Skip to content

Sueco Kurt Hamrin, que era o último jogador vivo da final da Copa do Mundo de 1958, morre aos 89 anos

4 de fevereiro de 2024

 

O ex-jogador da seleção da Suécia Kurt Hamrin, último jogador vivo da final da Copa do Mundo de 1958, morreu aos 89 anos na Itália. O falecimento foi confirmado neste domingo (4).

A Associação Sueca de Futebol anunciou a morte de Hamrin. Não foram divulgados mais detalhes.

“Um dos maiores ícones do futebol sueco nos deixou. Descanse em paz, Kurt ‘Kurre’ Hamrin.
‘Kurre’ Hamrin foi um grande fator na conquista da prata da Suécia na Copa do Mundo de 1958. Ele é uma lenda tanto no AIK quanto na Fiorentina por seus esforços nos clubes.
Nossos pensamentos estão com a família e amigos de Kurt.
Obrigado ‘Kurre’ por todas as memórias azuis e amarelas que você ajudou a criar para tantos.”
— Comunicado da Associação Sueca de Futebol

Na Copa do Mundo de 1958, Hamrin marcou a favor da Suécia na vitória nas quartas de final sobre a Seleção Soviética e na vitória nas semifinais contra a Alemanha Ocidental, porém, na final, foi derrotado pela Seleção Brasileira que incluía no elenco Pelé, Garrincha e Zagallo.

Kurt Hamrin

Final da Copa do Mundo da FIFA 1958

Final da Copa do Mundo da FIFA 1958

Final da Copa do Mundo da FIFA 1958

Final da Copa do Mundo da FIFA 1958

 
 
 
 

Messi eleito o melhor jogador de futebol de 2023 na premiação da FIFA

17 de janeiro de 2024

 

O argentino Lionel Messi foi eleito nesta segunda-feira o melhor jogador de 2023 no prêmio FIFA The Best, superando Erling Haaland e Kylian Mbappé. Messi, de 36 anos, foi consagrado após deixar o Paris Saint-Germain, seduzido por uma oferta do Inter Miami.

Messi e Haaland ficaram empatados com 48 pontos na votação de treinadores e capitães das seleções, além de jornalistas especializados e torcedores de todo o mundo. O desempate favoreceu o artilheiro do Inter Miami.

Nenhum dos jogadores apareceu na premiação no teatro Hammersmith Apollo, no oeste de Londres.

A espanhola Aitana Bonmatí apareceu para receber seu prêmio na categoria feminina. Bonmatí, 25 anos, foi aclamada como a melhor do mundo pela FIFA depois de ganhar a Bola de Ouro em outubro passado, que se seguiu a um prêmio da UEFA em agosto.

Tudo isso depois de brilhar para dar à Espanha a sua primeira estrela como campeã mundial e consagrar-se com o Barcelona na Liga dos Campeões. Ela foi premiada como a melhor jogadora em ambos os torneios.

Bonmatí superou no pódio a companheira espanhola Jenni Hermoso e a jovem atacante colombiana Linda Caicedo. “Orgulho de fazer parte de uma geração de mulheres que está mudando as regras do jogo e do mundo”, disse Bonmatí.

Os prêmios “The Best” são a versão da FIFA da mais antiga e prestigiada Bola de Ouro. Messi ganhou o prêmio FIFA pela oitava vez em 15 anos. A premiação masculina não levou em consideração a Copa do Mundo do Catar de 2022. Foram consideradas apenas as conquistas após o torneio até 20 de agosto.

O técnico do City, Pep Guardiola, foi proclamado o melhor técnico do futebol masculino, e a inglesa Sarina Wiegman levou o prêmio feminino. Wiegman liderou o time que chegou à final da Copa do Mundo.

O argentino Hugo Íñiguez ganhou o prêmio de melhor torcedor. O torcedor de Colón, de San Fe, viralizou com um vídeo em que dá mamadeira ao bebê na arquibancada. Íñiguez recebeu o prêmio pessoalmente, acompanhado de seu filho Tiziano, que caiu no choro no palco.

Zagallo, vencedor da Copa do Mundo como jogador e treinador, foi homenageado. A brasileira Marta, maior vencedora da premiação, recebeu uma categoria também em homenagem.

 

Morre o jogador de futebol alemão Franz Beckenbauer

9 de janeiro de 2024

 

No domingo, o lendário jogador de futebol alemão Franz Beckenbauer morreu aos 78 anos em consequência de diversas complicações de saúde nos últimos anos.

O jogador nasceu em 11 de setembro de 1945. Ainda adolescente começou a estrear pelo Bayern de Munique e posteriormente pela seleção alemã (então um país dividido) na qual foi campeão da Copa do Mundo de 1974 e como treinador em 1990, além de vencer duas Bolas de Ouro.

As reações à sua morte foram diversas. A Bundesliga publicou na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter: “Lamentamos a perda de uma lenda notável do futebol mundial. Descanse em paz, Franz Beckenbauer”.

“Der Kaiser foi um jogador extraordinário, um treinador de sucesso e um comentador popular que moldou o futebol alemão como nenhum outro”, escreveu a UEFA no seu perfil.

Beckenbauer, juntamente com Mario Zagallo e Didier Deschamps, foram os únicos a vencer a Copa do Mundo como jogador e posteriormente treinador.