23 de janeiro de 2024
O governo dos Estados Unidos começou esta semana a enviar a assistência de segurança recentemente acordada com o Equador, segundo autoridades de ambas as nações.
“Ontem à noite um avião pousou em território equatoriano. É um avião que traz a cooperação internacional dos Estados Unidos”, relatou o almirante Jaime Vela, chefe do comando conjunto das Forças Armadas.
Embora Vela não tenha entrado em detalhes sobre o conteúdo da remessa, a Casa Branca detalhou parte da primeira remessa em comunicado na noite anterior.
“Esta semana, os Estados Unidos estão a facilitar a entrega de mais de 20.000 coletes à prova de bala e mais de um milhão de dólares em equipamentos críticos de segurança e resposta a emergências, incluindo ambulâncias e veículos de apoio logístico de defesa”, enumerou a administração do presidente Joe Biden.
A ajuda em geral também inclui o aumento iminente de pessoal do FBI em solo equatoriano “para apoiar a Polícia Nacional e a Procuradoria-Geral do Equador”, segundo os próprios.
A cooperação internacional ocorre em meio a importantes operações conjuntas entre as Forças Armadas e a Polícia Nacional. O mais importante, foi a apreensão de 21 toneladas e meia de cloridrato de cocaína numa fazenda localizada na província costeira de Los Ríos, uma das mais atingidas pela violência criminosa.
O presidente Daniel Noboa também anunciou o relaxamento do toque de recolher, após diversos ataques criminosos no país.