Skip to content

Ex-líder uruguaio “Pepe” Mujica diz que Venezuela tem um “governo autoritário”

Pepe Mujica em 2023

19 de fevereiro de 2024

 

O ex-presidente do Uruguai e um dos líderes da esquerda sul-americana, José “Pepe” Mujica, garantiu que o governo da Venezuela é “autoritário” e criticou os insultos da vice-presidente venezuelana Delcy Rodríguez contra o atual chefe de Estado uruguaio Luis Lacalle Pou.

“A desgraça da Venezuela é que tem muito petróleo e se sente cercada. E tem um governo autoritário que vai na direção oposta. Mas aprendi isto: numa praça sitiada, qualquer dissidente é um traidor”, disse o ex-presidente, segundo noticiaram esta sexta-feira jornais e canais do seu país, como El País e El Observador.

Mujica foi consultado sobre as declarações do vice-presidente venezuelano, que dias atrás exigiu que Lacalle Pou se encarregasse “dos problemas do povo uruguaio” e disse que tinha “cara de lacaio” dos “senhores do norte”. .”

Lacalle Pou denunciou dias antes que existe uma “ditadura” na Venezuela.

“Quem não quer dizer é por um motivo, porque se late, tem quatro patas e morde o rabo, se alguém não me diz que é um cachorro, deve ser por um motivo”, disse Lacalle Pou. uma semana após a prisão da ativista de direitos humanos Rocío San Miguel e sua acusação por parte do Estado venezuelano por suposta traição.

Questionado por jornalistas sobre se existe ditadura na Venezuela, Mujica refletiu e citouː “A Venezuela é um governo autoritário, você pode chamá-lo de ditador, chame-o do que quiser”, acrescentou.