petróleo e 75% do gás do país. Este submarino é o terceiro de quatro submarinos de ataque a diesel planejados, construídos em uma parceria de US$ 10 bilhões com treinamento, equipamento e assistência técnica da França.

Esta é a concretização de um programa submarino denominado ProSub, delineado em 2008 entre Lula durante o seu primeiro mandato presidencial e o então presidente francês Nicolas Sarkozy. O quarto submarino está previsto para ser lançado em 2025.

Segundo Lula, os laços de defesa da França e do Brasil “permitirão que dois países importantes, cada um em um continente, se preparem para que possamos enfrentar esta adversidade, sem nos preocuparmos com qualquer tipo de guerra, porque somos defensores da paz”.

Macron observou que, apesar das suas diferenças, “as grandes potências pacíficas do Brasil e da França” tinham “a mesma visão do mundo”, além da sua aliança económica.

Macron está atualmente em uma viagem de três dias ao Brasil com o objetivo de arrecadar mais de um bilhão de dólares para investimentos verdes para proteger a floresta amazônica brasileira e guianense e ajudar a alterar os laços diplomáticos que foram tensos sob o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. A sua visita marca a primeira de um presidente francês em mais de uma década.

Lula disse durante discurso que a visita de Macron faz parte de um esforço global para reforçar a proteção das florestas tropicais.

“Queremos convencer aqueles que já desmataram que precisam contribuir de forma importante para que os países que ainda têm suas florestas as mantenham em pé”, disse Lula.

Os dois presidentes foram fotografados rindo e de mãos dadas na selva, gerando memes na internet sobre seu crescente “bromance”. Esta foi uma grande divergência em relação a incidentes anteriores, quando Bolsonaro lançou insultos à esposa de Macron.

Além dos submarinos a diesel, o Brasil também planeja construir seu primeiro submarino com propulsão nuclear. No entanto, sofreu atrasos significativos, principalmente devido a restrições orçamentais e hesitações dos seus colaboradores franceses sobre a proliferação nuclear.

“Se o Brasil quer ter acesso ao conhecimento da tecnologia nuclear, não é para fazer guerra. Queremos que esse conhecimento garanta a todos os países que desejam a paz que o Brasil estará ao seu lado”, disse Lula.

Macron disse ao Brasil que “a França estará ao seu lado” durante o desenvolvimento dos submarinos com propulsão nuclear, sem anunciar assistência específica.

“Quero que abramos o capítulo para novos submarinos… que encaremos a propulsão nuclear de frente e, ao mesmo tempo, respeitemos perfeitamente todos os compromissos de não-proliferação”, disse ele.

 

EUA realizam primeiro lançamento aéreo de ajuda humanitária em Gaza

3 de março de 2024

 

Os militares dos EUA realizaram o seu primeiro lançamento aéreo de ajuda humanitária em Gaza no sábado, confirmaram duas autoridades dos EUA.

As autoridades, falando sob condição de anonimato, disseram que o lançamento aéreo foi realizado com três aeronaves C-130.

Além disso, um dos porta-vozes do governo garantiu que também foram liberadas mais de 35 mil refeições. Outros países, incluindo França, Egito e Jordânia, realizaram lançamentos aéreos de ajuda em Gaza.

Pelo menos 576 mil pessoas na Faixa de Gaza, o que representa um quarto da população, estão à beira da fome, segundo o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários.

Com pessoas consumindo ração animal para sobreviver e médicos relatando crianças morrendo de desnutrição e desidratação; a ONU disse que enfrenta “obstáculos esmagadores” para fornecer ajuda.

 

SpaceX cancela lançamento de foguete em decorrência do mal tempo

3 de março de 2024

 

O plano de lançamento de uma espaçonave para transportar três astronautas norte-americanos e um astronauta russo para a Estação Espacial Internacional foi cancelado devido ao mau tempo.

SpaceX, uma empresa privada de desenvolvimento espacial dos EUA, anunciou no serviço de rede social.

Assim, a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) anunciou que o novo lançamento será às 22h53, horário do leste dos EUA, no dia 3.

O Crew Dragon da SpaceX estava programado para ser lançado no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

A SpaceX tem fornecido serviços de lançamento de voos espaciais para a NASA desde 2020.

 

EUA fazem 1º lançamento aéreo de ajuda a Gaza

As Forças Armadas dos Estados Unidos realizaram neste sábado seu primeiro lançamento aéreo de ajuda humanitária em Gaza, disseram autoridades norte-americanas em um momento em que agências de ajuda alertam para o desastre humanitário crescente à medida que Israel  segue massacrando o território palestino.

Três aviões cargueiros lançaram mais de 35 mil refeições sobre o território onde, segundo as Nações Unidas, um quarto da população passa fome. Palestinos publicaram vídeos em mídias sociais mostrando caixas de ajuda sendo lançadas.

Em meio a dúvidas sobre a retomada das negociações de cessar-fogo no Egito no domingo, o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza disse que pelo menos 11 palestinos foram mortos em um ataque aéreo israelense contra uma tenda em Rafah, onde as pessoas buscam refúgio da campanha militar de Israel.

O Ministério da Saúde de Gaza disse que outras 50 pessoas ficaram feridas no ataque israelense próximo a um hospital na área de Tel Al-Sultan, em Rafah. Um dos mortos é um médico do hospital.

“O ataque atingiu uma tenda, onde as pessoas se abrigavam, e estilhaços entraram no hospital onde eu e meus amigos estávamos sentados, sobrevivemos por um milagre”, disse uma testemunha à Reuters, recusando-se a ser identificada.

O exército israelense disse que suas forças mataram oito militantes em Khan Younis, cerca de 20 militantes na região central da Faixa de Gaza e mais três em Rimal, perto da Cidade de Gaza.

Mais de 1 milhão de palestinos têm buscado refúgio na área de Rafah, fugindo da guerra israelense que devastou grande parte de Gaza, matando mais de 30 mil pessoas, de acordo com as autoridades de saúde do Hamas.

Vice-presidente dos EUA se reunirá com membro do gabinete de guerra de Israel na 2ª

Reunião na Casa Branca

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, se reunirá na segunda-feira com o membro do gabinete de guerra israelense Benny Gantz, disse um funcionário da Casa Branca à Reuters, neste sábado.

A reunião na Casa Branca ocorre no momento em que Washington busca chegar a um acordo para um cessar-fogo temporário e aumentar o fluxo de ajuda humanitária em Gaza.

GP de Dubai: André Rocha conquista ouro no lançamento de peso

O paulista André Rocha conquistou, nesta quarta-feira (14), a medalha de ouro na prova de lançamento de disco da classe F52 (atletas que competem sentados) no Grand Prix de atletismo paralímpico que está sendo disputado em Dubai (Emirados Árabes Unidos).

O brasileiro venceu a prova ao lançar o disco a 20,08 metros. Já a medalha de prata ficou com o letão Aigars Apinis, com a marca de 19,88 metros, enquanto o bronze foi para o lituano Kestutis Skucas, que lançou o disco a 14,92 metros.

OURO NO CAMPO! 🥇🥏

André Rocha conquista o 1° ouro do Brasil no Grand Prix de atletismo de Dubai. 🇦🇪

O atleta ficou em primeiro lugar no lançamento de disco, mesma prova que garantiu o bronze no Mundial de Paris 2023.

Saiba mais: https://t.co/gAi7Nf9s2f#LoteriasCaixa pic.twitter.com/6eq4bMlUvq

— Comitê Paralímpico Brasileiro (@cpboficial) February 14, 2024

A outra medalha do Brasil na competição foi alcançada por Verônica Hipólito, na última terça-feira (13) na prova dos 200 metros da classe T36 (paralisados cerebrais). A atleta de 27 anos garantiu a terceira colocação ao terminar a prova em 32s19. Ela ficou atrás da alemã Nicole Nicoleitzik, segunda colocada com o tempo de 31s94, e da holandesa Cheyenne Bouthoom, ouro com 30s96.

O Grand Prix de atletismo de Dubai conta com a participação de 537 atletas de 71 países e será disputado até a próxima quinta-feira (15). O Brasil tem cinco representantes na competição.

Lançamento de satélite chinês faz autoridades de Taiwan emitirem alerta

9 de janeiro de 2024

 

A China afirma ter lançado com sucesso um satélite científico em órbita na terça-feira, um evento que desencadeou um alerta em toda a ilha de Taiwan.

Os meios de comunicação estatais chineses disseram que um satélite astronômico apelidado de Sonda Einstein foi lançado de um espaçoporto na província de Sichuan, no sudoeste.

O Ministério da Defesa de Taiwan emitiu um alerta em inglês na tarde de terça-feira descrevendo o lançamento como um sobrevôo de míssil. O alerta foi emitido enquanto o ministro das Relações Exteriores, Joseph Wu, realizava uma coletiva de imprensa com vários jornalistas estrangeiros.

O lançamento do satélite na terça-feira ocorre apenas quatro dias antes dos eleitores nas ilhas autônomas irem às urnas para escolher um novo presidente e membros do parlamento.

O Ministério da Defesa de Taiwan criticou e acusou a China de voar dezenas de balões de alta altitude sobre o seu espaço aéreo desde dezembro.

A China considera Taiwan uma província separatista e prometeu anexar a ilha.