Skip to content

Vulcão do Monte Ruang, na Indonésia, entra novamente em erupção

Monte Ruang, na Indonésia

30 de abril de 2024

 

O vulcão do Monte Ruang, na Indonésia, entrou em erupção na terça-feira, levando as autoridades a ordenar uma evacuação e forçando o fechamento de um aeroporto próximo.

A agência geológica da Indonésia elevou o nível de alerta na ilha de Sulawesi ao seu nível mais alto, enquanto a erupção lançava nuvens de cinzas, lava e rochas a uma altura de até dois quilómetros no céu.

A agência instou os residentes que vivem em um raio de seis quilômetros do Monte Ruang a evacuarem. Autoridades do Aeroporto Internacional Sam Ratulangi, localizado a cerca de 95 quilômetros a sudeste do vulcão na capital da província de Manado, encerraram as operações citando a visibilidade reduzida e os perigos que as cinzas vulcânicas representam para os motores dos aviões.

Esta é a segunda vez neste mês que o Monte Ruang entra em erupção, forçando o fechamento do aeroporto Sam Ratulangi e a evacuação de centenas de residentes.

A Indonésia é propensa a atividades vulcânicas e sísmicas devido à sua localização ao longo do “Anel de Fogo” do Oceano Pacífico, uma série de falhas sísmicas que se estendem por cerca de 40.000 quilómetros desde as costas ocidentais da América do Norte e do Sul, passando pelo Japão e Sudeste Asiático.

Fonte
 .mw-parser-output .ambox{border:1px solid #a2a9b1;border-left:10px solid #36c;background:#fbfbfb;box-sizing:border-box}.mw-parser-output .ambox+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+link+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+style+.ambox,.mw-parser-output .ambox+.mw-empty-elt+link+link+.ambox{margin-top:-1px}html body.mediawiki .mw-parser-output .ambox.mbox-small-left{margin:4px 1em 4px 0;overflow:hidden;width:238px;border-collapse:collapse;font-size:88%;line-height:1.25em}.mw-parser-output .ambox-speedy{border-left:10px solid #b32424;background:#fee7e6}.mw-parser-output .ambox-delete{border-left:10px solid #b32424}.mw-parser-output .ambox-content{border-left:10px solid #f28500}.mw-parser-output .ambox-style{border-left:10px solid #fc3}.mw-parser-output .ambox-move{border-left:10px solid #9932cc}.mw-parser-output .ambox-protection{border-left:10px solid #a2a9b1}.mw-parser-output .ambox .mbox-text{border:none;padding:0.25em 0.5em;width:100%}.mw-parser-output .ambox .mbox-image{border:none;padding:2px 0 2px 0.5em;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-imageright{border:none;padding:2px 0.5em 2px 0;text-align:center}.mw-parser-output .ambox .mbox-empty-cell{border:none;padding:0;width:1px}.mw-parser-output .ambox .mbox-image-div{width:52px}@media(min-width:720px){.mw-parser-output .ambox{margin:0 10%}}

Conforme os termos de uso “todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público”.Todo o material produzido exclusivamente pela Voz da América está em domínio público. A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA.

Autoridades islandesas anuncia encerramento de erupção vulcânica

10 de fevereiro de 2024

 

O Gabinete Meteorológico da Islândia, ou IMO, informou na sexta-feira que nenhuma atividade de erupção foi observada e nenhuma atividade de tremor vulcânico foi detectada por sensores sísmicos no sudoeste da Península de Reykjanes, sugerindo que a erupção vulcânica que começou lá na quinta-feira terminou.

Num comunicado publicado no seu site, a IMO disse que uma unidade especial da polícia voou com um drone sobre o local da erupção na sexta-feira para procurar sinais de atividade e não observou nenhum.

O escritório alertou, no entanto, que ainda existem perigos relacionados à poluição gasosa liberada pela erupção. Também alertou que há o perigo de que lóbulos de lava ainda possam explodir do fluxo de lava que permanece no local. Além disso, o escritório alertou que o risco de movimentos de falhas na península continuam elevados.

O Departamento de Proteção Civil e Gestão de Emergências da Islândia declarou na quinta-feira estado de emergência depois que a lava fluiu sobre um cano que transportava água quente para a Península de Reykjanes, causando o seu rompimento. A falta de água quente levou ao encerramento de escolas, museus e outras instituições públicas da região na sexta-feira.

Em comunicado divulgado na sexta-feira, a agência disse que espera que a tubulação seja consertada e que a água quente esteja fluindo até a meia-noite, horário da Islândia.

A erupção começou na quinta-feira, expelindo lava a 80 metros de altura a partir de uma fenda de 3 quilômetros que se abriu na terra. Foi a terceira vez que o vulcão entrou em erupção desde dezembro. A vila de Grindavik, a área povoada mais próxima do local da erupção, foi evacuada desde a erupção inicial.

A IMO estima que cerca de 15 milhões de metros cúbicos de rocha derretida fluíram do solo nas primeiras sete horas após a erupção de quinta-feira.

Uma das principais atrações turísticas da Islândia, o spa Blue Lagoon, foi fechado ao público depois que a lava cobriu a sua principal estrada de acesso. Uma testemunha disse à agência de notícias Reuters que a piscina exterior estava ilesa.