Skip to content

Enchentes levam governo do Acre a decretar emergência em saúde pública

0Comments

Enchentes levam governo do Acre a decretar emergência em saúde pública

☉ Mar 03, 2024
6 views
Spread the love

O governo do Acre decretou emergência em saúde pública diante do alto volume de chuvas que afetam o estado desde 21 de fevereiro. As cheias dos rios afetam 19 municípios. Em alguns locais há casas submersas.

Nas cidades de Brasileira e Jordão, por exemplo, o transbordamento registrou máximas históricas. Na capital Rio Branco, o nível do Rio Acre atingiu 17,52 metros neste sábado (2). É a quinta maior marca da história. O recorde foi registrado no ano de 2015, quando chegou a 18,35 metros.

O decreto estabelecendo a emergência em saúde pública foi publicado na sexta-feira (1º) e vale por 180 dias. Nesse período, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) terá maior flexibilidade para direcionar recursos com o objetivo de atender demandas de saúde pública. A pasta também fica autorizada a tomar decisões que viabilizem a execução de medidas administrativas consideradas urgentes.

As enchentes podem trazer diversos riscos sanitários. Entre os perigos estão as infecções, como a leptospirose e a dengue. Além disso, a dificuldade de acesso a água e comida pode trazer impactos para a saúde. Da mesma forma, a interrupção de tratamentos nas unidades Básica de Saúde das regiões afetadas gera preocupações adicionais. A longo prazo, os entulhos e destroços gerados aumentam o risco de acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e cobras.

Segundo dados do governo acriano, ao menos 11 mil pessoas estão desabrigadas. Os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, devem visitar as áreas atingidas nos próximos dias.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Endrick coloca Palmeiras na final do Campeonato Paulista

Incêndio atinge prédio em construção em Recife 

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris

Casos de síndrome respirartória aguda grave sobem no país, diz Fiocruz

Força Nacional de Segurança permanecerá no Rio por mais 30 dias

Produtores de 16 estados poderão renegociar dívidas do crédito rural

Jovens preparam barracas para maratona tecnológica da Campus Party


Geral