Lançamento da sonda
9 de janeiro de 2024
Uma sonda lunar não tripulada construída por uma empresa privada norte-americana foi lançada com sucesso no dia 8.
A sonda lunar não tripulada Peregrine foi lançada às 2h18 (horário do leste dos EUA) deste dia a partir da Estação Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, EUA, a bordo do novo foguete Vulcan.
A Astrobotic, fabricante de robôs espaciais, foi responsável pela produção da Peregrine, e a Boeing e a Lockheed Martin participaram da produção do foguete.
Os principais meios de comunicação, incluindo a CNN, informaram que Peregrine, que se separou do foguete Vulcan por volta das 3 da manhã deste dia e iniciou sua jornada até a superfície lunar, pretende pousar na Lua no dia 23 do próximo mês.
A Reuters informou que o módulo de pouso estava carregado com equipamento para coletar dados na superfície lunar antes de uma missão tripulada.
A CNN informou que cinco deles são equipamentos científicos da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), e os 15 restantes são equipamentos científicos do Reino Unido e da Alemanha e souvenirs fabricados pela empresa alemã DHL.
A agência de notícias Reuters informou que se a viagem de Peregrine prosseguir normalmente, será registrada como o primeiro pouso lunar dos EUA desde dezembro de 1972 e o primeiro pouso de uma empresa privada do mundo.