17 de fevereiro de 2024
Os talibãs afegãos decidiram não participar numa conferência patrocinada pela ONU sobre o Afeganistão, na capital do Qatar, Doha.
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, organizará uma reunião de dois dias que começa no domingo em Doha, onde os estados membros e enviados especiais ao Afeganistão discutirão o envolvimento com o Taleban.
Num comunicado divulgado na noite de sábado na plataforma de mídia social X, o Ministério das Relações Exteriores do Afeganistão disse que uma delegação só compareceria se o Taleban fosse aceito como o único representante oficial do Afeganistão.
“O Ministério dos Negócios Estrangeiros esclareceu à ONU que se o Emirado Islâmico participar como único representante oficial do Afeganistão… então a participação seria benéfica. Caso contrário, a participação ineficaz do Emirado devido ao não progresso nesta área foi considerada não benéfica”, disse o ministério.
Os talibãs usam o termo Emirado Islâmico do Afeganistão, ou IEA, para a sua administração.
As Nações Unidas convidaram membros da sociedade civil afegã, bem como grupos que se opõem aos talibãs, para se reunirem com enviados especiais para o Afeganistão.
“Haverá uma reunião com os talibãs, mas também haverá uma reunião de enviados com a sociedade civil, incluindo grupos de mulheres, porque é importante que as vozes das mulheres afegãs sejam ouvidas em alto e bom som”, Stephane Dujarric, porta-voz do disse o secretário-geral da ONU na coletiva de imprensa diária na sexta-feira. Suas observações ocorreram antes da recusa do Taleban em comparecer.