Skip to content

Quênia e Haiti assinam acordo de segurança

1 de março de 2024

 

O Quênia e o Haiti assinaram na sexta-feira um acordo de segurança para enviar 1.000 agentes da polícia para liderar uma missão de manutenção da paz apoiada pela ONU para abordar a violência de gangues na inquieta nação caribenha.

O Supremo Tribunal do Quênia bloqueou a medida em janeiro, dizendo que era inconstitucional e só poderia avançar se houvesse um “acordo recíproco” entre as duas nações.

Numa cerimônia em Nairobi, na sexta-feira, o presidente queniano, William Ruto, ao lado do primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, disse que os dois governos assinaram um “instrumento recíproco” para permitir o avanço e “discutiram os próximos passos para permitir a aceleração”.

“Acreditamos que este é um dever histórico porque a paz no Haiti é boa para o mundo como um todo”, disse Ruto.

 

Quênia: Kelvin Kiptum, recordista mundial da maratona, morre em acidente de carro

23 de fevereiro de 2024

 

Kiptum em 2023

O maratonista queniano Kelvin Kiptum, 24 anos, e seu treinador, o ruandês Gervais Hakizimana, morreram num acidente de carro numa área montanhosa do Quênia no noite de domingo por volta das 23 horas. Segundo a polícia, Kiptum perdeu o controle do carro, saiu da estrada e bateu numa árvore.

O acidente aconteceu numa estrada entre as cidades de Eldoret e Kaptagat, no oeste do Quénia, no coração da região de alta altitude que é conhecida como base de treino para corredores de longa distância.

Uma mulher que também estava no carro está internada em estado grave.

Recorde

Kiptum foi o primeiro homem a correr a maratona em menos de 2 horas e 1 minuto. Ele estabeleceu o novo recorde mundial de 2h e 35 segundos (2:00:35) na Maratona de Chicago em outubro passado, batendo a marca do compatriota queniano Eliud Kipchoge.

O recorde de Kiptum foi ratificado pela federação internacional de atletismo World Athletics na semana passada.

Para muitos compatriotas e especialistas em maratona, ele era uma estrela emergente no esporte e havia grande expectativa que ele vencesse a maratona nas próximas Olimpíadas, em Paris.