Skip to content

Asteroide do tamanho de um arranha-céu passará perto da Terra

2 de fevereiro de 2024

 

É um passaro! É um avião! É um arranha-céu? Não exatamente. O objeto que passou pela Terra na sexta-feira é na verdade um asteróide tão largo quanto a altura do Empire State Building.

Apelidada de 2008 OS7 após sua descoberta em 2008, a rocha espacial tem entre 210 metros e 480 metros de diâmetro, de acordo com estimativas do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da NASA.

Foi classificado como um “Objeto Próximo à Terra” (NEO) e um “Asteróide Potencialmente Perigoso” (PHA) devido ao seu tamanho e proximidade com a Terra. NEOs são classificados como objetos a até 48 milhões de quilômetros da Terra, e 31.000 objetos do sistema solar se enquadram nesta categoria. Os PHAs geralmente passam pela Terra em um raio de 7,4 milhões de quilômetros.

“Não precisamos nos preocupar muito com isso, pois este asteróide não entrará na atmosfera da Terra, embora ainda se aproxime da Terra. Existem mais de milhões de asteróides em nosso Sistema Solar, dos quais cerca de 2.350 asteróides foram classificados como PHAs”, disse Minjae Kim, pesquisador da Universidade de Warwick, à Newsweek.

Para aqueles que desejam dar uma olhada, o asteróide será bastante difícil de detectar. Ele passará a cerca de 2,7 milhões de quilômetros da Terra na tarde de sexta-feira, a uma velocidade de cerca de 18,2 quilômetros por segundo, de acordo com a Newsweek. Isso é sete vezes mais distante que a Lua e cerca de 40 vezes mais rápido que um caça a jato.

O asteroide não retornará à Terra até 2032, quando estará mais distante, a cerca de 72 milhões de quilômetros.

2008 OS7 é apenas um dos vários asteróides que passam pela Terra esta semana. Na sexta-feira e no sábado, vários outros asteróides passarão sem incidentes; no entanto, estes objetos rochosos não terão mais do que dezenas de metros de diâmetro.