Skip to content

Enchentes levam governo do Acre a decretar emergência em saúde pública

0Comments

Enchentes levam governo do Acre a decretar emergência em saúde pública

☉ Mar 03, 2024
12 views
Spread the love

O governo do Acre decretou emergência em saúde pública diante do alto volume de chuvas que afetam o estado desde 21 de fevereiro. As cheias dos rios afetam 19 municípios. Em alguns locais há casas submersas.

Nas cidades de Brasileira e Jordão, por exemplo, o transbordamento registrou máximas históricas. Na capital Rio Branco, o nível do Rio Acre atingiu 17,52 metros neste sábado (2). É a quinta maior marca da história. O recorde foi registrado no ano de 2015, quando chegou a 18,35 metros.

O decreto estabelecendo a emergência em saúde pública foi publicado na sexta-feira (1º) e vale por 180 dias. Nesse período, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) terá maior flexibilidade para direcionar recursos com o objetivo de atender demandas de saúde pública. A pasta também fica autorizada a tomar decisões que viabilizem a execução de medidas administrativas consideradas urgentes.

As enchentes podem trazer diversos riscos sanitários. Entre os perigos estão as infecções, como a leptospirose e a dengue. Além disso, a dificuldade de acesso a água e comida pode trazer impactos para a saúde. Da mesma forma, a interrupção de tratamentos nas unidades Básica de Saúde das regiões afetadas gera preocupações adicionais. A longo prazo, os entulhos e destroços gerados aumentam o risco de acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e cobras.

Segundo dados do governo acriano, ao menos 11 mil pessoas estão desabrigadas. Os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, devem visitar as áreas atingidas nos próximos dias.

ebc
https://agenciabrasil.ebc.com.br

Mateo Ponte marca e Botafogo vence a primeira no Brasileiro

Comandado por Sassá, Sampaio amplia vantagem na liderança da LBF

Ministra diz que indígenas preservam 80% da biodiversidade do planeta

Lula homologa terras indígenas na Bahia e em Mato Grosso

Acumulada novamente, Mega-Sena terá prêmio de R$ 100 milhões

BC só intervirá no dólar em caso de mau funcionamento dos mercados

Operadoras de planos de saúde têm lucro de R$ 3 bilhões em 2023


Geral